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REVISTA DA ARMADA | 490

liderança
e desenvolvimento de equipas

No fim de semana de 10 e 11 de maio,              Foi igualmente efetuado um embar-              O segundo dia de estágio iniciou-se aos
     realizou-se na Escola Naval (EN) um es-    que no NRP Polar e Veleiro Blaus VII, que      primeiros alvores, com a realização de um
tágio em liderança e desenvolvimento de         permitiu que os estagiários desenvolves-       cross matinal pela área da BNL, tendo-se
equipas para 23 alunos do 30º Masters in        sem as suas capacidades de liderança e         proporcionado aos estagiários a possibili-
Business Administration (MBA), do Institu-      de trabalho em equipa, em contexto real,       dade da visualização do nascer do sol.
to Superior de Economia e Gestão (ISEG),        através da realização de diversas tarefas
da Universidade de Lisboa. Os alunos fo-        realizadas a bordo, tais como condução           O estágio culminou com a realização do de-
ram acompanhados pelo Professor Dou-            do navio, manobra de fundear, manobra          briefing, tendo ainda sido solicitado aos es-
tor Jorge Gomes, Associate Director do 30º      do bote na água, e diversas fainas de ve-      tagiários que manifestassem as suas impres-
MBA. De realçar que este MBA foi nomea-         las, entre outras. Por questões de segu-       sões sobre todas as atividades realizadas. No
do, pelo terceiro ano consecutivo, para o       rança, a execução das referidas tarefas        final, os alunos do MBA do ISEG responderam
“Top Tier One” da “CEO Magazine”, revista       foi supervisionada por oficiais dos dois       a um inquérito de avaliação da satisfação com
australiana destinada a executivos de topo.     navios. Os estagiários adaptaram-se fa-        o estágio e as oportunidades de melhoria. De
                                                cilmente ao ambiente de vida a bordo,          referir que o estágio obteve a avaliação média
   O estágio teve como objetivo principal       e tiveram oportunidade de constatar a          de 4,47 numa escala de 0 a 5.
contribuir para o desenvolvimento das com-      importância da eficácia do trabalho das
petências em liderança e de trabalho em         equipas nos navios. O embarque permi-            É intenção da Escola Naval e do ISEG que
equipa, dos alunos do MBA do ISEG. Para         tiu também fazer a ponte de ligação en-        este modelo de estágio em liderança e de-
que este objetivo fosse atingido, foi cons-     tre o exercício realizado no simulador de      senvolvimento de equipas continue a ser
tituída uma equipa de oficiais, sargentos e     navegação e a realidade.                       incluído no programa dos futuros MBA’s a
praças da EN (designada por equipa tarefa).                                                    serem realizados por esta escola de gestão.
                                                  O primeiro dia de estágio terminou com a
   O primeiro dia de estágio iniciou-se com     concretização do exercício noturno de orien-     Com a realização deste tipo de eventos
uma avaliação geral da condição física dos      tação, liderança e estratégia, na variante de  a EN contribui, de forma relevante, para a
alunos, por forma a apreciar a disponibili-     Score 100. Neste exercício foi solicitado aos  abertura da Marinha ao exterior, expressa
dade física e, ao mesmo tempo, compor-          estagiários que no tempo máximo de 2h30        nos seus objetivos estratégicos. Neste está-
tamental de cada aluno para as atividades       alcançassem 100 pontos através da execu-       gio em concreto, a EN transfere valor acres-
onde iriam participar.                          ção de um conjunto de tarefas e a transpo-     centado a indivíduos de relevo da sociedade
                                                sição de obstáculos, de forma que colocas-     civil, obtendo como contrapartida o reco-
   Seguidamente foi realizada uma palestra      sem em prática, em ambiente de stress, as      nhecimento da qualidade do ensino minis-
sobre a Marinha e a EN, com o intuito de        suas capacidades de gestão e liderança, no-    trado, bem como a inclusão de dois oficiais
enquadrar os participantes nas missões da       meadamente no âmbito do planeamento,           da Marinha nos futuros MBA’s do ISEG.
Marinha, e da EN como Estabelecimento de        tomada de decisão, organização e controlo,
Ensino Superior Público Universitário Militar.  apreendidas durante todo o MBA.                                     Colaboração da ESCOLA NAVAL

   Foi também abordado o modelo de Li-
derança Funcional, atualmente utilizado
na área de ensino e formação da Lideran-
ça na Marinha, no sentido de se fazer a
ligação da teoria com a prática, fazendo a
preparação para um exercício de lideran-
ça e trabalho em equipa, realizado no si-
mulador de navegação da EN. Este exercí-
cio foi desenhado com base num cenário
naval básico, tendo em consideração os
limitados conhecimentos navais dos es-
tagiários. Neste exercício os estagiários
dividiram-se por equipas, cada uma das
quais seria responsável pelo comando de
uma fragata da classe “Vasco da Gama”.
Os navios encontravam-se no enfiamen-
to da barra sul do Porto de Lisboa, regres-
sando de uma missão SAR. O objetivo do
exercício consistia em entrar no Porto de
Lisboa, segundo um determinado planea-
mento de navegação, e atracar no cais de
honra da Base Naval de Lisboa, num tem-
po máximo de 45 minutos. As equipas de-
veriam cumprir determinadas regras e ul-
trapassar adversidades que iriam sendo
injetadas durante a execução do exercício.

22 NOVEMBRO 2014
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