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A Marinha no Douro
                       A Marinha no Douro





         No passado dia 4 de Março,         ras de Aveiro e de Caminha, até uma distân-  pronto para se iniciarem as buscas, mas os
                                            cia de sete milhas de costa. Durante o arco  troncos de árvores transportados pelo rio
         um autocarro transportando         diurno, na sequência de solicitação de apoio  representavam um elevado risco para a
         60 pessoas caiu ao Rio Douro       à Força Aérea por parte do Comando Naval,  embarcação numa operação nocturna, o que
         devido à queda de um pilar         foram ainda empenhados diversos meios  adiou o início dos trabalhos para o dia
                                            aéreos entre 7 e 19 de Março, designada-  seguinte.
         de suporte, arrastando parte       mente helicópteros Puma e Allouette III e  A forte corrente que se fazia sentir, a
         do tabuleiro da ponte que          aeronaves de asa fixa C-212 e P3P efectuan-  grande quantidade de matéria em suspensão,
                                            do buscas entre a Figueira da Foz e o Cabo  os detritos transportados, as zonas de mistura
         liga Castelo de Paiva a Entre-
                                            Peñas (Galiza).                    de águas e os remoinhos, tornaram practica-
         -os-Rios.                                                             mente impossível a obtenção de registos com
         O autocarro e os três ou qua- INTERVENÇÃO                             o sonar lateral. Não foi possível, com aquelas
         tro carros que seguiam atrás       DO INSTITUTO HIDROGRÁFICO          condições ambientais, a obtenção de um re-
                                                                               gisto com um mínimo de qualidade que per-
         deste, desapareceram em              Desde as primeiras horas da manhã do dia  mitisse uma análise dos contactos de sonar,
         poucos segundos.                   seguinte à queda da Ponte Hintze Ribeiro  destacando-se um, obtido às 15:20 do dia 6,
                                            que no Instituto Hidrográfico (IHPT) se ini-  com cerca de 12 m, de forma indefinida, a 150
                                            ciaram os preparativos por forma a se garan-  metros da ponte.
               violência do caudal do rio e as con-  tir a colocação de uma equipa multidiscipli-  Entretanto, nesse mesmo dia, seguia por
               dições atmosféricas que se fizeram  nar, e respectivo equipamento, no local da  terra outra equipa com um magnetómetro,
         Asentir por altura do acidente, dificul-  tragédia no mais curto espaço de tempo. É  um correntómetro acústico por efeito
         taram as operações de resgate dos corpos.  fácil imaginar as dificuldades que foram  Doppler e um veículo submarino de contro-
           Têm sido longos e penosos os dias                                         lo remoto (ROV), este último na
         de espera para os familiares das víti-                                      esperança que a melhoria das
         mas que aguardam com tristeza os                                            condições permitisse a sua operação.
         corpos dos seus entes queridos.                                           Fotos do CTE Cambraia Duarte   Foi equacionada a utilização do
           Em virtude deste acidente, foram                                          sistema de sondagem por multifeixe,
         activados através do Serviço                                                mas tornava-se inviável a colocação
         Nacional de Protecção Civil diversos                                        do multifeixe do IHPT, de mon-
         serviços de apoio, bem como solicita-                                       tagem fixa, na área de operação em
         da a intervenção dos meios da                                               tempo útil, pelo que se procedeu ao
         Armada através dos respectivos                                              aluguer de um sistema similar, mas
         canais hierárquicos.                                                        que pudesse ser montado em qual-
                                                                                     quer embarcação. Deslocou-se de
         A PRESENÇA DA MARINHA                                                       imediato para o local uma equipa do
                                                                                     IHPT especializada na operação
           A coordenação das operações de                                            deste tipo de sistema.
         resgate esteve a cago do CMG                                                 Nos dias subsequentes realizaram-
         Centeno da Costa, Comandante do                                             -se cerca de cinquenta fiadas de sonar
         Departamento Marítimo do Norte e                                            lateral num troço de 2 km, onde nor-
         do Comando da Zona Marítima do                                              malmente seriam necessárias apenas
         Norte, que activou, através da                                              duas ou três, mas o rio teimava em
         Capitania do Porto do Douro todas as                                        não permitir a obtenção de um regis-
         Capitanias da área da sua respon-                                           to minimamente aceitável.
         sabilidade, entre Aveiro e a foz do  O Director Técnico do I.H., CFR Augusto Ezequiel e o Chefe do  Ao fim da tarde do dia 8 chegou
         Minho. Em colaboração com o   Destacamento de Mergulhadores 1TEN Paulo Vicente.  da Dinamarca o sistema de multi-
         Instituto de Socorros a Náufragos,                                          feixe, o qual foi montado em tempo
         Polícia Marítima e Serviço Nacional de  necessárias vencer para reunir elementos  recorde e que se juntou às buscas logo no
         Bombeiros foram desenvolvidas buscas na  envolvidos em outras missões, viaturas e  dia seguinte. A operação do sistema esteve
         área costeira, quer por embarcações, quer  cerca de duas toneladas de equipamento  a cargo dos especialistas do IHPT, de um
         por postos de vigilância em terra, de modo a  diverso.                dinamarquês e de um outro, escocês, da
         localizarem destroços dos veículos e despo-  Assim que foi dada a ordem por parte do  Kongsberg-Simrad, com quem o IHPT tra-
         jos ou corpos das vítimas do acidente.  ALM CEMA, deslocou-se de imediato num  balha habitualmente. Foi ainda utilizado
           Para além dos meios em terra e na área do  helicóptero da Força Aérea uma equipa de  um sonar rotativo de alta frequência, seme-
         acidente, foram empenhados meios navais e  sonar lateral para Entre-os-Rios. Enquanto  lhante ao usado no ROV do IHPT, para
         aéreos de forma a cobrir, no mar, a zona de  esta primeira equipa analisava as condições  auxílio às buscas que se estavam a desen-
         maior probabilidade de detecção de  no cenário de operação e procedia à mon-  volver.
         cadáveres. Neste sentido, foram empe-  tagem de equipamentos numa embarcação  Realizou-se também um levantamento
         nhados os N.R.P. “Augusto de Castilho” (em  local, seguia por terra uma segunda equipa  com o magnetómetro até 5km a jusante da
         9 de Março), “João Coutinho” (de 9 a 15 de  encarregue do posicionamento e da son-  ponte para obtenção de um registo de refe-
         Março), “Geba” (de 10 a 22 de Março) e  dagem hidrográfica com sistema de feixe  rência. Da análise dos dados concluiu-se que
         “Schultz Xavier” (de 14 a 22 de Março), na  simples. Cerca das 18 horas do mesmo dia,  a anomalia calculada para o autocarro,
         condução de buscas de corpos entre as bar-  todo o equipamento estava operacional e  função da massa de ferro e inversamente
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • ABRIL 2001  21
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