Page 22 - Revista da Armada
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Marques; trata-se de um MEDLEY alegre e
entusiasmante que reúne alguns dos mais
reconhecidos temas da música regional
popular portuguesa.
– ConƟ nuando no mesmo Ɵ po de compo-
e que se tornou um sucesso imediato na CONCERTO PÚBLICO AO sição, seguiu-se o “GLENN MILLER MEDLEY”
Rússia, levando o seu autor a ser disƟ n- AR LIVRE que, como o próprio nome indica, é um tri-
guido com o Prémio Lenin em abril de buto ao mais famoso músico, compositor
1958. O terceiro grande evento musical, pri- e líder das melhores BIG BANDS da era do
– A segunda parte abriu com “DRIVE meiro na cidade de Coimbra e ao qual SWING.
IN”, peça escrita pelo CAB B Pedro Pires assisƟ ram cerca de 900 pessoas, foi apre- – Ainda na mesma linha foi tocada “FES-
e estreada neste concerto; a obra realça sentado no dia 17 de maio, às 21h30, com TIVAL MEDLEY”, mais uma das obras escri-
as capacidades técnicas, de Ɵ mbre e de acesso livre, no magnífi co espaço do Par- tas pelo compositor Cabo B Pedro Pires;
improvisação do clarinete solista, SMOR B que de Santa Cruz, popularmente conhe-
Paulo Gaspar. cido como Jardim da Sereia.
– Seguiu-se a entrada em palco do tenor – Abriu o concerto a obra “ON THE
Carlos Guilherme, um dos mais afamados MALL”, a mais popular das marchas que
cantores líricos portugueses de todos os Edwin Franko Goldman compôs; trata-se
tempos e que conta com uma vasta car- de uma obra que transpira alegria, sendo
reira nacional e internacional, das quais se o seu refrão cantado e, posteriormente,
destacam as colaborações com a Sinfónica assobiado. “Mall” refere-se à zona do Cen-
Emeritus de São Francisco, a Orquestra de tral Park de Nova Iorque, onde a famosa
Câmara de Pádua, as Orquestras Sinfónicas Banda GOLDMAN estreou a marcha num
de Budapeste, Israel e Xangai, a Sociedade dos muitos concertos que lá deu.
Filarmónica de Moscovo e a Orquestra do – Seguiu-se a interpretação do fi nal do II
Teatro Comunale de Bolonha; em conjunto ato da ópera “AIDA”, do compositor Giu-
com a Banda da Armada e perante 300 seppe Verdi; a ópera, estreada no Cairo,
convidados, foram interpretados os temas está dividida em 4 atos e oito cenas de
“NESSUN DORMA”, de Giacomo Puccini, grandes efeitos e o seu caráter épico,
“PARADIS SORTI DE L’ONDE”, de Giacomo exoƟ smo, dramaƟ smo e intensidade nar-
Meyerbeer, “LA DONNA É MOBILE”, de raƟ va, conferem-lhe uma grande moder-
Giuseppe Verdi, “O SOLE MIO”, de Capurro nidade em termos de mensagem.
di Capua e “MAZZUCHI” e “GRANADA”, de – ConƟ nuou com a obra “ROCK SYM-
Agusơ n Lara. PHONY”, do compositor Manfred Schnei-
– O concerto contou com um encore, o der, em que alternam ritmos contemporâ-
famoso “FUNICULI, FUNICULA”, de Luigi neos com passagens mais líricas.
Denza, também a cargo de Carlos Gui- – Teve lugar, em seguida, o tema “LUSITA-
lherme. NIDADES”, do compositor português Carlos
22 JUNHO 2019