Page 375 - Revista da Armada
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Gravura da fxh;Jf/,) elo IIlSlilulO
               Supeflor Naval de Guerfd
              ru JU/o<ld elo CDmdnddnle
                     Sous.l Mdcholdo
       terial  e,  sobretudo,  de ordem
       financeira e humana.
        Buscando  a optimização  da
       formaç,'io  humanística  e técni-
       ca  dos seus homens,  por forma
       a satisfazer as  necessidades  da
       instituição  e  rentabilizar  os
       recursos colocados à sua dispo-
       sição,  a  Marinha  procurou ,
       desde  os  finais  da  década  de
       70,  estudar e analisar os  siste-
       mas  de  formação  de outras
       Marinhas  suas  parceiras  na
       NATO.  Desse esforço, resultou
       a reformulação  total,  conquan-
       to  que gradual,  da  filosofia  da
       formação  até  então  em  uso,
       com  consequências  imediatas
       n05 métodos, meios, conteúdos
       e procedimentos  a utilizar  no
       processo  de ensino-aprendiza-
       gem.
         Esta nova filosofia, assente na
       Teoria  dos Sistemas e designa-
       da,  na  Marinha,  por  Abor-
       dagem  Sistémica  ao  Treino,
       buscou  ainda  apoio em  novos
       conceitos,  processos e métodos
       da  Tecnologia  Educativa.  No
       ano  lectivo de  1981/1982,  ini-
       ciou·se um  perfodo experimen-
       tai,  abrangendo apenas os cur-
       sas de formação técnica básica,
       para  jovens  que cumpriam  o
       Serviço Militar Obrigatório.  Os
       resultados  obtidos,  foram,
       desde  logo,  muitíssimo signifi-
       cativos:
        - Quanto  ii  análise ocupa-
       cional,  levada  ii cabo num  uni-
       verso de centenas de funções  e
       de  milhares de tarefas,  possibi-  o ensino/forma-    sistema de  formação,  permitin-  da técnica e da tecnologia, eles
       litando  uma  definição  mais   ,ão profissional e     do  atingir  elevados  nfveis de   s6 darão  resultados  fiáveis  se
       rigorosa  destas e uma  drástica                       eficácia  no  que concerne  ~   dominados  e manejados  pelo
       diminuição nos  Indices de sub-  o servi,o militar     relação entre  os objeclivos  de   homem.  É.  pois,  imprescindf-
       aproveitamento do pessoal.                             aprendizagem  e as  tarefas  a   vel,  que a componente de for-
        - Quanto à  definição  dos   A Abordagem  Sistémica  ao   desempenhar no local de traba-  mação  humanística,  digamos
       objectivos de  aprendizagem,   Treino  e a Tecnologia  Educa-  lho,  ponderados que sejam  os   socio-cultural  e cientifica,  seja
       pennitindo reduzir a duração e   tiva  trouxeram  flexibilidade  ao   vários  tipos de constrangimen-  consistente,  válida  e,  se  não
       os custos  dos  cursos.  e,  ao                                tos  que  influem  no   obtida a montante da  formação
       mesmo  tempo,  ganhar em  efi-                                 processo  de ensino-  técnica,  tecnológica  e prática,
       cácia.                      ESCOLA+  NAVAL                     aprendizagem.      o seja paralelamente.
        -  Quanto  ao  sistema  de                                      Uma das possíveis   Havendo  disposições  estatu-
       avaliação da  aprendizagem  e,                                 consequências dessa   tárias  recentes  que delimitam
       mesmo,  da  avaliação  do                                      flexibilidade  é  o   os graus académicos e os nlveis
       desempenho no  local de traba-                                 desenho  modular   de  ensino/formação profissio-
       lho,  diminuindo consideravel-                                 dos  cursos,  procu-  nal,  ligando-os  à  progressão
       mente a carga subjectiva dessas                                rando  adequar  os   hierárquica  em  cada  uma das
       avaliações.                                                    perfis  de  formação   categorias de  pessoal  militar e,
                                                                      aos  perfis  profissio-  ainda,  às  formas  de  acesso aos
         A Marinha  tem  vindo,  desde                                nais  requeridos e ao   Quadros  Permanentes,  e tendo
       então, ii  reformular  todos  os                               modelo  de  progres-  em atenção o que anteriormen-
       cursos  que se encontram sob a                                 são  adoptado  na   te  se  referiu,  a Marinha  procu-
       égide da  Direcção do  Serviço                                 carreira.          ra,  neste  momento, e em  con-
       de  Instrução e Treino,  fixando-                                Sabe-se,  por outro   junto  com  o  Ministério  da
       -se definitivamente  no  modelo           lbiffnirt·           lado, que,  por maio-  Educação - GET AP e Direcção-
       da  Abordagem  Sistémica  ao                                   res  que  sejam  os   Geral de Extensão Educativa - e
       Treino, a partir de 1990.                                      avanços  da  ciência,   com o Ministério do  Emprego e '
                                                                                     REVISTA DA ARMADA ·  DfZEMBRO 92  1 3
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