Page 367 - Revista da Armada
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Saibam Todos








          Em resultado do «Inquérito» que fi-  tidão médica nos 6 meses que antecedem   tição  da  DSP  o  atestado  m6dico  em
       zemos aos nossos leitores, através do nú-  as datas limites de validade previstas no   impresso modelo 921  da Direcção-Geral
       mero 207/Fevereiro 89  (ver resultados   Código da  Estrada.         de Saúde, passado por médico civil, com
       no n. o 213/Agosto 89). de conversas que                             a assinatura deste  reconhecida.
       tivemos com pessoal do activo, da reser-  - Para os oficiais, sargentos e praças   - Para  todos  os  militares  (oficiais,
                                          na  efectividade  do  serviço,  o  atestado
       va e da reforma, chegámos à conclusão                                sargentos e praças) com 70 anos ou mais,
                                          m6dico é passado no Serviço de Saúde
       de que esta secção. tal como tem vindo                               a inspecção m6dica tem de ser realizada
       a ser utilizada, além de não se enquadrar   das suas unidades,  devendo os  interes-  na 7.a Repartição da DSP, em qualquer
                                          sados entregá-lo (pessoalmente ou pelo
       nas directivas em vigor para a  Revista,                             dia  lltil das  1400 b  1500  horas.
                                          correio) na 7.a Repartição da DSP,  no
       deve apenas publicar infonnações de in-
       teresse geral, deixando aos competentes   edifício  da  Administração  Central  da   NOTA:  Sobre  este  assunto  podem
                                          Marinha (ACM).  Os atestados são pas-
       Serviços a divulgação dos pormenores.                                ser solicitados esclarecimentos à 7.a Re-
                                          sados  em  impresso  próprio,  confonne
          Assim, e para já, fiqué  a  saber que                             partição da DSP- Edifício da Adminis-
       a 5.a Repartição da Direcção do Servi-  OP 11207/31 OUT88, OPl/208/3NOV88,   tração  Central  da  Marinha  - 1 t 88
       ço de Pessoal, dará todas as informações   OP3/4517NOV88  e  OP8/88/3NOV88.   USBOA CODEX, que preswá informa-
       relativas  aos  beneficiários  da  ADMA,                             ções  sobre  a  continuação do  processo.
       verbalmente, por escrito - Rua do Arse-  - Para oficiais  na  RAa licenciados,
       nal, letra I,  1100 Lisboa - ou pelos tele-  o atestado m6dico é passado no Serviço   - Os Serviços Sociais das Forças Ar-
       fones  1104  N  (interno)  ou  346 8961   de Saúde da Unidade de Apoio aos Or-  madas estão a divulgar as  novas condi-
       ex.tensão  106  (dos TLP).         ganismos da ACM.                  ções  para  que  os  respectivos
                                             - Para os sargentos e praças na RAa   beneficiários possam ter direito de utili-
          Procedimento a seguir para revalida-  licenciados, o atestado m6dico é passa-  zação dos apanamentos TO, TI e TI, em
       ção dos boletins de condução dos mili-  do no Serviço de Sallde das Instalações   fase de construção. Os beneficiários com
       tares  dos  QP  da  Annada,  segundo   Navais de  Alcântara.         mais de 58 anos que estejam interessa-
       informação da 7.8 Repartição da Direc-  - Os oficiais, sargentos e praças  na   Ias deverão contactar o Gabinete de Es-
       ção do Serviço de  Pessoa]  (DSP).   RAa licenciados, podem entregar (pes-  tudos dos SSFA - Rua Pedro Nunes, 8,
          - Todos têm de comprovar a sua ap-  soalmente ou peJo correio) na 7.a Repar-  1097  LISBOA  CODEX.


        NAVIOS ANTIGOS

                     Vapor «Guiné»  (1879-1883)




          Segundo o capitAo-de-mar-e-guerra António Mar-       A  lotação era de 23  homens .
       .luas Esparteiro, na sua obra «Três Séculos no Mar)),   Partiu para a Guiné em 24 de Abril de 1879. Nesta
       VllI Parte, vaI. 23. o  da Colecção Estudos, pode ler-se   antiga colónia portuguesa, este navio prestou relevan-
       que este navio de ferro de rodas laterais da carreirâ   tes serviços. Entre outros, podem-se apontar: o bom-
       de navegação do rio Sado denominado Hugh Pany,      bardeamento  da  ilha  de  Orango,  por  o  régulo
       construido na casa H. Pany & Son, de Ljsboa, foi com-  recusar-se a ratificar os tratados antigos, a  entregar
       prado pelo MinisMrio da Marinha, em 1879, por 21 con-  os objectos roubados anteriormente dum navio aus-
       tos,  para o  serviço da Guiné.                     trfaca que ali encalhara; fez comissões na Gâmbia, Fa-
          ( .. .)  Tinha dois lemes e  deslocava  139 toneladas.   rim,  Bissau,  etc.;  socorreu  o  vapor «Benguela»  que
       A  máquina, de baixa pressão,  de 200 cavalos efecti-  encalhara próximo da ilha das Galinhas; tomou parte
       vos de força (40 nominais), nnprimiu-lhe nas provas   nas operações militares em Buda; transportou uma co-
       a  velocidade de 8 nós.  As rodas eram articuladas.   tuna militar para combater os fulas.
          Aparelhava  a  jate  com  redondo  no  mastro  do    O "Guiné» perdeu-se em 14 de Maio de 1883, jun-
       traquete.                                            to da ponte-cais de Bolama por alquebramento quan-
          Armava com dois rodfzios (1) de 8,6 cm,  sendo o   do varado procedia a beneficiação do fundo. Partiu-se
       de vante de campanha  e  o  outro de montanha ( .. .).   .9m  dois,  salvando-se  a  máquina  e  alguns  objectos
          As  dnnensões  principais,  eram:  comprnnento  -  mais.
       34, 70 m; boca -4,87m; pontal- 2,48m; calado -1,01 m.   Foi seu primeiro comandante o  segundo-tenente
                                                            Manuel  de  Azevedo  Gomes  e  último  o  segundo-
          (1)  Designsçfo usu&J de peça que estivesse montada em repa·
       ro de rod/Vo.                                       -tenente Eugénio de Oliveira Soares Andrea.

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