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As novas lanchas de fiscalização rápidas
           As novas lanchas de fiscalização rápidas

                    “Orion”, “Pégaso” e “Sagitário”
                    “Orion”, “Pégaso” e “Sagitário”




               ecorreu, no passado dia 27 de Março, no Arsenal do Alfeite,  lanchas rápidas de fiscalização permitiu um reforço significativo das
               a cerimónia de baptismo do NRP “ORION” e  do aumento  receitas do Arsenal, tendo representado a utilização de cerca de 10%
         Ddos NRP “ORION”, “PÉGASO” e “SAGITÁRIO” ao efecti-  da capacidade fabril disponível neste estaleiro. É do conhecimento
         vo dos navios da Armada.                             geral que a Marinha necessita de mais cerca de um milhão de con-
           Trata-se das três últimas lanchas rápidas de fiscalização de um con-  tos/ano, para assegurar a necessária reparação da sua esquadra. Se
         trato de quatro celebrado entre o Arsenal do Alfeite e a Direcção-Geral  tal verba tivesse existido num passado recente, o panorama da
         de Armamento e Equipamentos de Defesa, do Ministério da Defesa  Marinha seria outro e o Arsenal estaria melhor equipado e traba-
         Nacional e destinam-se a operar na fiscalização e controlo das activi-  lharia em moldes mais modernos e eficientes.
         dades da pesca (SIFICAP). Estas lanchas, de casco em alumínio, foram  Reconheço que o processo foi lento e penoso, mesmo consi-
         projectadas pelo Arsenal e construídas pelo Arsenal (as duas  derando o valioso contributo, o qual agradeço, dos Estaleiros Navais
         primeiras) e pelos Estaleiros Navais do Mondego (as duas últimas).  do Mondego, parceiro principal do Arsenal neste empreendimento,
           A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional e con-  tendo construído os NRP “PÉGASO” e “SAGITÁRIO”. As lições
         tou com a presença do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada,  aprendidas foram muitas, desde a aquisição da tecnologia de sol-
         de outras individualidades civis e militares e dos dirigentes, quadros e  dadura do alumínio ao reforço da capacidade de projecto, de
         operários do Arsenal que intervieram na construção dos navios.  planeamento e de direcção de obra de novas construções.
                                                               Interrogado se valeu a pena, respondo que sim. Considero que,
                                                              globalmente, valeu a pena ter embarcado nesta aventura de serviço
                                                              público - contribuir de forma indirecta para a modernização do
                                                              Arsenal”.
                                                               Seguidamente procedeu-se à leitura da Ordem da Armada do
                                                              aumento das lanchas ao efectivo dos navios da Armada e da
                                                              nomeação dos respectivos comandantes, a benção das lanchas pelo
                                                              Capelão-Chefe da Marinha Manuel da Costa Amorim, o baptismo do
                                                              NRP “ORION” de que foi Madrinha, D. Maria Alexandra Magalhães
                                                              de Castro Galhardo Leitão, a entrega da Bandeira Nacional aos
                                                              comandantes dos navios, o embarque das guarnições e o içar das ban-
                                                              deiras e toque do Hino Nacional pela Banda da Armada. Os navios
                                                              foram depois visitados pelos convidados, tendo sido entregue, pelo
         O içar da Bandeira Nacional a bordo das 3 lanchas, com as guarnições em continência.  Administrador do Arsenal, uma oferta  à madrinha do NRP
                                                              “ORION”, na ponte alta do navio. A cerimónia terminou com um
           Após terem sido prestadas honras militares ao Sr. Ministro da  beberete realizado na sala de refeições do Administrador.
         Defesa Nacional, o Administrador do Arsenal, Contra-Almirante  As lanchas rápidas de fiscalização, objecto de um artigo publicado
         ECN Jorge Beirão Reis proferiu uma alocução na qual referiu o  na Revista da Armada de Maio de 2000, destinam-se à realização de
         número reduzido de novas construções levadas a cabo pelo Arsenal,  missões de fiscalização de pesca, de busca e salvamento e de patru-
         tendo salientado:                                    lhamento marítimo e possuem as características principais e o arranjo
           “O panorama é confrangedor, mesmo para um estaleiro em que a  seguintes:
         construção naval militar é apenas a sua segunda vocação. Assim,
         tendo o Governo estabelecido que a construção destas quatro lan-  Principais características das LFR Classe “Centauro”
         chas de fiscalização rápidas seria objecto de concurso público inter-
         nacional, o Arsenal entendeu que devia concorrer (tendo para tal  Material do casco:  Alumínio
         solicitado e obtido autorização superior) e, mais importante ainda,  Comprimento total:  28,40 m
         entendeu que seria sua obrigação tudo fazer para tentar ganhar o  Comprimento entre PP:  26,40 m
         concurso, até para poder cumprir o estipulado no seu Regulamento.  Boca máxima:  5,95 m
           Gostaria de focar também que, para um estaleiro de reparação  Deslocamento Carregado:  90 t.
                                                                                    2x Cummins KTA50-M2; 1343 kW a 1900 rpm
                                                               Motores propulsores:
         naval militar, como o Arsenal, a sua intervenção em programas de  Caixas redutoras/inversoras:  2x ZF BW460-S
         novas construções militares constitui uma forma privilegiada de  Propulsores:  2 hélices de passo fixo; Diam=1175 mm
         garantir a introdução da tão necessária inovação tecnológica, essen-  Velocidade máxima:  28 nós
         cial a uma constante melhoria dos métodos e processos fabris e a um  Velocidade de cruzeiro:  20 nós
         aumento da qualidade e produtividade do núcleo principal da sua  Diesel/Geradores:  2x Cummins 6BT5.9 DM/Leroy Somer
         actividade - a reparação naval militar. Constituiu, por isso uma           LSAM-44-1
         segunda razão para reforçar a vontade do Arsenal em realizar este  Radar:  Furuno FCR-1411 MkIII
         programa, com plena consciência de que, se perdas houvesse, elas  Sonda:   ELAC LAZ 5000
         teriam que ser sempre vistas e assumidas como um investimento à  Comunicações:  VHF - Sailor RT-2048 / RM-2042
         sua modernização.                                     Girobússola:         MF/HF Skanti TRP-7207
                                                                                    Litton-Sperry  Mk37 VT
           Uma terceira razão não pode deixar de ser apontada. Não é segre-  GPS:   Leica MX412B DGPS
         do para ninguém que ao cliente quase que exclusivo do Arsenal, a  ETO:     Vingtor SP2/4
         Direcção de Navios, não têm sido disponibilizadas verbas adequadas  Combustível:  14  m 3
         para pagar os serviços que lhe são prestados, o que conduziu, no pas-  Aguada:  4,9 m 3
         sado, a uma acumulação de resultados negativos e à impossibilidade  Guarnição:  1 oficial + 1 sargento + 6 praças
         de realização de investimentos fundamentais nas suas infra-estru-
         turas fabris. Assim, a realização do contrato de construção das quatro              Colaboração do Arsenal do Alfeite
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MAIO 2001  23
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