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Navio-Escola “Sagres”

                             Volta ao Mundo 2010

                                                                                                                                   3ª PARTE

Aopulência arquitectónica da cidade de      receberam, uma vez mais, os melhores elo-  e Tierra del Fuego. Foi de forma inquestioná-
       Buenos Aires e o seu ar cosmopolita  gios dos nossos convidados. Contámos com   vel que a capital Argentina conseguiu superar
       europeu são a imagem refinada deste   a presença do Almirante Omar Godoy, CEMA   as nossas melhores expectativas. Até ao oce-

país colossal. A Argentina, estendendo-se do Argentino, de elementos do Corpo Diplomá- ano ainda seriam 15 horas de navegação em

Trópico até à Antárctida e dos Andes até ao tico, Autoridades Civis e Militares, pessoas de canais estreitos.

Atlântico, detém recursos naturais inimagi- cultura, etc..                             A jornada para o Sul foi desgastante. Apro-

náveis. Desta riqueza material, destacamos Nesta cidade desembarcaram o Oficial e veitámos os primeiros dias para treinos e ma-

uma ampla carta de vinhos e a carne                                                    nutenções que sabíamos não serem

bovina, que sustentam uma gastrono-                                                    possíveis de realizar no próximo mês

mia riquíssima. Também na cultura,                                                     devido ao frio esperado. Cedo se apro-

os Porteños podem ombrear com o                                                        xima uma depressão muito cavada

velho continente. Orgulhosos da cria-                                                  e seria insensato apanhá-la em mar

ção doTango, preservam o bairro que                                                    aberto. Fomos obrigados a procurar

o viu nascer. No El Caminito, o tango                                                  abrigo. Curiosamente, buscámos re-

dançado na rua funde-se com o fana-                                                    fúgio no Golfo de San Matías. Neste

tismo do futebol, as crianças imitam                                                   local, há quase cinco séculos atrás,

o ídolo nacional Maradona, ao som                                                      também Fernão de Magalhães parou

das guitarras que entoam a sua mú-                                                     na sua demanda da passagem para as

sica. Apesar de estar longe da pátria                                                  Molucas. Por estarmos a percorrer os

e de se encontrar banhada nesta des-                                                   mesmos caminhos deste ilustre nave-

lumbrante cultura argentina, a coe-                                                    gador português, vários elementos da

sa Comunidade Portuguesa preserva      A “Sagres” nas “TERRAS DO FIM DO MUNDO”.        guarnição desenvolveram um interes-
afincadamente as nossas tradições e                                                     sante estudo sobre a sua vida. O livro

recebeu-nos de forma entusiasta. A sua visi- Guarda-marinhasArgentinos que nos acompa- Fernão de Magalhães – Para Além do Fim do

ta ao navio e a sua participação no desfile de nhavam desde Mar del Plata, e recebemos um Mundo, está entre os mais requisitados, pas-

guarnições foram momentos memoráveis.Vá- grupo de Guarda-marinhas Chilenos que nos sando de mão em mão, tem satisfeito a ânsia

rias minhotas trajadas a rigor deram alegria e acompanharam até Ushuaia. Oportunidade de conhecimento de muitos curiosos. Discu-

cor ao cortejo em que cada navio seguia com para conhecermos melhor as suas marinhas e tem-se os seus métodos, a sua perseverança e

a comunidade respectiva. Durante a estadia países e eles nos conhecerem a nós como Ma- a sua bravura. Procuram-se nas cartas náuti-

sentimo-nos constantemente acarinhados e rinheiros e como Portugueses. Foi um convívio cas os locais referidos por António Pigafetta,

por consequência, muito orgulhosos por tra- muito interessante que demonstrou a facilida- o cronista que permitiu que os seus feitos não

zer Portugal aos nossos emigrantes. Num acto de de entendimento entre marinheiros e que fossem escamoteados.

de solidariedade ímpar, este organizado gru- permitiu criar laços de amizade.          De capa, apesar da protecção do golfo, ain-

po reuniu uns simbólicos seiscentos quilos de Antevendo também as dificuldades do clima da fomos varridos por ventos na ordem dos

ajuda humanitária. Alguns medicamentos e que iríamos enfrentar, o nosso sistema de apoio quarenta e cinco nós. A sua passagem, dei-

leite em pó, que o navio transportará até às ví- logístico conseguiu colocar a bordo, em tempo xou algumas marcas no velame, razão pela

timas do sinistrado Chile. As caixas continham recorde, os necessários reforços de agasalho. qual, tivemos que fazer algumas reparações.

etiquetas com o incentivo “Fuerza Chile”. Basicamente roupa interior térmica, gorros e Desenvergar a Gávea Baixa, que ficou com

Nada melhor que alguém                                                                                          CFR Bessa Pacheco  uma costura aberta de alto

que reconstruiu a vida nou-                                                                                                        a baixo, empenhou muita

tro país para reconhecer o                                                                                                         mão-de-obra. No corredor

esforço necessário para re-                                                                                                        do Paiol do Mestre, a vela

construir a vida no nosso                                                                                                          adquire outras proporções,

próprio país. Estes portu-                                                                                                         a Cruz de Cristo que lá no

gueses foram pedra basilar                                                                                                         alto parece pequena, tem

na consolidação desta vi-                                                                                                          agora o tamanho de um

sita na nossa memória fu-                                                                                                          homem. Os paioleiros lide-

tura. Também neles estava                                                                                                          ravam uma vasta equipa de

estampado o orgulho de                                                                                                             ajudantes, que com a aju-

poderem mostrar esta “Sa-                                                                                                          da da máquina de coser,

gres” bem portuguesa aos                                                                                                           repararam o estrago causa-

seus descendentes, amigos                                                                                                          do pelo vento. O trabalho é

e colegas.                                                                                                                         feito com profissionalismo e

  Várias recepções e várias  O trajecto da “Sagres” entre Ushuaia e Punta Arenas, com passagem pelo Cabo Horn.                     boa disposição.
homenagens fizeram parte                                                                                                              Após alguns dias de mau

deste que é o contributo da Marinha Argentina protecção para pescoço. A nossa “Sagres” é o tempo, em que a temperatura média do ar

para as celebrações do bicentenário do país. único navio do grupo que tem a ponte a céu baixou 20ºC e a água do mar 15ºC, passámos

A população acorreu em força a visitar os na- aberto. – Bravos, estes portugueses! Dizem os pelo CaboVirgens que marca a entrada do Es-

vios e totalizou-se num só dia um número de camaradas dos outros navios.               treito de Magalhães e entrámos o Estreito de

visitas que não se atingia desde a presença do Por fim, revigorados e com o sentido de mis- Le Maire, entre a Tierra del Fuego e a Isla de

navio na Expo98: 22 640 pessoas! Na recep- são cumprida, largámos dia nove de Março, Los Estados, onde se situa o farol de San Juan

ção a bordo, o Bacalhau e o Pastel de Nata em direcção à Região da Patagónia Argentina del Salvamento, imortalizado por Júlio Verne

4 MAIO 2010 U REVISTA DA ARMADA
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