Page 91 - Revista da Armada
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Prumadores em actividade (gravura de Morel Fatio).
Para este tipO de sondagens fOI usado desde o fim TONELAGEM DO NAVIO
. . .
do século XIX o prumo Thomson(- ) que amda vemos
ARTIOOS '00 ", ~, '00' M ••
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instalado nos navios do plano naval dos anos 30 Na ,~ ,- ,-
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extremidade de um cabo de aço de 300 braças, um
peso de chumbo e ra acompanhado por um tubo de vi-
Prumosdechumoo' ,
dro que descolorava em função da pressao da água.
3 kg(') J J J J
MedIndo o comprimento da parte descolorada obti- " <kg J 5 5 5 5
d,
nha-se a profundidade. Uma das grandes vantagens de 15 kg 1 1 1 - -
deste prumo era poder ser utilizado com o navio até de 20 kg - - - 1 1
16 nós dado que a profundidade era mdependente
do comprimento do cabo largado. Prumo regIStador. ... - 1 1
1
O prumo Thomson fOl sem dúvida o mais aperfei- Patescas de prumo , 1 1 1
Linhas de prumo 4 4 4 4
çoado sistema mecânico de sondas Depois deles os
Linhas de sondare~a • 1 1 1 1 1
sondadores acústicos e de quartzo plezoeléctnco de- ,
Solhas de prumo J 3 J 3
ram iniCIO a uma nova geração de aparelhag~m desti-
Selhas de sondareza 1 1 1 1 1
nada à medida de profundidade da água.
Aparelhoda sondar de f'o de aço 1 1 1 1
Merece a pena referir o material que, pela ttTabela
de Armamento e sobressalentes para os naVlOS do
(' I Pata emba«açaemtuda
Estado)), dotava em 1893 os navios da Mannha de
Guerra. onde o prumo registador era provavelmente
do modelo Walker e o aparelho de sondar de Ílo de aço
era certamente do tipo Thomson
(0) o leitor encontra fotografia, descriçao e modo de operaçao
do prumo Thomson na "Arte Naval Moderna" do c/alm. Rogéno A. Estácio dos Reis,
cap.-m -g.
de Castro e Szlva. Este mstrumento (01 concebIdo por W,lliam
Thomson (1824-1907), primeiro barão Kelvm que se d9rlJcou espe-
cialmente ao estudo da agulha magnética e da sua compensação ••••••••••••••••••••••••••••••
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