Page 215 - Revista da Armada
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QUARTO DE FOLGA
JOGUEMOS O BRIDGE SOLUÇÃO
JOGUEMOS O BRIDGE
DO PROBLEMA PUBLICADO NO Nº 342-MAIO
(Problema nº 33)
Tente primeiro resolver a 2 mãos tapando E-W
4km
Norte (N):
♠ ♥ ♦ ♣ r R
V 9 3 D
10 8 10
8 7
7 6
5 5
Oeste (W): Este (E):
♠ ♥ ♦ ♣ ♠ ♥ ♦ ♣
R 10 V V 6 A R A A área da coroa circular é:
2
2
2
2
2 4 10 2 D 5 8 A = π R - π r = π (R – r )
3 9 V 4 3 Recorrendo ao velho teorema de Pitágoras:
8 7 2 2 2 2 2 2
R = r + 4 ou seja R – r = 4 ,
7 6
Que substituído na expressão que nos dá a área da coroa circular
6 5 conduz a:
Sul (S): 2 2
♠ ♥ ♦ ♣ A = π 4 = 50.27 km
O que quer dizer que a área é sempre a mesma quaisquer que sejam
A R A R
os valores dos raios escolhidos para as circunferências.
D 2 D 9
9 2 4 A. Estácio dos Reis
4
3
Todos vulneráveis S joga 4♠ após abertura de 1♥ por E. Como deve
S jogar para cumprir o seu contrato, com saída de W a ♥3 ?
(Solução neste número)
SOLUÇÕES
PROBLEMA Nº 33
A questão deste jogo é apenas a linha de segurança que deve ser
seguida pelo carteador, para que não jogue ao sabor da sorte e
depois de cabidar dizer que estava tudo mal e por isso teve azar.
Estando à mesa e depois de ver o morto pode cair na tentação
de fazer a passagem a ♠R, face à abertura de E, e acertando até
pode dar dois ♣. Se ♠R estiver mal, como até está, lá terá que
acertar o ♣V. Enfim, será o tal carteio do acerta ou não e da
sorte e do azar. Para ultrapassar essa "angústia" faça um plano
de jogo que só não será a 100% se os trunfos estiverem 3-0, mas
aí pode dizer sempre que jogou tecnicamente correcto.
Vejamos: E faz ♥A e joga outra ♥ que S ganha de R; joga ♦A e
♦ que corta, vem à mão com ♠A e corta o último ♦, eliminando
este naipe; joga ♠ para o R que será feito por W ou E, mas que
ficarão sem defesa para evitar que só dê um ♣, jogando o naipe
ou corta e balda. Com os trunfos 3-0 terá então de tentar, como
último recurso, acertar ♣V, mas mesmo que falhe jogou bem.
Nunes Marques
CALM AN
REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2001 33