Page 6 - Revista da Armada
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PONTO AO MEIO-DIA
A Formação Profissional
na Marinha
ão poderei deixar de escrever, no nete situado no edifício da Administração derna, competente e flexível, face ao apare-
início deste meu contributo para Central da Marinha, vejo as unidades na- cimento das novas classes técnico profis-
Na Revista da Armada, algumas vais, qualquer que seja a sua classe, entrar sionais para as categorias de sargentos e
palavras que se relacionam com o signifi- ou sair a Base Naval de Lisboa, abrindo as praças, e necessidades de formação asso-
cado que atribuo à expressão ponto ao meio águas do Tejo com segurança e determi- ciadas no plano das lotações das unidades
dia. nação, prontas para a missão que irão exe- e organismos da Marinha e da sua missão.
Ponto ao meio dia, é recordar o rigor e a cutar, agora em mar aberto, ou então, reali- Além destes locais de formação que já
importância de, quando se está no mar, sa- zadas pela missão que acabaram de cum- referi (a Escola de Fuzileiros (1), Grupo Nº 1
bendo de onde se veio, passar a saber on- prir regressando à Base. Para que isto acon- de Escolas (2) e o Grupo nº 2 de Escolas da
de efectivamente se está, o que nos afastou teça terá de existir, e é assim que acontece, Armada (3)), outras escolas e centros de
donde estimávamos estar, e como e para uma formação técnico-profissional e um instrução existem, com o mesmo prestígio
onde se quer ir. treino individual e de conjunto com pa- e qualidade e que serão também aprecia-
Aprendi e sinto este saber desde a Es- drões e níveis exigentes, que são cuidado- das no âmbito da RSFM, designadamente
cola Naval. Depois, o que sei foi validado samente atingidos. Finalmente, relevo as quanto ao seu papel e enquadramento no
por ilustres Comandantes, experientes do visitas de trabalho que tenho efectuado aos domínio dos referidos modelos de forma-
mar, conhecedores e exigentes, com um Grupos de Escolas, outras Escolas e Cen- ção do pessoal e da estrutura escolar do
rigor inultrapassável. Mais tarde, pude ser tros de Instrução, e que têm demonstrado SFM. Refiro-me à Escola de Submarinos, à
eu, na qualidade de Comandante, a vali- ser, consequente e verdadeira, a avaliação Escola de Mergulhadores, à Escola de
dar e a decidir sobre o trabalho, sempre informal que tenho podido fazer. Hidrografia e Oceanografia e aos Centros
com qualidade, dos jovens oficiais recém A formação profissional na Marinha é de Instrução de Táctica Naval, Centro de
chegados da Escola Naval. efectuada pelo chamado Sistema de Instrução de Helicópteros, e ao Centro de
Por isso, ponto ao meio dia, significa Formação da Marinha (SFM) que, neste Formação de Informática.
sempre muito, (qualquer que seja a época, momento, sem interrupção nas suas activi- Todas estas Escolas e Centros de Instru-
o método de cálculo e tecnologia ao dispôr dades normais, se encontra a ser alvo de ção, constituem os pilares visíveis do Sis-
de um Marinheiro). Como aplicar este reestruturação pelo Grupo de Projecto tema de Formação da Marinha, que bene-
impulso, talvez demasiado pessoal, à For- para a Reestruturação do Sistema de For- ficiando da acção dos formadores das Es-
mação, ou seja a actividade que a Marinha mação da Marinha (GRSFM) cuja finali- colas, da acção dos comandos onde estão
desenvolve em prol da dita formação pro- dade é consolidar e dinamizar o prestígio integrados e, validados pelos utilizadores
fissional, abrangendo as categorias de sar- da formação que se faz na Marinha, apon- do pessoal formado, fazem funcionar um
gentos e praças e as especializações de âm- tada para a sua missão, minimizado das sistema, vigiado na sua garantia de quali-
bito técnico-profissional naval dos oficiais vulnerabilidades e aumentado das poten- dade residente na Abordagem Sistémica
e, recentemente, do pessoal civil. cialidades residentes, sem esquecer o con- da Formação.
Para isso, não poderei deixar de parti- texto nacional vertido na lei de bases do Mas a formação na Marinha não se
lhar com os leitores da Revista três Sistema Educativo Nacional e do processo esgota na formação técnico-profissional. A
momentos que, anualmente, se têm repeti- de Formação e Certificação Profissional Marinha, atenta à satisfação dos níveis
do na minha vida de Director do Serviço Nacional, tal como decorre do preceituado académicos estatutáriamente exigidos ao
de Formação e que se me apresentam no Estatuto dos Militares das Forças Ar- seu pessoal militar, desenvolveu e aplica
como oportunidades espontâneas, mas madas (EMFAR). um modelo educacional recorrente para o
cheias do realismo, da validação da for- Esta reestruturação deverá ser feita in- ensino básico e secundário, que é de
mação profissional que a Marinha faz. teraccionada com o Reordenamento do responsabilidade do Centro Naval de En-
O primeiro, são as cerimónias do Parque Escolar que integrará no mesmo sino a Distância, dotado de autonomia pe-
Juramento de Bandeira realizadas na espaço, o agora designado por Grupo Nº 2 dagógica. É, assim, que uma formação
Escola de Fuzileiros, dos jovens que nos de Escolas da Armada e as Escolas origi- centrada nos processos de interacção edu-
escolheram para servir Portugal e onde, nárias do Grupo Nº 1 de Escolas da Ar- cacional e elaboração de modelos de cons-
durante um curto mas eficaz período, mada sediado, actualmente, em Vila Fran- trução cognitiva através da metodologia
aprendem a integrar-se na Marinha. Esta ca de Xira, de modo a apresentar no futuro, do ensino recorrente a distância, permite
validação que faço, com imenso prazer e o corpo principal da nova estrutura escolar que os formandos possam, no final da fre-
sentimento de orgulho, é acompanhada do SFM que irá, por sua vez, desenvolver o quência do Curso de Formação de Sar-
pelos formandos e formadores, e aplaudi- novo modelo de Formação. Pretende-se, gentos, estar habilitados com o 12º ano e o
da pelos familiares que se associam àquele assim, encontrar uma nova estrutura esco- nível III de formação profissional (este últi-
acontecimento, tornando-o festivo. O se- lar e um novo modelo de formação mais mo assegurado pela frequência dos cursos
gundo é de conteúdo profissional mais adaptado a uma nova realidade, que se específicos na área técnico/profissional-
avançado, quando da janela do meu gabi- traduz numa capacidade de resposta mo- -CFM/CFS).
4 JANEIRO 2000 • REVISTA DA ARMADA