Page 367 - Revista da Armada
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Saibam Todos
Em resultado do «Inquérito» que fi- tidão médica nos 6 meses que antecedem tição da DSP o atestado m6dico em
zemos aos nossos leitores, através do nú- as datas limites de validade previstas no impresso modelo 921 da Direcção-Geral
mero 207/Fevereiro 89 (ver resultados Código da Estrada. de Saúde, passado por médico civil, com
no n. o 213/Agosto 89). de conversas que a assinatura deste reconhecida.
tivemos com pessoal do activo, da reser- - Para os oficiais, sargentos e praças - Para todos os militares (oficiais,
na efectividade do serviço, o atestado
va e da reforma, chegámos à conclusão sargentos e praças) com 70 anos ou mais,
m6dico é passado no Serviço de Saúde
de que esta secção. tal como tem vindo a inspecção m6dica tem de ser realizada
a ser utilizada, além de não se enquadrar das suas unidades, devendo os interes- na 7.a Repartição da DSP, em qualquer
sados entregá-lo (pessoalmente ou pelo
nas directivas em vigor para a Revista, dia lltil das 1400 b 1500 horas.
correio) na 7.a Repartição da DSP, no
deve apenas publicar infonnações de in-
teresse geral, deixando aos competentes edifício da Administração Central da NOTA: Sobre este assunto podem
Marinha (ACM). Os atestados são pas-
Serviços a divulgação dos pormenores. ser solicitados esclarecimentos à 7.a Re-
sados em impresso próprio, confonne
Assim, e para já, fiqué a saber que partição da DSP- Edifício da Adminis-
a 5.a Repartição da Direcção do Servi- OP 11207/31 OUT88, OPl/208/3NOV88, tração Central da Marinha - 1 t 88
ço de Pessoal, dará todas as informações OP3/4517NOV88 e OP8/88/3NOV88. USBOA CODEX, que preswá informa-
relativas aos beneficiários da ADMA, ções sobre a continuação do processo.
verbalmente, por escrito - Rua do Arse- - Para oficiais na RAa licenciados,
nal, letra I, 1100 Lisboa - ou pelos tele- o atestado m6dico é passado no Serviço - Os Serviços Sociais das Forças Ar-
fones 1104 N (interno) ou 346 8961 de Saúde da Unidade de Apoio aos Or- madas estão a divulgar as novas condi-
ex.tensão 106 (dos TLP). ganismos da ACM. ções para que os respectivos
- Para os sargentos e praças na RAa beneficiários possam ter direito de utili-
Procedimento a seguir para revalida- licenciados, o atestado m6dico é passa- zação dos apanamentos TO, TI e TI, em
ção dos boletins de condução dos mili- do no Serviço de Sallde das Instalações fase de construção. Os beneficiários com
tares dos QP da Annada, segundo Navais de Alcântara. mais de 58 anos que estejam interessa-
informação da 7.8 Repartição da Direc- - Os oficiais, sargentos e praças na Ias deverão contactar o Gabinete de Es-
ção do Serviço de Pessoa] (DSP). RAa licenciados, podem entregar (pes- tudos dos SSFA - Rua Pedro Nunes, 8,
- Todos têm de comprovar a sua ap- soalmente ou peJo correio) na 7.a Repar- 1097 LISBOA CODEX.
NAVIOS ANTIGOS
Vapor «Guiné» (1879-1883)
Segundo o capitAo-de-mar-e-guerra António Mar- A lotação era de 23 homens .
.luas Esparteiro, na sua obra «Três Séculos no Mar)), Partiu para a Guiné em 24 de Abril de 1879. Nesta
VllI Parte, vaI. 23. o da Colecção Estudos, pode ler-se antiga colónia portuguesa, este navio prestou relevan-
que este navio de ferro de rodas laterais da carreirâ tes serviços. Entre outros, podem-se apontar: o bom-
de navegação do rio Sado denominado Hugh Pany, bardeamento da ilha de Orango, por o régulo
construido na casa H. Pany & Son, de Ljsboa, foi com- recusar-se a ratificar os tratados antigos, a entregar
prado pelo MinisMrio da Marinha, em 1879, por 21 con- os objectos roubados anteriormente dum navio aus-
tos, para o serviço da Guiné. trfaca que ali encalhara; fez comissões na Gâmbia, Fa-
( .. .) Tinha dois lemes e deslocava 139 toneladas. rim, Bissau, etc.; socorreu o vapor «Benguela» que
A máquina, de baixa pressão, de 200 cavalos efecti- encalhara próximo da ilha das Galinhas; tomou parte
vos de força (40 nominais), nnprimiu-lhe nas provas nas operações militares em Buda; transportou uma co-
a velocidade de 8 nós. As rodas eram articuladas. tuna militar para combater os fulas.
Aparelhava a jate com redondo no mastro do O "Guiné» perdeu-se em 14 de Maio de 1883, jun-
traquete. to da ponte-cais de Bolama por alquebramento quan-
Armava com dois rodfzios (1) de 8,6 cm, sendo o do varado procedia a beneficiação do fundo. Partiu-se
de vante de campanha e o outro de montanha ( .. .). .9m dois, salvando-se a máquina e alguns objectos
As dnnensões principais, eram: comprnnento - mais.
34, 70 m; boca -4,87m; pontal- 2,48m; calado -1,01 m. Foi seu primeiro comandante o segundo-tenente
Manuel de Azevedo Gomes e último o segundo-
(1) Designsçfo usu&J de peça que estivesse montada em repa·
ro de rod/Vo. -tenente Eugénio de Oliveira Soares Andrea.
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