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A natação na Marinha
                         A natação na Marinha


                                                       1ª Parte


              screver sobre o tema em  1969 exprimia a situação da
              epígrafe é, em primeira  seguinte forma: “O problema
         Eanálise, escrever sobre o  da natação da Armada tem
         papel educativo e social que a  merecido especial cuidado da
         Marinha tem desenvolvido  parte desta Repartição, dada a
         junto da população militar e  gravidade que ele assume,
         civil.                    quer pela quantidade de indi-
           As actividades físico-des-  víduos que continuam a não
         portivas têm sido frequente-  dar as garantias mínimas de
         mente entendidas segundo  segurança, quer pela sua
         uma perspectiva redutora,  repercussão no treino físico
         dimensionando excessiva-  do pessoal, quer ainda pela
         mente uma das vertentes sob  precaridade de meios que a
         a qual podem ser analisadas.  Armada dispõe para ministrar
         As vertentes utilitária e des-  o seu ensino.”
         portiva, assim como a ocupa-  Com efeito, segundo o
         cional e a terapêutica têm um  mesmo documento, apenas  de educação Física e as neces-  necessário criar condições
         papel social importante, não  40% de praças que termi-  sidades operacionais de fu-  ambientais e organizacionais.
         sendo aconselhado menospre-  navam a instrução militar  zileiros e mergulhadores entre  Muitos dos que passaram pela
         zar nenhuma delas.        básica (ITE), revelavam falta  outros, também contribuiram  Escola de Fuzileiros, em Vale
           Tentaremos demonstrar, nas  de segurança em natação.   para a necessidade da gene-  de Zebro, ainda se lembram
         linhas que se seguem, como a  Outro documento elabora-  ralização da instrução a todos  das aulas na doca! Também
         Marinha tem contribuído para  do em 1973 é mais drástico, ao  os que prestam serviço neste  no Alfeite muitas aulas foram
         a incorporação de conceitos                                                    dadas aos Cadetes da Escola
         que favorecem a compreensão                                                    Naval e não só, na piscina
         e a generalização da prática da                                                descoberta em condições de
         natação no contexto das activi-                                                temperatura menos agra-
         dades físicas.                                                                 dáveis. A instrução até à cons-
           Meio a sério, meio a brincar,                                                trução de piscinas cobertas so-
         houve quem afirmasse que                                                       corria-se dos meios que tinha
         para ser marinheiro não era                                                    ao seu alcance e que era o
         preciso “saber nadar”.                                                         reflexo dum País ainda não
           Era uma afirmação jocosa                                                     desenvolvido e economica-
         baseada no pressuposto da                                                      mente empenhado numa
         existência de navios, embar-                                                   guerra.
         cações e medidas adequadas                                                       A construção de piscinas
         que garantiam a segurança  afirmar que apenas 2% dos  Ramo das Forças Armadas.  cobertas nas Unidades em
         dos que prestavam serviço na  indivíduos que terminaram o  Mas “Roma e Pavia não se fize-  terra no Grupo Nº1 de Escolas
         Marinha, mas que também   período de treino básico (PTB)  ram num dia” diz o ditado...  da Armada em Vila Franca de
         poderia funcionar como des-  podiam sobreviver no mar.  À medida que a necessi-  Xira, na Escola de Fuzileiros
         culpa face ao elevado número  Mas outras razões para além  dade de generalizar o ensino  em Vale de de Zebro, e no
         de elementos que “não sabiam  da questão da segurança  da natação a todos os elemen-  Centro de Educação Física da
         nadar”.                   havia que ponderar.        tos que fazem serviço na  Armada, poderão ser encara-
           Um documento datado de    A formação de monitores  Armada se fazia sentir, o  das como um luxo para esses
                                                              corpo de técnicos especializa-  homens que tanto souberam
                                                              dos em Educação Física que  dar à Armada Portuguesa
                                                              prestam serviço na Marinha,  com o seu espírito de sacrifí-
                                                              quer em serviço militar obri-  cio! Obviamente que a estru-
                                                              gatório, quer em regime de  turação do ensino de maneira
                                                              contrato, assim como os Ofi-  consequente não podia dis-
                                                              ciais especializados em Edu-  pensar estas instalações, pelo
                                                              cação Física ajudaram a incul-  que elas foram um passo
                                                              car uma cultura física em que  importante nessa direcção.
                                                              “saber nadar” era uma com-  Contudo, não bastava ter
                                                              petência que qualquer cida-  instalações. Era necessário es-
                                                              dão deveria possuir.      tabelecer objectivos e organi-
                                                               Face a acções concertadas e  zar a instrução.
                                                              persistentes, este “saber” pas-  Neste sentido, as primeiras
                                                              sou a estar em pé de igual-  questões que se colocaram aos
                                                              dade com o “saber ler e escre-  mentores dum programa para
                                                              ver”. Mas, para passar da  combater o “analfabetismo
                                                              intenção à concretização era  aquático” e que respondessem

         30 NOVEMBRO 98 • REVISTA DA ARMADA
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