Page 6 - Revista da Armada
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PONTO AO MEIO-DIA






                  A Formação Profissional


                                           na Marinha






                 ão poderei deixar de escrever, no  nete situado no edifício da Administração  derna, competente e flexível, face ao apare-
                 início deste meu contributo para  Central da Marinha, vejo as unidades na-  cimento das novas classes técnico profis-
          Na Revista da Armada, algumas      vais, qualquer que seja a sua classe, entrar  sionais para as categorias de sargentos e
          palavras que se relacionam com o signifi-  ou sair a Base Naval de Lisboa, abrindo as  praças, e necessidades de formação asso-
          cado que atribuo à expressão ponto ao meio  águas do Tejo com segurança e determi-  ciadas no plano das lotações das unidades
          dia.                               nação, prontas para a missão que irão exe-  e organismos da Marinha e da sua missão.
            Ponto ao meio dia, é recordar o rigor e a  cutar, agora em mar aberto, ou então, reali-  Além destes locais de formação que já
          importância de, quando se está no mar, sa-  zadas pela missão que acabaram de cum-  referi (a Escola de Fuzileiros (1), Grupo Nº 1
          bendo de onde se veio, passar a saber on-  prir regressando à Base. Para que isto acon-  de Escolas (2)  e o Grupo nº 2 de Escolas da
          de efectivamente se está, o que nos afastou  teça terá de  existir, e é assim que acontece,  Armada (3)), outras escolas e centros de
          donde estimávamos estar, e como e para  uma formação técnico-profissional e um  instrução existem, com o mesmo prestígio
          onde se quer ir.                   treino individual e de conjunto com pa-  e qualidade e que serão também aprecia-
            Aprendi e sinto este saber desde a Es-  drões e níveis exigentes, que são cuidado-  das no âmbito da RSFM, designadamente
          cola Naval. Depois, o que sei foi validado  samente atingidos. Finalmente, relevo as  quanto ao seu papel e enquadramento no
          por ilustres Comandantes, experientes do  visitas de trabalho que tenho efectuado aos  domínio dos referidos modelos de forma-
          mar, conhecedores e exigentes, com um  Grupos de Escolas, outras Escolas e Cen-  ção do pessoal e da estrutura escolar do
          rigor inultrapassável. Mais tarde,  pude ser  tros de Instrução, e que têm demonstrado  SFM. Refiro-me à Escola de Submarinos, à
          eu, na qualidade de Comandante, a vali-  ser, consequente e verdadeira, a avaliação  Escola de Mergulhadores, à Escola de
          dar e a decidir sobre o trabalho, sempre  informal que tenho podido fazer.  Hidrografia e Oceanografia e aos Centros
          com qualidade, dos jovens oficiais recém  A formação profissional na Marinha é  de Instrução de Táctica Naval, Centro de
          chegados da Escola Naval.          efectuada pelo chamado Sistema de  Instrução de Helicópteros, e ao Centro de
            Por isso, ponto ao meio dia, significa  Formação da Marinha (SFM) que, neste  Formação de Informática.
          sempre muito, (qualquer que seja a época,  momento, sem interrupção nas suas activi-  Todas estas Escolas e Centros de Instru-
          o método de cálculo e tecnologia ao dispôr  dades  normais, se encontra a ser alvo de  ção, constituem os pilares visíveis do Sis-
          de um Marinheiro). Como aplicar este  reestruturação pelo Grupo de Projecto  tema de Formação da Marinha, que bene-
          impulso, talvez demasiado pessoal, à For-  para a Reestruturação do Sistema de For-  ficiando da acção dos formadores das Es-
          mação, ou seja a actividade que a Marinha  mação da Marinha (GRSFM) cuja finali-  colas, da acção dos comandos onde estão
          desenvolve em prol da dita formação pro-  dade é consolidar e dinamizar o prestígio  integrados e, validados pelos utilizadores
          fissional, abrangendo as categorias de sar-  da formação que se faz na Marinha, apon-  do pessoal formado, fazem funcionar um
          gentos e praças e as especializações de âm-  tada para a sua missão, minimizado das  sistema, vigiado na sua garantia de quali-
          bito técnico-profissional naval dos oficiais  vulnerabilidades e aumentado das poten-  dade residente na Abordagem Sistémica
          e, recentemente, do pessoal civil.  cialidades residentes, sem esquecer o con-  da Formação.
            Para isso, não poderei deixar de parti-  texto nacional vertido na lei de bases do  Mas a formação na Marinha não se
          lhar com os leitores da Revista três  Sistema Educativo Nacional e do processo  esgota na formação técnico-profissional. A
          momentos que, anualmente, se têm repeti-  de Formação e Certificação Profissional  Marinha, atenta à satisfação dos níveis
          do na minha vida de  Director do Serviço  Nacional, tal como decorre do preceituado  académicos estatutáriamente exigidos ao
          de Formação e que se me apresentam  no Estatuto dos Militares das Forças Ar-  seu pessoal militar, desenvolveu e aplica
          como oportunidades espontâneas, mas  madas (EMFAR).                  um modelo educacional recorrente para o
          cheias do realismo, da validação da for-  Esta reestruturação deverá ser feita in-  ensino básico e secundário, que é de
          mação profissional que a Marinha faz.  teraccionada com o Reordenamento do  responsabilidade do Centro Naval de En-
            O primeiro, são as cerimónias do  Parque Escolar que integrará no mesmo  sino a Distância, dotado de autonomia pe-
          Juramento de Bandeira realizadas na  espaço, o agora designado por Grupo Nº 2  dagógica. É, assim, que uma formação
          Escola de Fuzileiros, dos jovens que nos  de Escolas da Armada e as Escolas origi-  centrada nos processos de interacção edu-
          escolheram para servir Portugal e onde,  nárias do Grupo Nº 1 de Escolas da Ar-  cacional e elaboração de modelos de cons-
          durante um curto mas eficaz período,  mada sediado, actualmente, em Vila Fran-  trução cognitiva através da metodologia
          aprendem a integrar-se na Marinha. Esta  ca de Xira, de modo a apresentar no futuro,  do ensino recorrente a distância, permite
          validação que faço, com imenso prazer  e  o corpo principal da nova estrutura escolar  que os formandos possam, no final da fre-
          sentimento de orgulho, é acompanhada  do SFM que irá, por sua vez, desenvolver o  quência do Curso de Formação de Sar-
          pelos formandos e formadores, e aplaudi-  novo modelo de Formação. Pretende-se,  gentos, estar habilitados com o 12º ano e o
          da pelos familiares que se associam àquele  assim, encontrar uma nova estrutura esco-  nível III de formação profissional (este últi-
          acontecimento, tornando-o festivo. O se-  lar e um novo modelo de formação mais  mo assegurado pela frequência dos cursos
          gundo é de conteúdo profissional mais  adaptado a uma nova realidade, que se  específicos na área técnico/profissional-
          avançado, quando da janela do meu gabi-  traduz numa capacidade de resposta mo-  -CFM/CFS).


         4 JANEIRO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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