Page 289 - Revista da Armada
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Instalações da Marinha
Instalações da Marinha
8. A BASE NAVAL DE LISBOA 1ª PARTE
A presença da Marinha no Alfeite data de 1918, ano em que foram em 1849, onde estão instaladas a Flotilha e o Comando da Base.
entregues o Palácio e os terrenos anexos. Estes terrenos constituíam Percorrendo a estrada que se situa à esquerda ladeia-se o Arsenal
o Real Sítio do Alfeite, composto por as sete quintas – Alfeite, An- do Alfeite * deixando à direita as instalações da Escola Naval *. To-
telmo, Bomba, Outeiro, Piedade, Quintinha e Romeira – que, com ma-se a estrada para sul, passa-se entre a capela de Nossa Senho-
a queda da Monarquia em 1910, foram integrados no Ministério ra do Mar - a capela da Base – e o moderno e funcional Pavilhão
das Finanças. A partir de 1927, com o concurso para a construção Gimno-Desportivo da Escola Naval, atravessa-se o antigo Bairro dos
do Arsenal, inicia-se a instalação naquela área dos organismos da Operários do Arsenal e os Depósitos da Direcção de Abastecimen-
Marinha vindos da margem norte, os quais passaram a constituir a to alcançando-se assim a estrada vinda do Portão Verde. Voltando
Base Naval de Lisboa (BNL) criada pelo Decreto nº 41 989 de 3 de à esquerda passamos por uma rotunda que dá acesso ao portão
Dezembro de 1958 – está a comemorar o 1º cinquentenário – para, Mira Tejo e continuamos até uma bifurcação onde se encontra uma
entre outras competências, apoiar em termos logísticos as unidades lancha de desembarque, um singelo memorial à actividade dos Fu-
navais baseadas em Lisboa. Da sua criação resultou a extinção da zileiros nas campanhas do antigo Ultramar; em frente, localiza-se
Intendência da Marinha do Alfeite, cujas competências, meios e ins- a Base de Fuzileiros que alberga o Comando do Corpo de Fuzilei-
talações herdou, a par de outros que lhe foram cometidos. ros. Seguimos pela esquerda, passando por uma construção onde
A Base, ocupando já se adivinha uma
uma área de 440 hecta- nova piscina coberta
res, tem a sua maior ex- e prosseguimos até ás
tensão no sentido leste/ instalações do antigo
oeste, estando mais a Grupo Nº 2 de Escolas
oeste situado o Portão da Armada, que agora
da Romeira, na Cova da se designa por Escola
Piedade, e a leste o por- de Tecnologias Navais
tão para acesso à Ponta * (ETNA) envolvido no
dos Corvos, na penín- processo de Remodela-
sula do mesmo nome, ção do Parque Escolar
frente ao Seixal. No sen- (RPE) que visa reunir no
tido sul/norte o principal Alfeite todas as escolas
acesso faz-se a sul pelo tecnológicas da Mari-
Portão Verde, o mais co- nha, incluindo as que
nhecido e o de maior ainda se encontram na
movimento da Base. Quinta das Torres, em
Também na mesma di- Vila Franca de Xira. Pas-
recção existem mais dois portões: o Portão das Barrocas e o Portão semos em frente, e sigamos até ao portão que, através de uma es-
Miratejo, todos eles, dando para o Laranjeiro. A norte, a Base é limi- trada municipal que passa a sul destes terrenos, nos conduz à zona
tada pelo Rio Tejo estando a ponte de atracação das vedetas locali- mais oriental. Aqui encontramos a Central de Bombagem de Água
zada na Praça do Comando, frente ao Palácio do Alfeite. da Ponta dos Corvos que abastece de água doce a BNL e que se
Este artigo sobre a BNL compreende duas partes: a primeira, a pre- localiza numa zona que acede, de modo particularmente favorá-
sente, inclui toda a área a leste da estrada que se estende no sentido vel, ao lençol freático que se estende desde Vila Franca de Xira até
sul/norte ligando o Portão Verde à ponte de atracação das vedetas. à península de Tróia e onde, brevemente, poderão ser construídos
A segunda, a área da Base para oeste da citada estrada, será publi- mais seis furos para abastecimento do Município de Almada, no
cada no próximo número da R.A. âmbito de um protocolo que está em estudo.
Iniciamos a nossa visita entrando pelo Portão Verde onde, à se- Retrocedamos até à ETNA, onde vamos entrar, apenas para alcan-
melhança dos outros acessos com o exterior, está localizado um çar o seu portão NW por onde saímos, rumando para poente na
Posto de Fiscalização guarnecido pela Polícia dos Estabelecimen- estrada paralela ao rio, e localizando do lado esquerdo várias infra-
tos de Marinha (PEM). estruturas. Assim, encontramos a Central Telefónica e mais à frente,
Voltamos à esquerda e seguimos pela estrada que se dirige para a Divisão de Electrónica e Comunicações do Arsenal do Alfeite que
o rio. Atravessa-se a área do antigo Bairro dos Oficiais onde se pode está a ser remodelada para albergar a Escola de Autoridade Maríti-
observar à direita a piscina descoberta, courts de ténis e a Messe de ma e os Departamentos de Propulsão e Energia e de Administração
Oficiais, que contornamos apresentando-se à esquerda a vedação e Logística, que ainda se encontram em Vila Franca de Xira. Por úl-
da área ocupada pela Estação Naval. timo passamos junto ao Centro de Comunicações, de Dados e de
Atinge-se então a rotunda da Praça do Comando com acesso ao Cifra da Marinha, instalado numa infraestrutura moderna e de ele-
rio através da já mencionada ponte de atracação das vedetas, à di- vada qualidade.
reita da qual se situa o balcão do Banco “Santander Totta”, a esta- Seguindo em frente regressamos à nossa já conhecida Praça do
ção dos CTT’s e o edifício do controlo das embarcações da Direc- Comando onde terminamos esta primeira parte da visita à BNL.
ção de Transportes.
Em frente da citada ponte encontra-se o Palácio, antigo Paço (Colaboração da D.I.)
Real do Alfeite construído em 1758 e restaurado por D. Pedro V Nota: * Estas unidades serão objecto de notícia própria