Page 169 - Revista da Armada
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As novas lanchas de fiscalização rápidas
As novas lanchas de fiscalização rápidas
“Orion”, “Pégaso” e “Sagitário”
“Orion”, “Pégaso” e “Sagitário”
ecorreu, no passado dia 27 de Março, no Arsenal do Alfeite, lanchas rápidas de fiscalização permitiu um reforço significativo das
a cerimónia de baptismo do NRP “ORION” e do aumento receitas do Arsenal, tendo representado a utilização de cerca de 10%
Ddos NRP “ORION”, “PÉGASO” e “SAGITÁRIO” ao efecti- da capacidade fabril disponível neste estaleiro. É do conhecimento
vo dos navios da Armada. geral que a Marinha necessita de mais cerca de um milhão de con-
Trata-se das três últimas lanchas rápidas de fiscalização de um con- tos/ano, para assegurar a necessária reparação da sua esquadra. Se
trato de quatro celebrado entre o Arsenal do Alfeite e a Direcção-Geral tal verba tivesse existido num passado recente, o panorama da
de Armamento e Equipamentos de Defesa, do Ministério da Defesa Marinha seria outro e o Arsenal estaria melhor equipado e traba-
Nacional e destinam-se a operar na fiscalização e controlo das activi- lharia em moldes mais modernos e eficientes.
dades da pesca (SIFICAP). Estas lanchas, de casco em alumínio, foram Reconheço que o processo foi lento e penoso, mesmo consi-
projectadas pelo Arsenal e construídas pelo Arsenal (as duas derando o valioso contributo, o qual agradeço, dos Estaleiros Navais
primeiras) e pelos Estaleiros Navais do Mondego (as duas últimas). do Mondego, parceiro principal do Arsenal neste empreendimento,
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional e con- tendo construído os NRP “PÉGASO” e “SAGITÁRIO”. As lições
tou com a presença do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, aprendidas foram muitas, desde a aquisição da tecnologia de sol-
de outras individualidades civis e militares e dos dirigentes, quadros e dadura do alumínio ao reforço da capacidade de projecto, de
operários do Arsenal que intervieram na construção dos navios. planeamento e de direcção de obra de novas construções.
Interrogado se valeu a pena, respondo que sim. Considero que,
globalmente, valeu a pena ter embarcado nesta aventura de serviço
público - contribuir de forma indirecta para a modernização do
Arsenal”.
Seguidamente procedeu-se à leitura da Ordem da Armada do
aumento das lanchas ao efectivo dos navios da Armada e da
nomeação dos respectivos comandantes, a benção das lanchas pelo
Capelão-Chefe da Marinha Manuel da Costa Amorim, o baptismo do
NRP “ORION” de que foi Madrinha, D. Maria Alexandra Magalhães
de Castro Galhardo Leitão, a entrega da Bandeira Nacional aos
comandantes dos navios, o embarque das guarnições e o içar das ban-
deiras e toque do Hino Nacional pela Banda da Armada. Os navios
foram depois visitados pelos convidados, tendo sido entregue, pelo
O içar da Bandeira Nacional a bordo das 3 lanchas, com as guarnições em continência. Administrador do Arsenal, uma oferta à madrinha do NRP
“ORION”, na ponte alta do navio. A cerimónia terminou com um
Após terem sido prestadas honras militares ao Sr. Ministro da beberete realizado na sala de refeições do Administrador.
Defesa Nacional, o Administrador do Arsenal, Contra-Almirante As lanchas rápidas de fiscalização, objecto de um artigo publicado
ECN Jorge Beirão Reis proferiu uma alocução na qual referiu o na Revista da Armada de Maio de 2000, destinam-se à realização de
número reduzido de novas construções levadas a cabo pelo Arsenal, missões de fiscalização de pesca, de busca e salvamento e de patru-
tendo salientado: lhamento marítimo e possuem as características principais e o arranjo
“O panorama é confrangedor, mesmo para um estaleiro em que a seguintes:
construção naval militar é apenas a sua segunda vocação. Assim,
tendo o Governo estabelecido que a construção destas quatro lan- Principais características das LFR Classe “Centauro”
chas de fiscalização rápidas seria objecto de concurso público inter-
nacional, o Arsenal entendeu que devia concorrer (tendo para tal Material do casco: Alumínio
solicitado e obtido autorização superior) e, mais importante ainda, Comprimento total: 28,40 m
entendeu que seria sua obrigação tudo fazer para tentar ganhar o Comprimento entre PP: 26,40 m
concurso, até para poder cumprir o estipulado no seu Regulamento. Boca máxima: 5,95 m
Gostaria de focar também que, para um estaleiro de reparação Deslocamento Carregado: 90 t.
2x Cummins KTA50-M2; 1343 kW a 1900 rpm
Motores propulsores:
naval militar, como o Arsenal, a sua intervenção em programas de Caixas redutoras/inversoras: 2x ZF BW460-S
novas construções militares constitui uma forma privilegiada de Propulsores: 2 hélices de passo fixo; Diam=1175 mm
garantir a introdução da tão necessária inovação tecnológica, essen- Velocidade máxima: 28 nós
cial a uma constante melhoria dos métodos e processos fabris e a um Velocidade de cruzeiro: 20 nós
aumento da qualidade e produtividade do núcleo principal da sua Diesel/Geradores: 2x Cummins 6BT5.9 DM/Leroy Somer
actividade - a reparação naval militar. Constituiu, por isso uma LSAM-44-1
segunda razão para reforçar a vontade do Arsenal em realizar este Radar: Furuno FCR-1411 MkIII
programa, com plena consciência de que, se perdas houvesse, elas Sonda: ELAC LAZ 5000
teriam que ser sempre vistas e assumidas como um investimento à Comunicações: VHF - Sailor RT-2048 / RM-2042
sua modernização. Girobússola: MF/HF Skanti TRP-7207
Litton-Sperry Mk37 VT
Uma terceira razão não pode deixar de ser apontada. Não é segre- GPS: Leica MX412B DGPS
do para ninguém que ao cliente quase que exclusivo do Arsenal, a ETO: Vingtor SP2/4
Direcção de Navios, não têm sido disponibilizadas verbas adequadas Combustível: 14 m 3
para pagar os serviços que lhe são prestados, o que conduziu, no pas- Aguada: 4,9 m 3
sado, a uma acumulação de resultados negativos e à impossibilidade Guarnição: 1 oficial + 1 sargento + 6 praças
de realização de investimentos fundamentais nas suas infra-estru-
turas fabris. Assim, a realização do contrato de construção das quatro Colaboração do Arsenal do Alfeite
REVISTA DA ARMADA • MAIO 2001 23