Page 2 - Revista da Armada
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Gott Mit Uns
Roda-do-leme da Sagres
De acordo com aquilo que é a tradição num vasto con- contrariam gravados, em baixo relevo, no verso das cintas das
junto de Marinhas, muitos navios ostentam na roda-do- rodas-do-leme do navio-escola Sagres, como de resto referi-
-leme o respectivo nome, acompanhado de uma divisa mos em artigo publicado por ocasião do septuagésimo aniver-
simbólica. Na maior parte dos casos, esta tem por objectivo sário do navio3.
estabelecer uma ligação perene, entre aqueles que se encon- Muito recentemente, durante os últimos fabricos, foi final-
tram embarcados e o alto desígnio que deve nortear a sua mente posta a descoberto a divisa referente ao período ale-
acção e conduta enquan- Fotos CTEN António Gonçalves mão, pelo que, doravante,
to Marinheiros ao serviço todos os visitantes po-
do seu país. derão admirar mais este
A bordo dos navios da precioso testemunho his-
Marinha Portuguesa, vi- tórico, que, pelas nossas
gora, desde 1863, a divisa contas, terá estado longe
«A PATRIA HONRAE QUE dos olhares para cima de
A PATRIA VOS CONTEM- sessenta anos, entre 1948
PLA», decretada pelo en- e finais de 2009. Resta
tão Ministro da Marinha, A célebre divisa na roda-do-leme do navio-escola Sagres. acrescentar que além da
José da Silva Mendes Leal referida gravação, em que
(1820-1886). Conforme aparece a identificação do
referimos anteriormente1, navio como Segelschul-
o navio-escola Sagres é schiff (navio-escola velei-
presentemente o único a ro) Albert Leo Schlageter,
exibir estas palavras nas surge igualmente grava-
respectivas rodas-do-leme, do, no diâmetro oposto, o
uma vez que nos demais lema adoptado pelos na-
navios da Marinha o lema vios da então Kriegsmari-
se encontra aplicado na ne (Marinha de Guerra),
superstrutura da ponte. que propositadamente es-
Nas anteriores vidas – colhemos para título des-
como Albert Leo Schla- te artigo – Gott Mit Uns –,
geter (1937-1948) e Gua- cujo significado é «Deus
nabara (1948-1962) –, o está connosco».
navio ostentou igualmen- Em boa verdade, parece-
te, em ambas as rodas-do- Vestígios do nome e divisa do Guanabara. -nos particularmente feliz
-leme, na principal e na o facto da divisa alemã ter
de emergência, as divisas voltado a estar visível aos
então em vigor na Mari- olhos de todos, no preci-
nha Alemã e na Marinha so momento em que o na-
Brasileira. vio encetava preparativos
No segundo caso, as pa- para a sua maior viagem
lavras eram Guanabara e, de sempre, isto é, a tercei-
diametralmente oposto, ra circum-navegação, que
Tudo pela Pátria, em letras se irá prolongar por mais
directamente aplicadas de 11 meses, num total de
nas cintas de latão. Mui- 339 dias. Que Deus esteja
to embora estes vestígios convosco, pois, fazendo fé
ainda se encontrem pre- num provérbio que é tão
sentes, só os mais curiosos nosso – e em vésperas da
terão tido oportunidade de largada oportuna e efusiva-
os identificar e observar. mente apregoado –, a sorte
Há alguns anos, durante protege os audazes!
o longo processo de inves- Z
tigação dedicado à histó- O nome e divisa do Albert Leo Schlageter. António Manuel Gonçalves
ria do navio-escola Sagres, CTEN
identificámos, através de algumas fotografias do período ale- am.sailing@hotmail.com
mão, a presença da divisa que o navio exibia enquanto Albert Notas:
Leo Schlageter2. Entretanto, pelo cotejo de idênticos vestígios 1 Ver «Valores, Identidade e Memória, n.º 16 – A PATRIA HONRAE», Revista
da Armada, n.º 420, Junho de 2008, p. 4.
a bordo dos outros navios-escolas alemães da mesma classe, 2 Ver Sagres – Construindo a Lenda, Lisboa, Comissão Cultural da Marinha,
designadamente o Eagle – ex-Horst Wessel (1936-1945) – e o
Tovarisch – ex-Gorch Fock (1933-1945) e actual Gorch Fock I –, 2008, p. 87, fotografia superior.
já há alguns anos havíamos intuído que estes também se en- 3 Ver «O Primeiro Motor da Sagres – Coração do Navio, Núcleo de uma Ex-
posição», Revista da Armada, n.º 412, Setembro/Outubro de 2007, p. 11.