Page 309 - Revista da Armada
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fragas do navio inglês S.S. ctDirectoOl, torpedeado no costeiro «Zambézia», que navegava debaixo de forte
Canal de Moçambique por um submarino alemão. temporal, tendo feito a recolha de alguns passageiros,
Além do comandante do navio havia na baleeira 7 ofi· com grandes riscos.
ciais e 20 tripulantes, alguns deles feridos, que foram Entre 12 de Agosto e 12 de Setembro de 1950, efec·
desembarcados em Lourenço Marques, seguindo o tuou uma viagem de instrução com os cadetes do 2. o
navio a cumprir o programa de exercícios com o ano da Escola Naval- «Salvador Correial) -, visitan·
«Afonsoll. do Cartagena, La Spezia, Gibraltar, Lagos e Cascais.
Manteve·se em Moçambique até 29 de Agosto de Até 28 de Outubro, visitou vários portos do Conti·
1945, tendo visitado vários portos e feito limpeza do nente e Cabo Verde, após o que regressou a Lisboa,
fundo, e alguns fabricas em Durban. mantendo·se na Base Naval e no Arsenal do AHeite.
Em 29 de Agosto largou para Colombo integrado De 17 de Abril de 1951 a 11 de Setembro de 1952,
no uGrupo de AvisosM que era constituído pelo .Bar- o primeiro-tenente Fernando dos Santos e Silva desem·
tolomeu" - navio chefe -, IIAfonsou, IIVelholl e o pró- penhou as funções de encarregado do comando e
prio «ZarCOII. O comandante do IeBartolomeull e do depois daquela data, até 2 de Fevereiro o segundo-
!tGrupo", era o capitAo-de-mar·e.guerra Armando Fer· ·tenente Carlos Wandscheneider de MeSquita.
raz. Deste porto largaram: o «BartolomeulI e o «Zarco" Em 15 de Junho de 1953. sob o comando do
para Timor; o KAfonsoll e o uVelholl para Macau. (7) capitAo-de·fragata Pedro Raimundo Martins de Maga·
O uZarcolI permaneceu em Timor cerca de 2 me- lhães, desde 2 de Fevereiro, largou para os Açores, on·
ses e meio, regressando depois a Lisboa, onde chegou de visitou vários portos. Regressou a Lisboa e, em 1
na data mencionada, ficando a aprontar para nova de Agosto, largou para uma visita a Nova York e
comissão. Brooklyn, regressando a Lisboa em 2 de Setembro.
Entre 15 de Novembro de 1953 e 7 de Março de
1954 realizou mais uma viagem de instrução de
guardas·marinhas dos cursos ItPrlncipe Perfeito!! e uGíl
6.a comissio de serviço no ultramar
EanesQ e representou a Marinha e o País nas Come·
Na índia Portuguesa. Largada de Lisboa em 31 de
Agosto de 1947, sob o comando do capitão·de·fragata moraçôes do 4. o Centenário da Fundação da Cidade
de S. Paulo. Visitaram também Cabo Verde, Guiné, S.
Manuel Luis de Bastos, desde 13 de Maio de 1945, e
Tomé. Angola, Cape Town, Santos, Rio de Janeiro, etc.
regresso em 22 de Maio de 1949, tendo estado ausen-
Em Santos desembarcou uma força que tomou par.
te cerca de 21 meses.
te num desfile militar, sendo muito ovacionada pela
A comissão decorreu sem nada de especial a assi·
população.
nalar, tendo o navio visitado muitos portos, nacionais
e estrangeiros.
7.a comissi o de serviço no Ultramar
8.a comissio de serviço no Ultramar
PériplO de África. Largada de Lisboa em 31 de Ou· Largada de Lisboa em 29 de Setembro de 1955, sob
tubro de 1949, sob o comando do capitAo-de·fragata
o comando do capitão·de-fragata António Garcia Bra·
Manuel Melo de Carvalho. Regresso em 31 de Março
ga. Regresso em 16 de Maio de 1964. Duração da co-
de 1950. Duração da comissão 5 meses. Anteriormen- missão, cerca de 9 anos.
te, de 1 a 31 de Agosto, efectuou uma viagem de ins-
Durante este tempo efectuaram·se as seguintes
trução de cadetes do 2. o ano da Escola Naval a portos
rendições da guarnição: em 22 de Dezembro de 1956,
do Continente e ilhas Adjacentes.
a primeira. assumindo o comando o capitão-dg.fragata
Nesta viagem, que foi de instrução de guardas· António Manuel Vasco da Gama Braga de Sá Teixei-
-marinhas do curso IeD. Francisco de Almeida» e ma-
ra; em 26 de Setembro de 1958, a segunda, assumin·
quinistas navais e de administração do curso «Pedro
do o comando o capitAo-tenente José Rodrigues Pinto
Álvares Cabraln, o navio escalou os portos de Funchal, (entre 27 de Agosto e 26 de Setembro, desempenhou
S. Vicente, Bissau, Luanda, Lobito, Moçâmedes, Lou·
as funções de encarregado do comando o primeiro·
renço Marques, Moçambique, Nacala, Porto Amélia,
·tenente José Manuel Torres Grincho); em 3 de Novem-
Aden, Suez, Port Said, La VaUeta, Gibraltar, Lagos e
bro de 1960 a terceira, assumindo o comando o capi-
Cascais.
tão-de-fragata Pedro Fragoso de Matos, e em 30 de Ou·
Em Moçambique prestou assistência ao paquete
tubro de 1962, a quarta, assumindo o comando o
capitAo-de·fragata António Júlio Malheiro do Vale. Foi
(1) - S6gundo no. COntou o entao NgUtldo-!enen!. Rocha esta última guarnição que trouxe o navio para Lisboa,
Calhorda, chefe do Serviço de ComUnJC8Çt1e$ do .Zarr;o., o .Barto- onde chegou em 16 de Maio de 1964.
Iomeu DJII!J.la.rgou de Colombo para Timor, levando a bordo o mdj· PrincipaiS eventos nesta comissão:
(fitado futuro governador da ilha, Inapect.or ÓJc.I.r Ruas. no dia 16
de Se!embro da J945. O .z.uco. recebeu ordens daquele para llIr· Estamos convencidos que o ItZarco. bateu, nesta
gar no dJa seguinra. o que aconteceu. comissão. todos os recordes anteriores de tempo. Fo·
O chefe da expt)dJçlo e o seu es!ado·major, que deverUiJ71 ler ram quase 9 anos e durante eles muitas coisas acon·
embarcado no . Banolomeu DilIa., já nlo o encontraram e embarca· teceram e das quais vamos dar conta:
Tam no RZarco •. O navio esteve t 7 meses na índia, 28 em Macau
ls!o conduziu a uma IIguernl_ enue ali doi. naVIos. comandada
pejos referido. chef_, cada um querendo chegar primeiro e aca· e 20 em Timor. O restante em portos estrangeiros e
bando por chegarem no mesmo dia. a navegar.
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