Page 34 - Revista da Armada
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NOTÍCIAS PESSOAIS
COMANDOS E CARGOS reira ● SMOR TRC Rogério Queimado Carrilho ● SMOR M Manuel
NOMEAÇÕES António Ferro ● SAJ FZ Luís Manuel Conceição Santos ● CAB CCT
José António Moreira de Oliveira ● CAB CM Fernando José Pedroso
● CMG Luís Manuel Costa Crespim de Sousa nomeado Comandante Fernandes.
da Unidade de Apoio (POSUPNATO) ● CMG RES Febo Nunes de
Oliveira Vargas de Matos nomeado Director da Direcção de Faróis ● FALECIDOS
CMG RES Leonel António da Silva Reis nomeado Director do Depósi-
to de Munições NATO ● CMG Paulo Jorge da Silva Ribeiro nomeado ● 1TEN SG REF Alfredo dos Santos Broegas ● SAJ M REF José António
Chefe dos Serviços de Apoio do Instituto de Estudos Militares. Marino ● SAJ CM REF José de Jesus Alves ● 1SAR CM REF José Fran-
cisco Fernandes ● 1SAR E REF José de Jesus Cabral ● 2SAR FZ DFA João
RESERVA José Soares Teodoro ● CAB CM David Manuel da Costa Gonçalves ●
CAB TFH REF José Fernando Fonte da Silva ● CAB T REF Francisco José
● VALM José Manuel Penteado e Silva Carreira. Mena Amante ● 1MAR C REF José Augusto Virgílio Júnior ● 1MAR CM
REF Mariano Meira da Costa ● AG 1ª CL PM REF Augusto José Dias ●
REFORMA AG 1ª CL PM REF António Albano Ferreira ● PATRÃO COSTA QPMM
REF Francisco dos Santos.
● CALM AN Augusto Manuel da Silva e Pinho ● CALM AN Nel-
son dos Santos Mateus ● CMG Joaquim Manuel de Sousa Vaz Fer-
Para comemorar o NRP VASCO DA GAMA COMEMORA 20 ANOS
20º aniversário da
chegada a Lisboa do acompanhar de familia-
NRP Vasco da Gama, a sua res e outros de bem longe
vieram! Foi um agradável
convívio em que houve
1ª guarnição reuniu-se, no oportunidade para recor-
passado dia 26 de Março, dar situações vividas, algu-
na Base Naval do Alfeite. mas delicadas outras bem
O NRP Vasco da Gama, que
engraçadas que os filmes
foi entregue à Marinha projectados e as fotogra-
Portuguesa em 18 Janeiro fias expostas ajudaram a
de 1991, nos estaleiros da relembrar. O ambiente pre-
Blohm+Voss, em Hambur- valecente foi de muita con-
go, após o que se seguiu sideração, cortesia e ami-
um período de treino na zade entre os presentes,
Alemanha antes de iniciar a independentemente dos
sua viagem para Portugal, postos e situações actuais,
entrou em Lisboa no dia 24 tendo permitido relembrar
de Março do mesmo ano. os tempos em que foi en-
A concentração da antiga guarnição teve lugar no Cais de Honra frentado o desafio de embarcar e tornar operacional um navio que
da BNL, onde o navio se encontrava atracado, na mesma posição representava um enorme salto, quer em termos de material quer em
em que atracou, com pompa e circunstância, pela primeira vez em termos de vida a bordo e de estrutura da sua guarnição. O desafio
Portugal. Foi a oportunidade de tirar a fotografia, para memória foi vencido, com grande ânimo e competência e por vezes sendo
futura, tendo por pano de fundo o navio, que regressado, havia alvo de algumas incompreensões, o que ficou provado com o de-
poucos dias, do “POST” com excelentes resultados, se apresentava sempenho na primeira ida portuguesa ao “BOST” e com a integra-
ção, ao fim de um ano de vida do navio, na STANAVFORLANT.
como se tivesse saído no dia anterior do estaleiro.
Passados 20 anos, foi patente o sentimento dos elementos da 1ª guar-
Seguiu-se um almoço, excelentemente servido pela BNL nas ins-
talações da Messe de Sargentos, e no qual o Comandante da Base, nição da fragata "Vasco da Gama" de dever cumprido e o muito orgulho
de ter contribuído para o início da grande transformação e evolução,
CMG Costa e Sousa, teve a amabilidade de tomar parte.
Não foi possível juntar todos os elementos da guarnição, mas em termos operacionais, que a esquadra nacional percorreu.
a presença foi numerosa, sendo de salientar que alguns se fizeram
NAVIOS HIDROGRÁFICOS
No seguimento das Comemorações do Cinquentenário do Instituto Hidrográfico que tiveram lugar em 2010, a
Revista da Armada vai iniciar a publicação de uma série alusiva aos Navios Hidrográficos que, ao longo de mais de
um século, têm cumprido uma das missões que incumbe a Marinha – o estudo e investigação do Mar!
Iniciaremos com a publicação do artigo dedicado ao iate Amélia, o primeiro a ostentar esse nome que, desde 1888, foi
propositadamente equipado e apetrechado e, sob o impulso do rei D. Carlos I, se dedicou à investigação oceanográfica.
Seguir-se-ão os restantes iates Amélia, o último dos quais, na sequência da implantação da República, viveu importantes
acontecimentos históricos, tendo sido rebaptizado como NRP Cinco de Outubro.
A culminar esta série dedicada aos Navios Hidrográficos, apresentaremos os dois navios que actualmente se
encontram ao serviço e com os quais a Marinha vem prestando um elevado serviço a Portugal – o NRP D. Carlos I e o
NRP Almirante Gago Coutinho.
34 MAIO 2011 • REVISTA DA ARMADA