Page 44 - Revista da Armada
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            x -Pombo ao Mar





             (fragmento de memórias marítimas)






                   o dia  26 de Fevereiro de 1896   virou de bordo para facilitar o  içar do   fundo.  A  sua  construçilo  composite
                   navegava  8  corveta-escola   escaler  por sotavento.  O  que  rapida·   -  ca vemame de ferro com dois forros
            N «Duque da Terceira» com rumo     mente se fez.                     de madeira sobrepostos, de costuras e
            és  ilhas  de  Cabo  Verde,  Belo  tempo,   Ainda com o leme todo a estibordo,   calafeto  desencontrados  -  salvara  o
            nuvens soltas.  famos  s6 à  vela,  com   e  o  navio  ii  capa,  sem  seguimento,   navio.  Mas ficara pouca confiança em
             todo  o  pano,  sobres, cutelos  e  varre·   formou-se a guamiçAo e o Comandante   o levar a viagem longa de mar, e corria
            doura, excepto 8  veJa-ré.  O vento largo   -  então o cap.·m.-g.  Augusto de Cas·   que a corvata nilo voltaria mais a Lis-
            era Leste de  umas  15 milhas, ou seja   tilho - comunicou que restava a cons·   boa,  como  aconteceu  ao  .fndia_ e  à
            força  4:5  e  o  navio deitava  bem sete   Ciência de se terem feito todos os esfor-  .. Mandovi_, apesar dela sÓ  contar uns
            milhas.                            ços para salvar aquele companheiro, e   vin te anos de construlda. Fazia pouca
               Passava pouco da uma hora da tar-  pediu ume oração por sua alma.  Tirá-  água.
            de quando se ouviu um grito: «Homem   mos os bonés, e o sino tocou Trindados.   Contudo veio a  ordem de retirada.
            80 mar/II. Logo se carregou todo o leme   O  oficial de quarto era  eu.  Comovida-  E  o  Comandante  da  Divisão resolveu
            8  barlavento  e  se  largaram  por m.fo   mente  prometi  então  a  mim  mesmo   por-lhe  a  bordo  uma  tripulação  de
            adriças  e  amuras  dos  cutelos,  assim   nunca me descuidar, nos navios em que   jockeys  (1),  com  mais algum  pessoal
            corno as escotas de proa. P6s-se sobre   mandasse,  em  ter  prontos  todos  os   com  a  estaç40  acabada  que  estava
            o pano do mastro grande e caçou-se 8   recursos de salvação.         morto por regressar à  pátria.
            mezena  a  meio.  O  navio atravessou,   Depois o  navio mareou e  tomou a   Cinco dias depois de termos embar·
               No entretanto,  tinham largo a  bóia   aproar para sul,  abandonando o local,   cada, o navio estava pronto a largar na
             e guarnecido o escaler de salvação, que   umas cento e setenta milhas a norte da   sua viagem para Lisboa, no género da
            era o de ré a  bombordo,  porque o de   ilha  do Sal.                do .Brigue MondegoJl ...
            sotavento estava 8  pintaI.           Ali  o  humilde  António  Gomes   . O  Comandante da Divisilo veio de
               a homem que caim ao mar estava   encontrara 8 sua sepultura no fundo do   manhã a bordo inspeccionar o navio e
            de serviço fora da borda: era o encarre-  mar.                       desejar boa viagem à guarniçlo forma-
            gado do costado, que estava dando os   Mas eu, enquanto não mandei, tive   da no oonvés.  Logo a seguir se apitou
             últimos retoques de pintura, para a cor-  de limitar-me a,  nos qu?rtos de noite,   ii faina e eu. que era então o imediato,
             veta  chegar bem  afinada  a  Santiago.   por vezes gritar para o BXercfcio: - Sal·   fui para o castelo e por várias vezes, da
               Ainda ela mio tinha estacado bem   ta  no escaler de salvação/ Só  um ano  boa fé, fui gritando para os do cabres·
            da sua corrida, já o escaler era arriado,   depois estive em posição de pod« cum-  tante  a  fórmula  então usual:  -  Vira,
            e um dos guardas·marinhas (havia mui-  prir  a  minha  promessa  sentimental.   vira,  que 6 pare Lisboa!
            tos a bordo) subira ii gata para indicar           .                    Suspendemos e seguimos 8  dobrar
            a direcção da bóia, afastada pela alheta          ••                 a  Ponta  Vermelha.  Ao passarmos  em
            de barlavento.  Apanhou-se a  luva  de                               continência pelo «fndiall e peja "Zaire_
            tratar o  costado,  mas o  homem  tinha   Em Março de 97, em Lourenço Mar-
            desaparecido. O escaler ficara no local,   ques,  a  corvete  "Rainha  de  Portugal"
            sÓ  regressando  quando  de  bordo  se   era o navio-cheüJ. Havia  uns anos que   (1) Eram assim chamados certos fogueio
            içou o chamamento.                 -  dizia-se  vagamente  -  navegando   ros  especiais  que,  nos  navios  movidos  /I
                                                                                 carvilo.  conseguiam  [lIZer vapor para,  nas
               O navio, que esperava atravessado,   pela bala, ela fora tocar no Lech ReeI,   experiáncias,  arrancar  ao  navio  a  maior
            com  amuras  a  bombordo,  marBOU  e   tendo vindo acima alguma madeira do .  velocidade passiveI.
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