Page 25 - Revista da Armada
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mesmo na qualidade do tecido; a falta
de asseio ou de cuidado nos artigos
apresentados; a falta de botÕes, presi- reportagem
lhas, distintivos, divisas, passadei-
ras, etc.; o uso dos artigos de maneira
diferente daquela para que foram
criados (sobretudo, casacão, gabar-
dina pelos ombros, golas levanta-
das- etc.); o uso dos artigos com fitas
ou atacadores desapertados ou com
botões desabotoados, salvo quando
for autorizado pelo próprio Regula-
mento; o uso de ?bjectos estranhos
ao Regulamento (correntes, cachecol
de padrão diferente, camisas de cor,
sapatos de cor ou com enfeites, gra-
vatas de cor, etc.), excluído o apito e
respectiva suspensão de algodão
branco quando em serviço interno.
A Lisnave tem docas secas para
navios até 300 000 TDW e uma em
construção para 1 ()()() 000 TDW. No
ano passado recebeu 219 navios, com
VISITA DO o primeiro trabalho que malizou
as seguintes dimensões:
PRESIDENTE DA REPÚBLICA como Chefe da Missão Hidrográ-
De 280000 a 362000 TDW ... 5 AO INSTITUTO HIDROGRAFICO fica da Costa de Portugal.
De 150000 a 250000 TDW ... 27
De 90000 a 150000 TDW ... 29 No p as s a d o mês de Abril,
Navios de - 90000 TDW ... 158 Sua Excelência o .Presidente da
Total ......... 219 Hepúbli'ca deslocou-se em vi'sita
oficial ao Antigo Convento das
o embarque dos pilotos nestes na- Trin.as onde se encontram a fun-
vios gigantes constitui um problema cionar provisàriamente as instala-
sério. Basta atentar em que, com os ,çõesdo Instituto Hidrográfico.
navios em lastro para entrar nas Recebido pelo Ministro da Ma-
docas os calados devem ser da ordem rinha, Director-Geral, e Subdirec- NOVO INTENDENTE
dos 18 pés a ré e 14 a van te em vez tor, oficiais e funcionários civis DAS CAPITANIAS
dos 65 ou 85 carregados. Somando superiores em serviço naque·l·e es-
à diferença o bordo livre - 20 ou 25 tabelecimento, o Chefe do Estado, No passado mês de Maio, perante
pés - ficamos com uma altura de após ter sido e·lucidado através o Director-Geral dos Serviços de
borda de cerca de 82 pés < > 25 me- de uma expo'sição feita pelo Almi- Fomento Marítimo, contra-almirante
tros. rante Director-Geral, das I'inhas Garcia Braga e com a .assistência de
Quase todos têm escadas que içam mestras da organização do Insti- outros oficiais generais e superiores,
mecânicamente mas já sucedeu ava- tuto e das principais actividades assumiu o cargo de Intendente das
riar-se o mecanismo de içar e o pi- em curso, percorreu atenta e de- Capitanias o comodoro Malheiro do
loto ficar agarrado com unhas e den- moradamente as instalações onde Vale que sucede nestas funções ao
tes à escada, à altura de um 3.° funcionam os vários serviços que comodoro Valeriano Gomes, que
andar! constituem aquele estabe,lecimento acaba de ser transferido para o Qua-
Em Lisboa os pilotos começaram da Armada. dro da Reserva.
a ser içados numa espécie de cesto Após a visi·ta o Presidente da Neste acto, foi igualmente imposta
mas o sistema mais eficiente será República almoçou na messe dos pelo contra-almirante Garcia Braga
o do embarque por helicóptero. En- Ofioiais do Instituto, tendo-lhe ao comodoro Valeriano Gomes a me-
quanto isto não for possível o melhor sido oferecida como lembrança, dalha de Mérito Militar de t.a classe
será o piloto ir via aérea embarcar uma fotocópia da prancheta do com que o Ministro da Marinha deci-
no porto donde vem o navio. Na levantamento hidrográfico da Ber- dira agraciá-lo pelos elevados serviços
saída seguirá até ao 1.0 porto de es- lenga, Este·la e Farilhões, realizado prestados à Marinha durante mais de
cala. em 1931 pelo Oap.-ten. Américo quarenta e dois anos.
Deus Rodri'gues Thomaz e que foi
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