Page 376 - Revista da Armada
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da  Segurança  Social  - tEFP  -                                                  rem  soluções de  continuidade,
        estabelecer os  critérios mais                                                    na  nossa  filosofia  de  formação
        adequados,  para  que  uma  cor-                                                  de pessoal.
        recla  e eficaz comparação e
        certificação de qualificações  e
        de  aplidões  profissionais,  entre                                               Conclusão
        as  diversas  especializações  da
        Marinha e as  profissões e famí-                                                  Há  profundas  mudanças em
        lias  profissionais civis,  possam                                                curso, quer ao nível organizaci-
        ser fixadas.                                                                      onal, quer mesmo  nos domínio
          Para a definição de tais crité-                                                 os  dos  conceitos,  dos  normati-
        rios são considerados, como re-                                                   vos e dos procedimentos.  Mas,
        levantes, os seguintes aspectos:                                                  a avaliaç~o que possamos fazer
                                                                                          de  todo  o passado,  não  pode
          a.  As  acções  de  formação                                                    significar a.penas  a  busca  da
        desenvolvidas  pela Marinha                                                       prova  do  que  esteve  e cstá
        têm, como finalidade  determi-                                                    incorrecto ou  ineficaz,  antes
        nante, a satisfação das suas pró-                                                 deverá  ler  por  objectivo  a
        prias necessidades em profissio-                                                  melhori;}  do que de positivo e
        nais altamente qualificados.                                                      correcto existia e existe.
          Considera-se,  assim,  que tão   diversos tipos de acções de for-  ros,  Manobra,  Fuzileiros e   Ê à formação que cabe construir
        nefasto  seria  manter o sislema   mação, permitam:        ou Iras).  Dispondo  de   e percorrer a ponte  necessária
        de formação da  Marinha desin-  (1)  A escolha,  por  parte do   diversas  especialidades   entre o antes, o agora e o futuro.
        serido  do sistema de  formação   formando,  da sua própria   imediatamente compará-  Dentro  desta  perspectiva,  con-
        geral  do  País,  como aceitar  a   carreira.  Obviamente,   veis  a  profissões  elou   sideram-se fulcrais os seguintes
        derrogação daquela  finalidade   dentro de parâmetros a    famílias  profissionais   pontos:
        em  favor  de acções de  forma-  definir, particularmente   civis,  a Marinha  poderá
        ção,  que  tivessem  por exclusi-  os que digam  respeito  à   definir as normas que per-  1.  O sistema de fomlação  da
        vo  objectivo suprir  eventuais   i ntercomu n icabi I idade   mitam  a concretização   Marinha tem-se revelado consis-
        carências sentidas a nível civil.   vertical  de  carreiras,   daquela  universalidade,   tenlemente válido  para a forma-
                                        tendo  em  conta  os  inte-  sem pôr em causa as suas   ção adequada dos  profissionais
          b.  A modularização dos  cur-  resses  das  partes envolvi-  próprias  necessidades e   de que a Marinha necessita.
        sos possibilita que as acções de   das (a  Marinha e os mili-  recursos disponíveis.
        formação assumam capacidade     tares  que  nela  preslam                           2.  A flexibilidade provada do
        capitaliz<'ivel  ao  longo de  um   serviço);            e.  Os novos  regimes de pres-  sistema  de  formação  da  Ma-
        dado  perfodo  de  tempo.  Este   (2)  A aplicação  universal  dos   tação  de  serviço  militar  -  rinha  permite  reconhecer  po.
        período, de extensão desejavel-  incentivos  aos  militares   Voluntariado e Contr.1to - estão   tencialidades  suficientes  para,
        mente inferior a dez anos, seria   em  RVIRC,  visando  ga-  inseridos,  sem  significativas   em  tempo oportuno e de  acor-
        balizado  por  um  curso  inicial   rantir  a  igualdade  de   perturbações do ponto de  vista   do com os recursos postos à sua
        de promoção a Marinheiro IRC    oportunidades às especia-  de formação de pesso.ll, no sis-  disposição, dar  respostas  às
        ou QP, ~ ano, nível  1 ou  2 de   lidades sem  marcada cor-  tema  de educação e treino da   novas exigências estatutárias.
        qualificação profissional) e por   respondência  no  âmbito   Marinha.  De  facto,  os  cursos
        um  curso  final  de  promoção a   civil  (classes  de  Artilhei-  que,  estatutariamente,  deverão   3.  A mesma  flexibilidade
        sargento,  que  culminaria  um                         ser  frequentados  como  forma   facilita  um  diálogo atento,  pro-
        processo de  formação  equiva-                         de  acesso  àqueles  novos  regi-  fundo  e  imediato,  com  outros
        lente ao  (2 ano de escolarida-                        mes,  integram-se, sem  provoca-  sistemas de formação (em parti-
                 Q
        de e ao  nível 3 de qualificação                                                  cular os  dos  Ministérios da
        profissional.                                                                     Educação, e do  Emprego e da
          c.  A opção  por  formas  não                                                   Segurança Social), no  sentido
        presenciais de  aprendizagem                                                      do estabelecimento de equiva-
        para  a  formação  académica                                                       lências e equiparações de qua-
        (sacio-cultural  e científica)  de                                                 lificações e de aptidões profissi·
        todos  aqueles  que  não  a                                                       onais, salvaguardada que seja a
        tenham  já  adquirido através do                                                  satisfação  das  necessidades
        sistema regular de ensino nacio-                                                  específicas da Marinha e a uni·
        nal.  Esta  solução conduzirá  à                                                  versalidade  no  tratamento das
        utilização da  formação  presen-                                                  suas diversas especialidades.
        ciaI.  exclusivamente  para  as
        áreas  técnica,  tecnológica  e                                                     4.  Os  acordos  ou  protocolos
        prática,  e para  a componente                                                    obtidos através de missões con-
        científica  que  revista  carácter                                                juntas,  que  concretizem  O
        marcadamenle profissionalizan-                                                    exposto anterionnenle, deverão
        te, proporcionando, seguramen-                                                    conduzir ao  reconhecimento,
        te,  melhores  índices  custol                                                    como  um  todo,  do sistema  de
        lefic<'icia. A equiparação deverá,                                                formaçã.o da Marinha, integran.
        sempre,  permitir o prossegui-                                                    do-se  no sistema global de for-
        mento de estudos.                                                                 mação do  Pais,  com  o estatuto
                                                                                          de  entidade certificadora  de
          d.  A definição  de  percursos                                                  qualificação e de aptidão  pro-
        de  formação  que,  através  de                                                   fissionais, dentro das  normas
        encadeamentos  lógicos  de                                                        em .... igor.           .t
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