Page 5 - Revista da Armada
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como o farol do Fim do Mundo. Seguiram-se Município), além das chefias militares. Durante desfile perfilou-se perante a porção mais ao
as águas calmas do Canal do Beagle. a recepção decorria também um concerto no Sul do continente americano. A presença de
Nestas terras do fim do mundo, uma linha cais, que antecedeu o fogo-de-artifício de en- vento de feição permitiu caçar todo o pano e,
ténue serve de fronteira. A estibordo os pin- cerramento das comemorações, parecendo ter navegando à vela, escrever uma nova página
guins são argentinos, a bombordo as praias e sido pedido de encomenda para nós. O even- nos longos anais da “Barca” – o dia em que a
ilhas pejadas de leões-marinhos são chilenas. to terminou com muitos abraços de despedida “Sagres” dobrou o Cabo Horn à vela.
Chegámos ao nosso destino a dezanove de de gentes de um país e Marinha amigos que O êxtase da efeméride foi vivido de inúme-
Março, um dia mais cedo do que o previsto. foram inexcedíveis para que nos sentíssemos ras formas. Uma chuva de fotografias imorta-
Uma vez mais, o clima inóspito obrigava-nos bem em sua casa. lizou este dia histórico. Efectivamente o Horn
a alterar o planeamento. A previsão de ventos Largámos a vinte e três de Março caçando foi criando fama pelas piores razões! São inú-
fortes levou-nos a antecipar a atracação na ci- pano logo em frente ao cais enquanto actuava meros os naufrágios, mesmo ainda hoje, tan-
dade mais austral do mundo, Ushuaia. uma banda. Seguimos à vela pelo canal cujo to mais que são muitos os que o continuam a
A cidade de Ushuaia é relativamente recen- nome corresponde ao navio de Charles Da- desafiar quer pela aventura quer pela necessi-
te, actualmente tem cerca de 80 000 habitan- rwin, o “Beagle”, que descobriu esta passagem dade das rotas comerciais, existem super pe-
tes, cresceu em torno de uma prisão de alta em 1826, mais de 300 anos após os feitos de troleiros que ainda não passam no Panamá.
segurança de criminosos perigosos e presos Magalhães. O primeiro dia de navegação foi Só no século XX são 16 os grandes naufrágios
políticos, construída nos anos 1930’s, à seme- aproveitado, quer pelo SEDNAM, quer pelo a contribuir para a fama. Situado na latitude
lhança de Alcatraz. Para além do propósito CEMA, para conhecer o quotidiano de bor- dos 56º S, onde os ventos fortes, predominan-
intrínseco, a sua construção teve também o do e a sua guarnição. Rapidamente a vida de temente de W, têm todo o espaço para crescer
objectivo estratégico ainda mais, e ao que
da Argentina povoar acresce a rapidez com
território onde as dis- que a meteorologia
putas na delimitação se altera, desafiando
da fronteira com o quaisquer previsões.
Chile foram uma rea- Paralelamente, tam-
lidade relativamente bém a ondulação cres-
recente. ce, numa latitude em
Os próprios presos que as massas de ter-
foram construindo in- ra são poucas para a
fra-estruturas como o amenizar.
molhe do porto e vias O orgulho de per-
de comunicação ro- tencer ao grupo restri-
doviária. As fugas do to de marinheiros que
presídio não eram im- dobraram este mítico
possíveis, no entan- cabo era visível no
to a inospitalidade da rosto de toda a guar-
região não lhes dava nição. Aproveitando
alternativa senão re- o momento, reuniu-se
gressar e pedir abrigo. a guarnição no poço,
Ushuaia está rodea- para que fossem profe-
da por alta montanha ridas umas breves pala-
com neves permanen- vras, complementadas
tes e banhada por mar O SEDNAM no papafigo do mastro grande. O ALM CEMA subindo ao joanete do mastro grande. com um brinde. As
gélido, ao que acresce palavras do Almirante
o vento frequentemente fustigante.Actualmen- bordo proporcionou aos convidados momen- CEMA enalteceram as virtudes dos homens
te o presídio é um museu que está inserido no tos únicos. O CEMA comprovou inequivoca- que tornaram este momento possível. Com o
recinto da Base NavalAustral.A cidade vive so- mente que existem ensinamentos que nunca habitual Porto de Honra, brindou-se “À Sagres!
bretudo do turismo que as estâncias de esqui e se esquecem.Todos os conhecimentos que ha- À Marinha! E a Portugal!”.
as expedições à Antárctida fomentam. via apreendido enquanto cadete foram recor- Após este momento, que nos irá acompa-
O frio intenso acompanhou toda a estadia dados pela maresia da “Escola Sagres”. Assim, nhar para o resto da vida, rumámos sem de-
mas as tréguas do vento, com excepção do mostrou uma enorme destreza, efectuando a moras para a protecção do Canal do Beagle.
primeiro dia, permitiram desfrutar do porto tradicional subida aos mastros, até ao cesto do Na verdade tínhamos uma janela de 36 horas
sem problemas. joanete do grande. O SEDNAM, contagiado para tentar a passagem, mas esta teve que ser
Cumprimos de forma pomposa o nosso pro- pelo espírito marinheiro, tratou também ele antecipada devido a uma tempestade que se
grama protocolar. Este tinha o seu ponto alto de não se fazer rogado. Prontamente aceitou aproximava rapidamente. A caminho de Punta
na recepção oferecida pelo navio à popula- o desafio de escalar as imponentes enxárcias. Arenas, a rigorosa navegação nas águas perigo-
ção do Ushuaia. Esta recepção contou já com Ambos revigoraram-se com a vista oferecida sas dos canais da Tierra del Fuego teve vários
o Secretário de Estado da Defesa Nacional e sobre os canais fueguinos e as suas cordilhei- momentos de interesse. Relembramos a nave-
dos Assuntos do Mar (SEDNAM), Dr. Marcos ras cobertas de neve. Navegou-se durante a gação acompanhada da fauna local. Por várias
Perestrello, e o Chefe do Estado-Maior da Ar- noite passando o Cabo Horn para Oeste, ga- vezes, fomos visitados por grupos de leões-ma-
mada (CEMA), Almirante Melo Gomes. Desta nhando posição para o grande momento que rinhos, que nas praias em nosso redor, aprovei-
forma, Portugal fez-se representar da melhor todos esperávamos. tam os últimos raios solares do verão austral.
forma nas comemorações do bicentenário re- Na manhã de vinte e quatro de Março, ma- Recordamos também a visita a um dos vários
alizadas no último porto argentino e no pri- drugámos para fazer história. Conjuntamente glaciares por onde passámos e onde oportu-
meiro porto do Chile, aproveitando o trânsito com mais dez veleiros, que integram o festival namente se recolheu algum gelo milenar, que
a bordo da “Sagres”. A recepção foi um su- comemorativo do bicentenário de alguns dos a bordo refrescou as bebidas.
cesso completo pois contou com a presença seus países –Velas SudAmérica 2010 – formá- A beleza deslumbrante dos canais rapida-
das mais altas entidades locais, que incluíram mos um dispositivo naval centrado no navio- mente nos transportou ao Estreito de Maga-
a Governadora e o Intendente (Presidente do -escola “Esmeralda” da Marinha Chilena. Este lhães. Nas suas águas realizámos um simbóli-
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2010 5