Page 357 - Revista da Armada
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às necessidades da Marinha Ora, hoje, para o aulas destinados àqueles que
em terra e no mar, eram: pessoal militar na estão inadaptados (IN) e
• O que se entende por “saber Marinha- e não esta- outro com doze aulas para os
nadar”? mos a falar de moni- que estão adaptados insufi-
• Qual o grau de exigência tores e técnicos de cientemente (AI). Estes últi-
aceitável para o seu pessoal? natação-é consensual mos, na sua grande maioria,
• Que tipo de instrução deve que “saber nadar” são os que tendo frequentado
ser ministrado? consiste numa adap- o CAMA de vinte e quatro
Poderá parecer um deva- tação do ser humano aulas, ainda não conseguem
neio intelectual querer res- na forma como se dominar o controlo respi-
ponder à pergunta: O que é equilibra, desloca e ratório.
“saber nadar”? Mas, a respos- respira quando está Cabe aqui referenciar que
ta condicionava os objectivos colocado na água. todos os militares da Armada
a alcançar. Para aqueles que Com efeito, a adop- têm de frequentar um CAMA
estão ligados ao ensino da ção do equilíbrio hori- durante a sua formação bási-
natação convém ilustrar esta zontal favorece a uti- ca. Mas a Marinha, no Centro
questão com a resposta que se lização dos braços na de Educação Física da Arma-
segue à pergunta formulada: deslocação enquanto da (CEFA), segundo o Plano
-Se “saber nadar” consiste a cabeça tende a mer- de Actividades Internas de
apenas na capacidade de gulhar condicionando Marinha (PAIM), promove
deslocamento na água, parece a respiração. Assim, a anualmente qutro Cursos,
óbvio que não é necessário metodologia de ensi- dois para AI e dois para IN,
aprender a coordenar a respi- no deveria respeitar esta pers- Todo o pessoal militar pas- procurando abranger todo o
ração com os movimentos... pectiva “adaptativa” do ser sou a estar sujeito à aferição seu pessoal, particularmente
Na época em que esta humano quando colocado do seu nível de adaptação à aquele que não teve oportu-
questão foi formulada ainda num meio que não é o seu e água, estando determinado nidade de alcançar as com-
imperavam no ensino da teria de considerar como bási- que o NAMA I é o mínimo a petências mínimas exigidas
natação os métodos analíticos co o controlo respiratório. exigir do pessoal militar e que no meio aquático.
que provavelmente alguns de Na verdade, é o controlo consiste actualmente na Mas será que de algum
nós ainda experimentámos. respiratório que melhor ex- capacidade de executar as modo todo este trabalho se
Um deles consistia em colocar pressa esta adaptação. seguintes destrezas : repercute?
um cinto no aprendiz de Mas eis que surge uma • Nadar 25 mt com controlo Acreditamos que sim. De
nadador. nova questão decorrente do respiratório; acordo com os dados a que
Este cinto estava ligado a que acabámos de expor. • Apanhar uma manilha colo- tivemos acesso desde 1984 já
um cabo que por sua vez esta- Um nadador que nada 400 cada a 2mt de profundidade. foram abrangidos por estes
va fixo a um engenho por mt Estilos (Mariposa, Costas, É oportuno referenciar que CAMA ministrados no CEFA
cima do executante que ficava Bruços e Livres) está mais a criação de níveis de adap- 2210 militares.
assim, semi suspenso enquan- adaptado do que aquele que tação na Marinha constituiu Alguns repetem o Curso.
to executava os movimentos. apenas consegue nadar 25 mt. um valioso contributo para o Temos consciência que quan-
Na Marinha, também o uso Existem, pois, muitos graus ensino da natação. to mais tarde se processa a
de flutuadores associados aos de adaptação...! Houve então Não temos conhecimento aprendizagem mais lenta e
movimentos executados fora necessidade de estabelecer de outros níveis que tivessem difícil ela é.
de água pretenderam consti- esses graus, que passaram a sido estabelecidos pelas colec- • Mas de que maneira se re-
tuir-se em método alternativo. denominar-se Níveis de tividades nessa época e onde percutem os efeitos deste pro-
Existem documentos da Adaptação ao Meio Aquático o ensino da natação já estava grama, poderão perguntar al-
mesma época que contestam a (NAMA) de maneira a possi- há muito enraizado. guns dos que nos estão a ler?
metodologia e a perspectiva bilitar aferir como e quanto Acreditamos que a divul- Os resultados podem ser in-
redutora do ensino da natação cada um sabe nadar. Inicial- gação dos NAMA em artigos terpretados, quer pela previsí-
que se resumia quase exclusi- mente os NAMA eram três, na imprensa especializada foi vel diminuição de acidentes,
vamente ao ensino da técnica tendo sido posteriormente um dos factores que poderá quer pela melhoria da presta-
de “Bruços”. alterados para quatro. ter contribuído para a genera- ção! A falta de segurança é mais
lização da sua adopção. Hoje, notória na presença do acidente
todas as colectividades têm do que o trabalho da sua pre-
graduado o ensino nas suas venção. Tal como muitas vezes
escolas de natação estabele- acontece com a saúde, apenas
cendo níveis de acordo com a a sua falta nos faz perceber o
realidade da sua população e quanto ela é valiosa. Todavia,
público alvo. se esta é uma leitura pela nega-
Para ser possível fazer a tiva, a melhoria da prestação
exigência do cumprimento expressa nos Campeonatos de
dum nível mínimo foi neces- Marinha e das Forças Arma-
sário criar condições para to- das, reflecte em primeira
dos aqueles que seriam sub- análise uma organização e um
metidos ao teste pudessem trabalho cuidadoso.
frequentar um Curso de
Adaptação ao Meio Aquático,
adiante designado por CAMA.
(Colaboração do Professor Cantarino
Estabeleceram-se dois CA- de Carvalho e do Centro de Educação
MA: Um de vinte e quatro Física da Armada)
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 98 31