Page 351 - Revista da Armada
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guamição: de 17 a 22 de Setembro, a fraga- Souan·, .. Dul'llllce-, comandados respectiva·
la inglesa HMS _Fawar», comandada pelo mente pelos CMGs Bunschell, Durand, CFR
CTEN D. C. Bryce, com uma guarnição de Collonnier. CTEN Paulmier, com 782 ofi·
39 homens: de 27 de Setembro a I de Outu- ciais. sargentos e praças: de 23 de Ol.ll'lbro
bro, os navios ingleses HMS "Invencible- e a II de Novembro. o navio--escola alemão
HMS "Edimburgh», comandados respoctiva. ..Gorch Fock», comandado pelo CMG hruno
mente pelos CMG J.G. Tolhurst, CFR A.P. Von Schnurbein, com 217 oficiais, aspiran-
Dickson, com 1333 oficiais, sargentos e pra- tes, sargentos, furriéis, praças e civis.
ças (o .. Invencible- trazia embarcado o
VALM Nicholas Hill·Nonon, a1mirante·
-chefe da terceira flotilha); de 4 a 8 de Ouru·
bro, o submarino francês .Junon. comandado
pelo CTEN Andrieu, com uma guarnição de
56 homens: de2l a 25 de Outubro, uma for-
ça naval francesa, composta pelos navios
"TOIJrville.. ..La Motte-Picquet., .cDT
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A _Cone RMI .. saindo ptlra provtJS Ik mar. Em o NRP .coRTE REAL.
I ." púmo Mla·u a tzglUlgem de um grondt! M\'IQ
mi aperiblda de máquinaJ, tllrorodoooctlÍl (/o«J EM PROVAS DE MAR
do CT'EN Akgrt! Bra/lM).
Realizou-se rec:enlemente, com pleno !Ai. mente o sistema MNS 2000, que se mostrou
to, a primeira fase das provas de mar do NRP de muita confiança e rigor.
.. Cone Real., a terceira e última fragata do Os movimentos da _Cone Real», nave-
tipo MEKO 200 P, da classe .. Vasco da Ga· gando sob bandeira alemã, no porto de Kiel
1118.». Esta fase de provas, que decorreu en· e conduzida por uma guamiçlo do estaleiro,
tre 29 de Julho e IOde AgoslO no mar Báltico, atraíram a atençio de alguns navios de guer-
incidiu na úea da plaUlforma e será comple- ra de países ribeirinhos do mar Báltico, n0-
tada, em princípios de Ourubro, com uma se- meadamente de navios sovi~ticos, polacos e
gunda fase que testará o sistema de combate. suecos.
nomeadamente as armas e os sensores. Para a1i!:m de muilos t6c:nicos do estalei·
AI provas executadas pennitiram avaliar ro e das empresas associadas, embarcaram
as excelentes .. perfonnanoes. da instalação no navio os CMO Brito Afonso, José de F~i·
propulsora, que excedeu muito significativa· tas e CFR Martins Benencoun, membros da
mente a velocidade contratual de 31.7 DÓS . delegação de Hamburgo da _Missão para a
As rápidas acelerações bem como a reduzi- Con.struçio das Fragatas da Classe .. Vasco da
da dist.lncia necesstria para uma pangem de G~, bem como um grupo de elementos
emerg~ncia, ambas fruto das caracterfsticas pertencentes 1 futura guarnição do navio. Este
das turbinas a gás, são aspectos marcantes, grupo, para ali!:m dos futuros comandante e
a assinalar. Para a1~m da instalaçAo propul- imediato, incluía todos os oficiais e .ur-
sora, foram tamlXm testados o leme e deter- gentos do departamento de propulsio e ener-
minados os elementos evolutivos, os gia, os chefes dos serviços de navegaçio
geradores e a instalaçio el&:trica, o sistema e abastecimento e airxla CUltOS sargentos e
de ar condicionado e as frigorfficas. No 1m- praças.
bilo dos serviços gerais o navio utilizou am- A _Corte Real» senl enlregue à Marinha
bos os ferros e amarras e arriou e testou a Ponuguesa em cerimónia oficial na terceira
embartaçio. Os equipamentos de navegaçio semana de Novembro, nas instalações dos es-- •
foram também objecto de alençlo, nomeada· taleiros HDW, em Kiel, na Alemanha. Pos-
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