Page 41 - Revista da Armada
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m Nota de Abertura









                                      A Marinha



               São os Navios e o Mar






                  m  marinheiro,  a  s6s,  pensa  muitas    numa  percentagem  de  tempo  de  mais  ou
                  vezes no mar e  nos navios; nos traba-    menos  meio por meio.  E,  como  isso  não  é
           U lhos que lá passou, nos temporais que          possível, terra por terra, resolveu ir tratar das
           apanhou, nas rascadas em que se viu metido,      propriedades que tem na província - segunda
           nas terras e nas gentes que conheceu ... enfim,   oPÇão para todos os marinheiros que o podem
           nas coisas boas e  más que constituem o  dia     fazer.
           a  dia da profissão.                                 Fiquei a cismar naquela conversa e fui com-
              Dois  ou  mais  marinheiros  juntos  falam    parar, pelos nLivros Mestres)) (*), a carreira de
           dessas coisas; com entusiasmo os que ainda       um  almirante  de  há  cem  anos  com  um  de
           estão ao serviço, com saudades os que já estão   agora. Que diferença! No caso concreto, o pri-
           retirados.                                       meiro passou anos em comissão no ultramar,
              No  Clube  Militar  Naval.  é  precisamente   viajou por todo o Mundo, fazendo viagens em
          isso que acontece. Daí que não seja de estra-     que demoravam meses no mar,  em navios à
          nhar a conversa que há dias ali ouvi, entre dois   vela, mistos e a  vapor, com a  marujada a  dor-
          oficiais ainda novos, talvez capitães-de-fragata,   mir em macas penduradas nas cobertas, com
          um que já lá estava e  outro que acabara de       o  pessoal de quarto à  chuva e  ao vento, com
          entrar. Filhos da escola, pelo que compreendi,    fainas gerais trabalhosas e arriscadas, com ás
          foi com grandes manifestações de alegria que      vagas  a  inundarem  o  convés,  com  a  água
          assinalaram o  encontro.                          racionada  e  os  mantimentos  deteriorados ...
              O primeiro está ainda ao serviço; o segundo   Esses sim, dignos do honroso título de lobos-
          passou, a  seu pedido, à  ReselVa  e  foi  licen-  -do-mar,  uma  raça  de  homens  em  vias  de
          ciado. Porquê?                                    extinção!
              Respondendo ao seu camarada, o último             Não queria tanto aquele nosso camarada
          disse,  mais ou menos, o  seguinte:               do Clube. até porque os tempos são outros e
              Quando  veio  para  a  Marinha,  tinha  em    marinheiros e navios daqueles ... s6 no cinema.
          mente andar nos navios e no mar, duas coisas      Mas queria, pura e simplesmente, continuar a
          com que sonhou, embora sabendo que tinha          ter a possibilidade de embarcar, em navios de
          também que fazer serviço em terra.  Haja em       agora, máquinas de guerra complicadíssimas,
          vista que o  maior navio da nossa Armada foi      cheias de uma aparelhagem sofisticada que
          sempre a  Nau  de Pedra,  no qual embarcam,       quase não permite espaços vazios. E, como não
          normalmente, os que gostam mais de terra que      pode ser ...  antes a  agricultura!
          do mar e, eventualmente, os que preferem o
          contrário.  Com  a  escassez  de  navios  que
          actualmente  se  verifica,  andar  embarcado
          tornou-se difícil,  sobretudo 'Para um capitão-
          -de-fragata que só o fará como comandante. Por
          isso estava condenado a passar o resto da sua
          vida profissional em repartições, de que nunca
          gostou.
              O seu ideal seria embarcar e vir para terra,    (*)  Livros  em  que  é  registada  toda  IJ  vidIJ  dos  oficilJis.



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