Page 54 - Revista da Armada
P. 54

... ~ .

                             ....  •  ti

































             ImprB5Sion/Ulta cerimónia durant811s comemorações referidas na (ato I, com li panicipaç40 da J J navios da NATO que tomlll1lm parte
             numa reviste naval realizada  no mesmo porto (fotos o/fJ[6Cidss pelo alm. A.  Calhorda}.
                Passava da  meia  noite,  uma  noite escura como    Gostaria de me conservar ali por mais tempo mas,
            breu, quando ao olhar para o través, avistei uma luz   não fazia ideia do que nos iria acontecer com o deslo-
            verde  muito  perto,  pelo  que manobrei,  guinando e   camento  da  tempestade,  nem  tinha,  senão  muito
            aumentando  a  velocidade,  e  chamei  por  fonia  por   vagamente, ideia da nossa posição.
            ttnavio  desconhecidOIl,  dizendo·lhe  que  estávamos   O combustível era outra grande preocupação.
            muito próximos, na esperança que ele nos visse tam·     Por estas razões tinha que sair daquela zona agra·
            bém e  manobrasse.                                  dável  tendo optado  fazê-lo  pelo  quadrante  NW  do
                Foi a única vez, durante a guerra, que estabelece-  tufão, que é considerado o mais safo. Assim, pelas 6
            mos os faróis  de navegação durante a  noite.       horas, guinámos nessa direcção à velocidade de 6 nós,
                O mar castigava fortemente o navio. Um vagalhão   a menor a que o navio governava, voltando a encontrar
            levantou-lhe a popa, pondo os hélices fora de água e   as condições em que navegámos antes de entrar no
             fazendo·o estremecer todo. Vi-me obrigado a  reduzir   olho do tufão. Mergulhando de proa na cava das vagas,
            a velocidade, afastando-me ainda mais dos restantes   com os hélices fora de água e a trabalhar em seco, gal-
             navios.  Entretanto a  luz  verde desapareceu,  mas  o   gávamos as cristas, mergulhávamos  novamente nas
            certo é  que o  facto  de me ter afastado fez com que,   cavas  seguintes ... enfim,  um  verdadeiro  festival  de
            sem querer, levasse o navio a entrar no centro, ou olho,   balanço, vento e surriadal A altura dos olhos de quem
            do tufão.  E  foi  o  llnico a  quem tal sucedeu ...   ia na ponte alta era de 8.4m, em mar plano e a altura
                Dávamos balanços de 55°, o  que é  muito,  mas o   das vagas oscilava entre os 15 e os 18m. Eram verda·
            que mais me preocupava era saber que a  inclinação   deiras montanhas de água ...
            crítica era de 72°  e,  se a  atingíssemos, seria o  fim!   Esta dança macabra durou até ás 7 horas, quando
                O barómetro descia assustadoramente, chegando   mar e  vento começaram a  amainar um pouco. Cerca
            aos 686 mm (a pressão normal ao nível do mar, como   das  8  horas as condições  já  permitiam  localizar  os
            se sabe. é  de 760mm).                              estragos.
                Cerca das  5  da  manhA, o  barómetro começou a     As bombas de  profundidade tinham ido  no  mar;
            subir. À  nossa volta a  escuridão era total. O  vento e   as caixas de detonadores tinham saído dos respectI·
            a  chuva continuavam a  fustigar o  navio.          vos suportes e rolado perigosamente pelo convés; as
                Pouco depois,  porém,  pareceu-me começar a  ver   bombas de profundidade colocadas nos tubos dos moro
  I         mais  claro  à  proa e  repentinamente,  atravessámos   teiros  (com a  inclinação, para cima,  de  45°) tinham
            fortes cortinas de chuva e  surriada e  ...  entrámos no   caldo deles e ido também borda fora; o turco de carga
            olho do tufão! Que sossego ...  Calma de vento e  mar   dos  torpedos  fora  arrancado  e  levado  pelo  mar ...
            chão! A nossa volta via-se perfeitamente um cilindro    Alguém  me  trouxe  o  que  restava  da  bandeira
            escuro de chuva. Já amanhecia e notava·se a claridade   nacional· apenas uma tira de lona com os dois gatos
            do  sol por cima das nuvens.                        para ligação ás adriçasl
                Mantivemo-nos cerca de meia hora dentro do olho     Ocasiões houve em que receei que o navio se par-
            do tufão. que tinha cerca de 1400m de diâmetro.     tisse em dois e as inclinações eram tão grandes que

            16
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59