Page 25 - Revista da Armada
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mesmo na qualidade do tecido; a falta
     de  asseio  ou  de  cuidado  nos  artigos
     apresentados; a  falta  de  botÕes,  presi-                   reportagem
     lhas,  distintivos,  divisas,  passadei-
     ras,  etc.; o  uso dos artigos de maneira
     diferente  daquela  para  que  foram
     criados  (sobretudo,  casacão,  gabar-
     dina  pelos  ombros,  golas  levanta-
     das- etc.);  o  uso dos  artigos com fitas
     ou  atacadores  desapertados  ou  com
     botões  desabotoados,  salvo  quando
     for  autorizado  pelo  próprio  Regula-
     mento;  o  uso  de  ?bjectos  estranhos
     ao  Regulamento  (correntes,  cachecol
     de  padrão  diferente,  camisas  de  cor,
     sapatos  de  cor  ou  com  enfeites,  gra-
     vatas  de  cor, etc.),  excluído  o  apito  e
     respectiva  suspensão  de  algodão
     branco  quando  em  serviço  interno.

       A  Lisnave  tem  docas  secas  para
     navios  até  300 000 TDW  e  uma  em
     construção  para  1 ()()() 000 TDW.  No
     ano  passado  recebeu  219 navios,  com
                                         VISITA  DO                         o  primeiro  trabalho  que  malizou
     as  seguintes  dimensões:
                                        PRESIDENTE  DA  REPÚBLICA           como  Chefe  da  Missão  Hidrográ-
     De  280000  a  362000  TDW ...   5   AO  INSTITUTO  HIDROGRAFICO       fica  da  Costa  de  Portugal.
     De  150000  a  250000  TDW ...   27
     De  90000  a  150000  TDW ...   29    No  p as s a d o  mês  de  Abril,
      Navios  de  -  90000  TDW ...  158   Sua  Excelência  o  .Presidente  da
                      Total .........  219   Hepúbli'ca  deslocou-se  em  vi'sita
                                        oficial  ao  Antigo  Convento  das
       o embarque  dos  pilotos  nestes  na-  Trin.as  onde  se  encontram  a  fun-
     vios  gigantes  constitui  um  problema   cionar provisàriamente  as  instala-
     sério.  Basta  atentar  em  que,  com  os   ,çõesdo  Instituto  Hidrográfico.
     navios  em  lastro  para  entrar  nas   Recebido  pelo  Ministro  da  Ma-
     docas os  calados devem  ser da ordem   rinha,  Director-Geral,  e  Subdirec-  NOVO  INTENDENTE
     dos  18  pés  a  ré  e  14  a  van te  em vez   tor,  oficiais  e  funcionários  civis   DAS  CAPITANIAS
     dos  65  ou  85  carregados.  Somando   superiores em  serviço naque·l·e es-
     à diferença  o  bordo  livre - 20  ou  25   tabelecimento, o  Chefe do Estado,   No  passado  mês  de  Maio,  perante
     pés - ficamos  com  uma  altura  de   após  ter  sido  e·lucidado  através   o  Director-Geral  dos  Serviços  de
     borda de cerca de 82  pés  < > 25  me-  de  uma  expo'sição  feita  pelo Almi-  Fomento  Marítimo,  contra-almirante
     tros.                              rante  Director-Geral,  das  I'inhas   Garcia  Braga  e  com  a .assistência  de
       Quase  todos  têm  escadas  que  içam   mestras  da  organização  do  Insti-  outros  oficiais  generais  e  superiores,
     mecânicamente  mas  já  sucedeu  ava-  tuto  e  das  principais  actividades   assumiu  o  cargo  de  Intendente  das
     riar-se  o  mecanismo  de  içar  e  o  pi-  em  curso,  percorreu  atenta  e  de-  Capitanias  o  comodoro  Malheiro  do
     loto ficar  agarrado com  unhas e  den-  moradamente as  instalações  onde   Vale  que  sucede  nestas  funções  ao
     tes  à  escada,  à  altura  de  um  3.°   funcionam  os  vários  serviços  que  comodoro  Valeriano  Gomes,  que
     andar!                             constituem aquele estabe,lecimento  acaba  de  ser transferido  para o  Qua-
       Em  Lisboa  os  pilotos  começaram   da  Armada.                    dro  da  Reserva.
     a  ser  içados  numa  espécie  de  cesto   Após  a  visi·ta  o  Presidente  da   Neste  acto,  foi  igualmente  imposta
     mas  o  sistema  mais  eficiente  será   República  almoçou  na  messe  dos   pelo  contra-almirante  Garcia  Braga
     o  do  embarque  por  helicóptero.  En-  Ofioiais  do  Instituto,  tendo-lhe   ao comodoro Valeriano Gomes a me-
     quanto isto não  for  possível  o  melhor   sido  oferecida  como  lembrança,   dalha  de  Mérito  Militar  de  t.a  classe
     será  o  piloto  ir  via  aérea  embarcar   uma  fotocópia  da  prancheta  do  com  que o  Ministro da Marinha deci-
     no  porto  donde  vem  o  navio.  Na   levantamento hidrográfico  da  Ber-  dira agraciá-lo pelos elevados serviços
     saída  seguirá  até  ao  1.0 porto  de  es-  lenga, Este·la e Farilhões, realizado   prestados  à  Marinha durante mais  de
     cala.                              em  1931  pelo  Oap.-ten.  Américo   quarenta  e  dois  anos.
                                        Deus  Rodri'gues Thomaz  e  que foi

                                                                                                          23
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