Page 45 - Revista da Armada
P. 45
fomos saudados com vivas de despe-
dida pelas suas tripulações, correspon-
didos com três vivas da nossa gente
subida às enxárcias. Retirávamos para
Lisboa ...
Depois do meio-dia já estava so-
prando vento sul, que foi refrescando,
sinal de que nos esperava lá fora, onde
avistávamos duas barcas no bordo do
leste, em gáveas baixas. Em cima da
ponte o Comandante - nlo percebi
qual seria o seu Intimo pensamento -
pareceu hesitar, por causa do cansaço
da guamiçlo. Ora, depois de termos
aprontado tio depressa um navio con-
denado e depois de termos largo com
tanto espalhafato de inspecçlo e vivas,
Unhamos que ir para o mar que· é
colchão de navios. Éramos jockeys ..
- Vamos para fora - concluiu o
Comandante.
As duas horas de tarde passámos a
Inhaca. O vento era de facto sul muito
fresco, bem de força 7, com vaga tio
cavada que a corveta teve logo de
meter de capa, proa ao vento e máquina
a força reduzida, com joanetes arriados
e até o pau da bujarrona metido dentro,
pois alagava·se no mar com risco de se
partir. Porém II: noite, com uma gui-
nada, o navio descortinou de proa para
a tena, e nem m$Smo com máquina a
toda a força quis orçar e aproar ao
vento. Tinhamos que virar em roda.
Mas nlo se via a vaga e, ao atravessar,
ainda vieram mares dentro.
Enfim, lá O deixamos de capa, proa
ao largo da costa, com que se aguentou.
Este caso recordou-me que os
navios mistos, de arvoredo desenvol-
vido e máquina fraca - como era a
«Rainha» - nem sempre se aguenta· Seguiu-se a vez da corveta ameri- tada entre a «Trent» e os bancos de
vam aproados a mar grosso, como os cana trNipsic» que, abalroada pela aleml coral, a «Calliope!.' que, com as suas
vapores. Acontecimento semelhante e «Olga», desarvorou da chaminé, tendo três centenas de almas corria talvez
trágico foi aquele, no qual muito se que buscar encalhe na areia. Ajudados para a morte, foi aclamada com entu·
falava, quando eu estava em Moçambi- pelos nativos, este navio só perdeu pou- siásticos cheers dos homens da fragata
que, ainda aspirante, em 1889. cos homens. Como se vê, a sentença americana.
Retidos pouco antes, por prioridade marftima ~ terra é m<fe", em que tal· A vaga encapelada, alagando o con·
politica, no porto aberto que é arada vez se tivessem fiado, falhava tecni- vés da rtCalliope_ tinha·lhe levado até
de Apia (capital do grupo Sam6a), sete camente ... escaleres; mas o navio, com a veloci-
navios de guerra - um inglês, três Já a vaga estava tio cavada que o dade de milha por hora, conseguiu rom·
americanos e três alem/es - todos do mar rebentava no convés da grande fra- per para o mar alto sem descortinar, e
tipo antigo com velame, armou-se de gata americana IfTrent..; mas ela, com salvou·se.
noite um grande temporal, com vento avaria grossa no hélice e leme, estava Já era tarde para o seu acto her6ico
duro soprando do largo, que logo levan· imobilizada. ser imitado; e dentro em pouco as
tam Ia dentro mar grosso. Todos, apesar ° vento continuava soprando em águas da rada ficaram limpas de navios,
de fundeados a dois lerros e apoiados furacão, de modo que o cruzador inglês perdendo a vida cento e trinta homens.
pelas máquinas, começaram garrando, .Calliope~, de três gáveas e 2700 tone- Mas, por terem encalhado em areia ou
descaindo uns para cima dos outros, ladas - afinal uma grande fragata a lodo, ainda depois foi posslvel p6r a
com balanços que causavam avarias. vapor - mesmo com a máquina a tra- nado as corvetas .Nipsic!.' e "Olga». °
Logo a canhoneira alem4 ItEbent foi balhar, ia garrando para terra. Entlo o «Trem» e dois outros navios ficaram ne
arrojada II: praia, s6 se salvando um ofi- comandante tomou uma resoluç<fo praia com o «EbeIII.
cial e quatro marinheiros. desesperada: com mastaréus de gávea Assim fui levado a concluir que c
Depois a corveta trAd1eIII, também acachapados e vergas arriadaa, largou mesmo desastre teria acabado com ii
aleml, foi envolvida por um vaga1h<fo a amarra do único ferro que lhe restava ItRainha», visto que agora, sem o venta
Ulo grosso que a levou para cima da laje no fundo e, forçando a press40 nas cal- ser tio duro corno aquele que, em Apia,
de coral, onde ficou deitada sobre o deiras, meteu proa ao mar largo. (Urna nem deixava içar bandeiras, o nosso
costado. Dos seus 130 tripulantes par- conhecida gravura inglesa regista este navio nlfo podia conservar-se aproado
deu vinte homens. gesto aventuroso). A passagem aper- 80 mST.
7