Page 132 - Revista da Armada
P. 132
da ponte em 1985, e do qual não se co- MERGULHADORES DA ARMADA
nhecia a sua localização. Na manhã do dia DESTACAMENTOS DE
19, foi efectuado um segundo mergulho, MERGULHADORES SAPADORES
Fotos do IH
numa posição a cerca de 20 metros da
posição do primeiro eco tendo-se identifi- Na sequência da tragédia ocorrida na
cado uma estrutura metálica com tecidos, ponte de Entre Rios, no dia 4 de Março, foi
que se veio a confirmar como o autocarro dada ordem de intervenção aos Mergu-
acidentado. No dia seguinte foi iniciado o lhadores da Armada.
resgate das águas do rio, operação que se No dia 5 de Março, pelas 4 horas, uma
revelou morosa e com grandes dificul- secção de mergulhadores dos DMS’s, cons-
dades técnicas. tituída por 2 oficiais, 1 sargento e 8 praças,
Planeamento de operações.
Actualmente prossegue o processo de encontrava-se pronta para partir em mis-
proporcional ao cubo da distância, passaria validação dos diferentes alvos. são.
despercebida no valor do campo magnético Desde o início dos trabalhos foi permiti- Ao longo desse mesmo dia, outra
local, afectado pela geologia, por grandes do o acesso dos familiares dos sinistrados secção, constituída por 1 oficial, 2 sargen-
massas de ferro existentes nos cais de atra- às embarcações em operação e posterior- tos e 10 praças era mantida em prontidão,
cação, nos batelões e nos destroços da ponte. mente aos “media”, por forma a que aguardando a análise preliminar às
No dia 7, foi decidido colocar uma pla- pudessem observar as operações em condições efectuada pelos mergulhadores
taforma de apoio sobre o eco detectado, por curso, bem como os equipamentos utiliza- no terreno - pelas 20:30 foi dada ordem de
forma a proceder à sua identificação. A dos. Todas as informações disponíveis saída a esta secção.
medição de correntes no local indicava va- foram fornecidas em antecipação aos Ao chegar ao local, as equipas depa-
lores superiores a oito nós, o que não possi- familiares. raram com um cenário de angústia e
bilitaria à partida efectuar qualquer tentativa É de salientar a prontidão com que se expectativa, confrontando-se com con-
de mergulho. Foi decidido realizar um mer- disponibilizaram para cooperar nas buscas dições de trabalho extremamente adversas,
gulho assim que se reunissem condições diversas equipas estrangeiras especia- designadamente muita chuva, vento, um
mínimas de segurança. Numa primeira ten- rio “castanho” e uma corrente que ron-
tativa não foi possível ultrapassar os dois daria os 8 nós, inviabilizando qualquer
metros de profundidade. No dia seguinte, tentativa de mergulho.
realizou-se nova tentativa após concen- Durante todo o dia 6 e a manhã do dia 7,
tração de esforços com as barragens a mon- foram efectuadas buscas junto às margens,
tante do rio Douro e Tâmega, no sentido de rocegas por botes e posicionado um navio
não se efectuarem descargas, contudo as areeiro sobre um eco detectado a cerca de
condições meteorológicas não permitiram 100 mts da ponte acidentada e que tinha as
alongar estes esforços. Apesar da dimi- medidas aproximadas do autocarro desa-
nuição de caudal as correntes eram superi- parecido.
ores a seis nós. A tentativa de mergulho não Durante a tarde do dia 7 questionou-se a
permitiu ir além dos cinco metros numa Registador do Sonar Lateral. possibilidade de tentar um mergulho, ava-
profundidade de 12 metros. Só no dia 11 liado preliminarmente como impossível,
após concentração de esforços com todas as lizadas em mergulho e pesquisa, devido as condições físicas e meteorológicas.
barragens de ambos os rios, incluindo as nomeadamente de Espanha e França. Foi decidido que se utilizaria um equipa-
espanholas, foi possível efectuar cinco mer- Apesar de não terem constituído uma mento de montanhismo adaptado e uma
gulhos tendo-se identificado uma embar- solução alternativa, uma vez que o método plataforma estável. O mergulhador desceria
cação afundada. Após estes mergulhos, foi de operação e os equipamentos utilizados preso ao cabo de descida inclinado a favor
retirada a plataforma de apoio a fim de são semelhantes aos nossos, o contacto foi da corrente através de um arnês de alpinis-
prosseguirem as pesquisas no local. muito proveitoso, tendo permitido a troca mo, comunicando com a superfície por uma
Desde o dia em que foi feita a primeira de experiências e a discussão de métodos linha guia que serviria também para o içar.
identificação de um contacto de sonar, as alternativos para operação em condições Nesta situação, cientes dos perigos e
condições meteorológicas melhoraram si- além do limite.
gnificativamente, o caudal diminuiu e as Refira-se ainda que foi analisada minu-
partículas e os detritos transportados pelo ciosamente a viabilidade de execução de
rio diminuíram também, o que permitiu todas as ideias para a realização das buscas
uma melhoria significativa na qualidade e identificação dos contactos, apresentadas
dos registos obtidos. por empresas e particulares, nacionais e
Prosseguiu o levantamento de sonar la- estrangeiros.
teral ao longo do rio em troços de 2 km, até No período de 19 a 23 permaneceu no
à Barragem de Crestuma e de multifeixe, local uma equipa holandesa com cães espe-
até 10 Km a jusante do local do acidente. A cializados na detecção de cadáveres, que
informação foi processada, cruzada e foram indicou áreas suspeitas.
definidos diversos alvos. Sobre estes foram Por último, é de realçar o auxílio da po-
feitas novas passagens, os registos foram pulação local que prontamente se dis-
processados e analisados, comparados ponibilizou para qualquer ajuda que fosse
novamente. Alguns alvos foram colocados necessária, dos donos dos areeiros que
para segundo plano, por provavelmente cederam embarcações, gabinetes para
corresponderem a afloramentos rochosos. montagem do centro de operações e guar-
Iniciaram-se no dia 17, sábado, os da de material, do pessoal das embar-
mergulhos para identificação dos alvos cações que foi inexcedível no seu apoio às
seleccionados. O primeiro revelou ser um operações e de todas as entidades
contentor de 12 metros utilizado como cais envolvidas, sem as quais não teria sido
flutuante que se teria libertado a montante possível levar esta missão a bom porto. Imagem 3D.
22 ABRIL 2001 • REVISTA DA ARMADA