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Navios Hidrográficos

31. NAVIO HIDROGRÁFICO ALMIRANTE GAGO COUTINHO

 O USNS Assurance foi construído nos EUA pela Tacoma Boat                                             gurada por uma moderna embarcação de sondagem transportável
Company, tendo sido lançado à água em janeiro de 1985. Como                                           na tolda.
navio de vigilância e deteção submarina, a sua missão, enquanto es-
teve ao serviço da Marinha Americana, consistiu na recolha e trans-                                    O Almirante Gago Coutinho desempenha funções de grande impor-
missão de informação acústica em áreas oceânicas localizadas nas                                      tância em diferentes áreas, tais como: Serviço Público, Apoio às Ope-
rotas dos submarinos da frota soviética.                                                              rações Navais e Atividade I&D (Investigação e Desenvolvimento).

 Desativado em 1995, foi transferido para a Marinha Portuguesa                                         Na área do Serviço Público, assumem particular relevância a
em 30 de setembro de 1999 com o nome de Almirante Gago Coutinho.                                      realização de levantamentos hidrográficos com recurso aos SMF,
Após a chegada a Portugal, passou ao estado de desarmamento e                                         cuja informação recolhida, aplicada na construção e atualização das
a partir de junho de 2000, no Arsenal do Alfeite, foi objeto de pro-                                  Cartas e Publicações Náuticas, permite aos navegantes o acesso a
fundas e estruturais alterações que, terminadas em maio de 2007, o                                    produtos que refletem com grande fidelidade a realidade dos fun-
dotaram dos mais modernos meios hidro-oceanográficos.                                                 dos marinhos, contribuindo assim para a segurança da navegação.

 A sua denominação evoca o ilustre oficial de Marinha que                                               Da atividade do navio salientam-se as campanhas realizadas
foi insigne navegador, histo-                                                                         no âmbito do apoio à Estrutura de Missão para a Extensão da
riador e geógrafo a quem se
deve uma vasta obra de in-                                                                                                                     Plataforma Continental, no
vestigação científica, incluin-                                                                                                                período de 2007 a 2010 e no
do uma enorme variedade                                                                                                                        ano 2012, onde foram efetua-
de trabalhos geográficos e                                                                                                                     dos diversos levantamentos
históricos publicados, princi-                                                                                                                 hidrográficos e mergulhos
palmente acerca das navega-                                                                                                                    ROV (Remotely Operated Vehi-
ções marítimas portuguesas.                                                                                                                    cle) a grandes profundidades.
Notabilizou-se ainda pelos le-
vantamentos geográficos e delimitações de fronteiras dos territó-                                                                                No Apoio às Operações Na-
rios ultramarinos. Associado ao Comandante Sacadura Cabral,                                                                                    vais, o navio desempenhou
realizou em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal e, em 1922, a                                                                                um importante papel em 2010
primeira travessia aérea do Atlântico Sul, durante a qual fez a                                       no exercício internacional DEEP DIVEX, servindo de plataforma
navegação aérea com grande rigor, utilizando um sextante de                                           de apoio às atividades de mergulho de grande profundidade. Ain-
sua invenção.                                                                                         da nesta área efetua observações de parâmetros físico-químicos e
                                                                                                      hidrodinâmicos fundamentais para alimentar e validar os mode-
 O navio ostenta na amurada a inscrição A 523 e tem as seguintes                                      los de previsão oceanográfica no âmbito da circulação oceânica
características gerais:                                                                               e da acústica submarina. A informação e os produtos de apoio à
                                                                                                      decisão constituem uma importante mais-valia para a tomada de
 Deslocamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2.285 toneladas   decisões táticas e operacionais, no teatro de operações, permitindo
 Comprimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68,3 metros        o uso otimizado de meios, sensores e armas.
 Boca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13,1 “   No que diz respeito à atividade de I&D, dispõe das capacidades
 Calado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5,6 “     necessárias para corresponder aos desafios e solicitações da comu-
 Velocidade máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 nós                   nidade científica nacional e internacional, e tem sido empenhado
 Autonomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5.700 milhas a 10 “                            em diversos projetos científicos multidisciplinares, nos quais o Ins-
 É propulsionado por 2 motores General Electric de 1.600 cavalos,                                     tituto Hidrográfico participa, em cooperação com universidades e
sendo a energia fornecida através de 4 geradores Caterpillar D 398B.                                  centros de investigação nacionais e internacionais. Neste âmbito
A sua guarnição é de 34 elementos (6 oficiais, 7 sargentos e 21 pra-                                  merecem relevo as 17 missões, efetuadas pelo navio, entre 2010
ças). Dispõe de capacidade de alojamento para mais 14 pessoas.                                        e 2013, na implementação e manutenção de uma rede de boias
 Para o desempenho de trabalhos hidrográficos e oceanográficos,                                       multiparâmetro na costa oeste de Portugal continental, no âmbito
está equipado com dois sistemas sondadores multifeixe (SMF),                                          dos projetos científicos MONICAN (Monitorização do Canhão
um destinado a operar em profundidades até aos 2.000 metros, de                                       da Nazaré), RAIA (Observatório Oceânico da Margem Ibérica) e
grande resolução, e outro até profundidades de 12.000 metros, que                                     ODAS (Ocean Data Acquisition System). Estes projetos disponibili-
permitem efetuar levantamentos hidrográficos de elevada defini-                                       zam on-line, e em contínuo, uma grande variedade de parâmetros
ção; um perfilador acústico de correntes até 700 metros (ADCP –                                       oceanográficos e meteorológicos, e permitem alimentar diversos
Acoustic Doppler Current Profiler), um perfilador de sedimentos, que                                  modelos e produtos de previsão ambiental, como os de agitação
possibilita a execução de levantamentos de sísmica para além dos                                      marítima e de circulação marítimas.
3.000 metros de profundidade, dois perfiladores de velocidade de                                       As elevadas capacidades, no âmbito das ciências e tecnologias
propagação do som na água até 2.000 metros de profundidade (SVP                                       do mar, que o N.H. Almirante Gago Coutinho possui e se situam
- Sound Velocity Profiler), e um sistema de posicionamento dinâmico.                                  ao nível das mais bem apetrechadas unidades similares de mari-
Dispõe igualmente de aparelhos de força (pórtico lateral e gruas ro-                                  nhas estrangeiras, levam a considerar o navio não só uma unidade
tativas) de grande capacidade. A existência de espaços técnicos com                                   naval que muito tem contribuído para um melhor conhecimento
amplas estruturas laborais permite um completo e eficaz tratamen-                                     científico do mar sob jurisdição nacional e da pretendida extensão
to de amostras de água colhidas em campanha. Está ainda dotado                                        da Plataforma Continental, como também um importante meio
de modernos, flexíveis e redundantes sistemas de comunicações e                                       para a cooperação internacional.
transmissão de dados. A capacidade hidrográfica portuária é asse-
                                                                                                                               Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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