Page 266 - Revista da Armada
P. 266

IXIRclelo JAte 932












       As outras fragatas da classe "Vasco da Gama",
       suas lIirmãs" mais velhas, já se
       habituaram a participar em exercícios
       internacionais. Agora foi o N.R.P. "Corte
       Real" (F 332) que se illtentaciollalizoll nos
       mares da Escócia, onde participou pela
       primeira vez no JMC 932. Juntamente
       estiveram envolvidos navios e aviões de 11
       países diferentes.


             fragatíl  "Corle Real"   receberá duas  fragatas do tipo
             largou  da  BNL  no dia   Mek0200.
       A 31  de Maio,  navegou      No dia 7,  uma delegação de
       para o  mar do  Norte, entrou   oficiais, sargentos e  praças do
       no  Firth  de  Forth,  avistou   Departamento de Operações,   dante universitário que desa-  lado muito  proveitosa a  pre-
       Edimburgo  e,  no  dia  4  de   assistiu ao  "briefing"  do exer-  parecera há algumas semanas.   sença  a  bordo do 2SARG  R
       Junho,  atracou  na  HMNB   cído, enquanto, paralelamen-  Cumprida esta  dolorosa  tare-  Leitão,  que há apenas duas
       Rosyth,  para iniciar a sua par-  te,  decorriam  várias séries de   fa,  segu iram-se numerosos   semanas concluíra o curso de
       ticipação no JMC 932.       "treino  no  porto", com ênfase   exercícios de crescente com-  controlador de helicópteros, e
         O  "Join! Maritime Course",   para  as comunicações e "data   plexidade, com especial ênfase   que,  pela  primeira  vez,  apli-
       ou abreviadamenle JMC 932, é   links" .                na  cooperação  aeronaval,   cava  os seus  conhecimentos  a
       um exercício conjunto,  regu-  No  dia 8  o  navio  largou   salientando-se o facto de, pela   bordo de um navio português.
       larmente organizado pela  Ma-  para  o  mar,  iniciando-se a   primeira vez, o navio ter efec-  Ainda  durante esta  fase,  foi
       rinha  e  pela  Força  Aérea  Bri-  "fase  de exercícios seriados",   tuado fogo real contra cosia.   efectuada a  abordagem  e a
       tânicas, no qual  participam   que incluíram a p.lssagem por   No dia  12  deu-se início à   vistoria  de um navio  mercan-
       navios e aviões de outros paí-  um campo de minas através   "fase de combate", que consis-  te, que apoiava as forças opo-
       ses, tendo sido este o segundo   de um canal dragado. A guar-  tiu  na  simulação de um cená-  sitoras, um  tipo de acção que
       exercído realizado no corrente   nição da  "Corte  Real"  teve,   rio  multi-ameaça, de tensão   se tem tomado muito frequen-
       ano.                        e ntão,  a  oportunidade  de   crescente entre as duas forças   te nos novos cenários interna-
         Pela  primeira vez,  uma fra·   assistir ao rebentamento de   opositoras, a qual culminou   cionais.
       gata  da  classe  "Vasco  da   uma mina real, a curta distân-  com a abertura das hostilida-  No dia  18 de 1unho, o N.R.P.
       Gama"  participou  naquele   cia do navio.             des e os consequentes ataques   "Corte Real"  atracou  no porto
       exercício.  que decorreu  entre   Porém,  ii  tarde foi  ensom-  simulados de ambas as forças.   de Leith, que serve a cidade de
       os dias 4 e  18 de Junho,  no   brada pelo avistamento de um   Durante esta  fase,  a  fra gata   Edimburgo, e,  no dia  20,  a
       qual  estiveram envolvidos 20   cadáver, que, após  ter sido   "Corle  Real"  desempenhou,   equipa de futebo l do  navio
       navios de superfície,  11  sub-  recolhido e entregue às autori-  durante vários dias,  a função   defrontou a equipa do HMS
       marinos e cerca de 70 aerona-  dades locais, veio a ser identi-  de controlo dos aviões de luta   "La ncaster", tendo  vencido
       ves,  provenientes de 11  dife-  ficado como  um  jovem  estu-  anti-submarina, tendo-se Teve-  pela expressiva marca de 6-3.
       rentes países, quer da  NATO,                                                       No  dia seguinte, o exercício
       quer da Commonwealth.                                                              1MC 932  foi  conduído com  o
         O exercício constou de 5 fa-                                                     "debriefing"  final, onde foram
       ses,  respectivamente, prepa-                                                      discutidos  e  apreciados os
       ração e  "briefing", treino no                                                     ensinamentos recolhidos, e
       porto,  fase seriada, fase de                                                      onde o  "Joint Maritime Ope-
       combate e,  por fim, o "debrie-                                                    rational Training 5taff " ou
       fing" .                                                                            jMOT5 encerrou  a  sessão,
         No dia da chegada, o navio                                                       citando uma  frase extraida de
       ofereceu  uma  recepção  à                                                         um dos relatos apresentados
       pequena comunidade portu-                                                          pelo N.R.P. "Corte Real  n  •
       guesa  residente na  Escócia, a                                                     Na  tarde desse mesmo dia
       que assistiu Mr.1ames Hall, o                                                      21, o  navio saíu o porto e ini-
       cônsul  honorário de Portugal                                                      ciou a sua viagem de regresso
       e,  no dia  seguinte,  um grupo                                                    a  Portugal, tendo atracado na
       de 15 oficiais neo-zelandeses                                                      BNL no dia 25 de Junho.   .t.
       visitou  demorada mente  °
       navio, uma vez que a Marinha                                                          (Co/abom~ do amwmlo do N.R.P.
       da  Nova-Zelândia, em  1997,                                                                       ·Corlt Rml")
       12  AGOSTO 93 - REVISTA  OA ARMADA
   261   262   263   264   265   266   267   268   269   270   271