Page 35 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

26. NRP DOM JEREMIAS

O NRP Dom Jeremias era uma lancha de fiscalização,                     A lancha apresentava as seguintes características:
construída nos Estaleiros Navais de S. Jacinto, em
Aveiro, pertencente à classe Dom Aleixo. A atribuição                  Deslocamento máxmo . . . . . . . . . . . . . . . . 67,7 toneladas
da denominação Dom Jeremias foi feita em homenagem
ao régulo timorense D. Jeremias de Lucas, morto pe-                    Comprimento (fora a fora) . . . . . . . . . . . 24,9 metros
los invasores japoneses, em defesa da soberania por-
tuguesa, durante a II                                                  Boca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,1  “
Guerra Mundial.
                                                                       Calado máximo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,5           “
 Foi aumentada ao Efe-
tivo dos Navios da Ar-                                                 Velocidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16 nós
mada em 22 de dezem-
bro de 1967, estando ini-                                              Dispunha de dois mo-
cialmente destinada a
servir em Timor. Porém,                                                tores diesel com 1.270
em 10 de abril de 1968,
foi atribuída ao Coman-                                                cavalos e a sua guarni-
do Naval de Cabo Ver-
de, onde se manteve du-                                                ção era de 8 homens.
rante dois anos e meio
em operações de fiscalização, tendo regressado a Lisboa                Colaborou em diversos
em 27 de outubro de 1970.
Em 1975, foi adaptada a lancha hidrográfica e, a partir de             trabalhos de hidrogra-
então, participou em inúmeros trabalhos hidrográficos e
oceanográficos.                                                        fia e oceanografia, es-

                                                                       pecialmente na costa

                                                                       continental portugue-

                                                                       sa. Em 1987 foi subs-

                                                                       tituída pela lancha hi-
                                                                       drográfica Auriga, ten-

                                                                       do posteriormente sido

                                                                       entregue ao Comando da Flotilha de Patrulhas. Em 19 de
                                                                       dezembro de 1997, a lancha de fiscalização Dom Jeremias

                                                                       foi abatida ao Efetivo dos Navios da Armada.

                                                                       Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO

27. LANCHA HIDROGRÁFICA CRUZEIRO DO SUL

O NRP Cruzeiro do Sul era um antigo iate construí-                     zeiro MALAC, em 1971, para apoiar cientificamente as
                                                                       atividades piscatórias da captura do atum no Algarve
do em Inglaterra em 1935 apresado pelas autoridades                    e os levantamentos hidrográficos dos portos de Huelva

portuguesas numa operação de contrabando. Conver-                                                                   e Sines e da barra do
                                                                                                                    porto de Lisboa. Ain-
tido em lancha hidro-                                                                                               da, a bordo teve lugar
                                                                                                                    o primeiro estudo de
gráfica, foi aumentado                                                                                              poluição no rio Tejo, o
                                                                                                                    qual contou com a par-
ao Efetivo dos Navios                                                                                               ticipação de técnicos
                                                                                                                    estrangeiros e do Insti-
da Armada em 1 de no-                                                                                               tuto Ricardo Jorge.
                                                                                                                    Efetuou igualmente le-
vembro de 1968.                                                                                                     vantamentos hidrográ-
                                                                                                                    ficos na barra do rio
A atribuição da deno-                                                                                               Guadiana que tiveram
minação Cruzeiro do                                                                                                 por finalidade resolver
Sul foi feita em alusão                                                o problema do seu assoreamento, de modo a permitir
                                                                       o acesso a navios com maior calado, atendendo à im-
à constelação do he-                                                   portância crescente da sua área portuária situada numa
                                                                       zona fronteiriça.
misfério sul dada a co-                                                Em 13 de agosto de 1975, o NRP Cruzeiro do Sul foi de-
                                                                       sarmado e em 7 de julho de 1976 abatido ao Efetivo dos
nhecer à Europa no sé-                                                 Navios da Armada.

culo XVII pelo navega-                                                                            Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO

dor português Pedro

Fernandes de Queirós.

A lancha apresentava as seguintes características:

Deslocamento máximo . . . . . . . . . . . . . . . . 120 toneladas

Comprimento (fora a fora) . . . . . . . . . . . 28,33 metros

Boca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,49 “

Calado máximo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2,43 “

Velocidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15  nós

Era propulsionada por dois motores a diesel de 320 ca-

valos e dispunha de uma guarnição de 8 homens.

Entre os trabalhos em que participou destacam-se o cru-
   30   31   32   33   34   35   36