Page 132 - Revista da Armada
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da ponte em 1985, e do qual não se co-  MERGULHADORES DA ARMADA
                                            nhecia a sua localização. Na manhã do dia  DESTACAMENTOS DE
                                            19, foi efectuado um segundo mergulho,  MERGULHADORES SAPADORES
        Fotos do IH
                                            numa posição a cerca de 20 metros da
                                            posição do primeiro eco tendo-se identifi-  Na sequência da tragédia ocorrida na
                                            cado uma estrutura metálica com tecidos,  ponte de Entre Rios, no dia 4 de Março,  foi
                                            que se veio a confirmar como o autocarro  dada ordem de intervenção aos Mergu-
                                            acidentado. No dia seguinte foi iniciado o  lhadores da Armada.
                                            resgate das águas do rio, operação que se  No dia 5 de Março, pelas 4 horas,  uma
                                            revelou morosa e com grandes dificul-  secção de mergulhadores dos DMS’s, cons-
                                            dades técnicas.                    tituída por 2 oficiais, 1 sargento e 8 praças,
         Planeamento de operações.
                                              Actualmente prossegue o processo de  encontrava-se pronta para partir em mis-
         proporcional ao cubo da distância, passaria  validação dos diferentes alvos.  são.
         despercebida no valor do campo magnético  Desde o início dos trabalhos foi permiti-  Ao longo desse mesmo  dia, outra
         local, afectado pela geologia, por grandes  do o acesso dos familiares dos sinistrados  secção, constituída por 1 oficial, 2 sargen-
         massas de ferro existentes nos cais de atra-  às embarcações em operação e posterior-  tos e 10 praças era mantida em prontidão,
         cação, nos batelões e nos destroços da ponte.  mente aos “media”,  por forma a que  aguardando a análise preliminar às
           No dia 7, foi decidido colocar uma pla-  pudessem observar as operações em  condições  efectuada pelos mergulhadores
         taforma de apoio sobre o eco detectado, por  curso, bem como os equipamentos utiliza-  no terreno - pelas 20:30 foi dada ordem de
         forma a proceder à sua identificação. A  dos. Todas as informações disponíveis  saída a esta secção.
         medição de correntes no local indicava va-  foram fornecidas em antecipação aos  Ao chegar ao local, as equipas depa-
         lores superiores a oito nós, o que não possi-  familiares.            raram  com um cenário de angústia e
         bilitaria à partida efectuar qualquer tentativa  É de salientar a prontidão com que se  expectativa, confrontando-se com con-
         de mergulho. Foi decidido realizar um mer-  disponibilizaram para cooperar nas buscas  dições de trabalho extremamente adversas,
         gulho assim que se reunissem condições  diversas equipas estrangeiras especia-  designadamente muita chuva, vento, um
         mínimas de segurança. Numa primeira ten-                              rio “castanho” e uma corrente que ron-
         tativa não foi possível ultrapassar os dois                           daria os 8 nós, inviabilizando qualquer
         metros de profundidade. No dia seguinte,                              tentativa de mergulho.
         realizou-se nova tentativa após concen-                                 Durante todo o dia 6 e  a manhã do dia 7,
         tração de esforços com as barragens a mon-                            foram efectuadas buscas junto às margens,
         tante do rio Douro e Tâmega, no sentido de                            rocegas por botes e posicionado  um navio
         não se efectuarem descargas, contudo as                               areeiro sobre um eco detectado a cerca de
         condições meteorológicas não permitiram                               100 mts da ponte acidentada e que tinha as
         alongar estes esforços. Apesar da dimi-                               medidas aproximadas do autocarro desa-
         nuição de caudal as correntes eram superi-                            parecido.
         ores a seis nós. A tentativa de mergulho não                            Durante a tarde do dia 7 questionou-se a
         permitiu ir além dos cinco metros numa  Registador do Sonar Lateral.  possibilidade de tentar um mergulho, ava-
         profundidade de 12 metros. Só no dia 11                               liado preliminarmente como impossível,
         após concentração de esforços com todas as  lizadas em mergulho e pesquisa,  devido as condições físicas e meteorológicas.
         barragens de ambos os rios, incluindo as  nomeadamente de Espanha e França.  Foi decidido que se utilizaria um equipa-
         espanholas, foi possível efectuar cinco mer-  Apesar de não terem constituído uma  mento de montanhismo adaptado e uma
         gulhos tendo-se identificado uma embar-  solução alternativa, uma vez que o método  plataforma estável. O mergulhador desceria
         cação afundada. Após estes mergulhos, foi  de operação e os equipamentos utilizados  preso ao cabo de descida inclinado a favor
         retirada a plataforma de apoio a fim de  são semelhantes aos nossos, o contacto foi  da corrente através de um arnês de alpinis-
         prosseguirem as pesquisas no local.  muito proveitoso, tendo permitido a troca  mo, comunicando com a superfície por uma
           Desde o dia em que foi feita a primeira  de experiências e a discussão de métodos  linha guia que serviria também para o içar.
         identificação de um contacto de sonar, as  alternativos para operação em condições  Nesta situação,  cientes dos perigos e
         condições meteorológicas melhoraram si-  além do limite.
         gnificativamente, o caudal diminuiu e as  Refira-se ainda que foi analisada minu-
         partículas e os detritos transportados pelo  ciosamente a viabilidade de execução de
         rio diminuíram também, o que permitiu  todas as ideias para a realização das buscas
         uma melhoria significativa na qualidade  e identificação dos contactos, apresentadas
         dos registos obtidos.              por empresas e particulares, nacionais e
           Prosseguiu o levantamento de sonar la-  estrangeiros.
         teral ao longo do rio em troços de 2 km, até  No período de 19 a 23 permaneceu no
         à Barragem de Crestuma e de multifeixe,  local uma equipa holandesa com cães espe-
         até 10 Km a jusante do local do acidente. A  cializados na detecção de cadáveres, que
         informação foi processada, cruzada e foram  indicou áreas suspeitas.
         definidos diversos alvos. Sobre estes foram  Por último, é de realçar o auxílio da po-
         feitas novas passagens, os registos foram  pulação local que prontamente se dis-
         processados e analisados, comparados  ponibilizou para qualquer ajuda que fosse
         novamente. Alguns alvos foram colocados  necessária, dos donos dos areeiros que
         para segundo plano, por provavelmente  cederam embarcações, gabinetes para
         corresponderem a afloramentos rochosos.  montagem do centro de operações e guar-
           Iniciaram-se no dia 17, sábado, os  da de material, do pessoal das embar-
         mergulhos para identificação dos alvos  cações que foi inexcedível no seu apoio às
         seleccionados. O primeiro revelou ser um  operações e de todas as entidades
         contentor de 12 metros utilizado como cais  envolvidas, sem as quais não teria sido
         flutuante que se teria libertado a montante  possível levar esta missão a bom porto.  Imagem 3D.

         22 ABRIL 2001 • REVISTA DA ARMADA
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