Page 90 - Revista da Armada
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Sondar:





           uma operação indispensável





                   prum o  é,  sem duvida,  o  mais antigo instru+   Também o  !!Roteiro de African, de Valentim Fer-
                   mento náutico. Apesar de ser um dispositivo   nandes, manuscrito ainda do século XV, existente na
            O  extremamente simples, quantos navios não         Biblioteca do Estado, em Munich, várias vezes se re-
            se terão salvo, durante a longa história da navegação,   fere a sondagens. Eis uma das passagens a este res-  í
            devido à pronta utilização deste instrumento? E, em   peito:
            contrapartida, quantos naufrágios não tiveram lugar    Sabe que através do rio do Ouro se sondares nas
            por não se ter apalpado o  fundo e  verificado que a   17 braças e  nas  18 acharás  um fundo muito miúdo
            água debaixo da quilha ia perigosamente diminuin-   como farelos com conchas e búzios (' . .J.
            do?                                                    Além da sua antiguidade como instrumento náu-
               A mais remota notícia respeitante à utilização do   tico o curioso é  o  prumo ter mantido a  mesma forma
            prumo é devida a Heródoto, esse incansável viajante   durante  longos  séculos,  sendo  constituído  por  um
            e  notável historiador que, cerca de 50Da.C., a  ele se   peso de chumbo com fonua de tronco de prisma e sus-
            refere, quando se aproximava, por mar, da entrada do   penso por uma linha graduada.
            Nilo.  Em  documentação  portuguesa  recorremos  a     Os chamados prumos ordinári08 são destinados
            Pêro Vaz de Caminha, que na carta que escreveu em   a medir pequenas profundidades e o seu peso regula
            Porto Seguro no dia 1 de Maio de 1500, afirma:      entre 3 e 4 quilos. A linha com o comprimento de cer-
               Mandou lançar o prumo em frente de Vera  Cruz;   ca de  200 braças é  graduada em braças ou metros
            acharam 25 braças; e ao Sol posto,  obra de 6 léguas   (usando nós) e meias braças ou meios metros (usando
            de terra, surgimos âncoras em 19 braças, ancoragem   tiras  de  coirol,  normalmente  a  partir de um  ponto
            limpa.                                              afastado da chumbada igual à  distância que vai da
                                                                mão do prumador à  superficie da água.  A  cerca de
                                                                duas braças da chumbada a linha dispõe de uma pega
                                                                de  madeira,  o  trambelho,  que  o  prumador  segura
                                                                para lançar o prumo enconstando-se a um avental de
                                                                lona montado num patim, como existia nos antigos
                                                                navios.
                                                                   O prumo é  arremessado no sentido do avanço do
                                                                navio, o que se faz sem dificuldade até 6 nós. Porém,
                                                                os bons prumadores, fazendo rodar completamente o
                                                                prumo na vertical, conseguem prumar até velocida-
                                                                des de 12 nós. Após o prumo tocar no fundo, o pruma-
                                                                dor vai ajustando a  linha e  quando esta passa pela
                                                                vertical ele dirá dez braças (ou metros) na marca ou
                                                                8 braças (ou metros) escassas. Quando não encontrar
                                                                fundo o prumador dirá larguei 15 braças (ou metros)
                                                                e não encontro fundo.
                                                                   Para conhecer a  natureza do fundo, o que é  indis-
                                                                penSável quando o navio vai fundear, existe uma con-
                                                                cavidade na parte inferior do prumo onde é  colocado
                                                                sebo, que recolhe uma amostra do funda, sabendo-se
                                                                assim se é  areia, concha moída, lodo,  ou mesmo ro-  )
                                                                cha. E, este procedimento já era seguido no século XV   1
                                                                como se verifica da leitura dos textos atrás referidos
                                                                de Valentim Fernandes e Vaz de Caminha.
                                                                   Para sondagens de grandes profundidades usa-
                                                                ram-se prumos de maior peso, de 15 a  20 quilogra-
                                                                mas,  suspensos de uma linha,  chamada 8ondarez&
                                                                graduada de 5  em 5  braças ou metros. Dado o  seu
                                                                grande peso a  sondareza dava volta numa patesca.
                                                                Também foi utilizado o  prumo registador de fabrico
                                    Prumo Walkerparamedição     Walker que dispunha de um hélice, que rodava com
                                    da profundidade alé 150 braças,
                                    cercade /875(MuseuMarílimo   a descida e accionava um contador. Quando o prumo
                                    Almiran/eRamalho Ortigâo, Faro).   tocava no fundo o hélice era bloqueado.
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