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REVISTA DA ARMADA | 524
SUPERINTENDÊNCIA DO PESSOAL
GABINETE DA QUALIDADE DO SGRHM
Gabinete da Qualidade do Sistema de Gestão de Recursos AÇÕES DESENVOLVIDAS
O Humanos da Marinha (SGRHM) faz 10 anos de existência e a
sua criação está intimamente associada à certificação do SGRHM Desde a sua criação, o gabinete tem desenvolvido um conjunto
em conformidade com a Norma Portuguesa (NP) 4427:2004 (Sis- vasto de iniciativas, destacando-se a edificação de manuais de
temas de Gestão de Recursos Humanos – Requisitos). recursos humanos (Masup´s), que vieram permitir uma melhor
Este gabinete, na dependência direta do Superintendente do sistematização dos processos e dos procedimentos, constituindo
Pessoal, desenvolve a sua atividade no âmbito das competências uma ferramenta de trabalho nas diversas Unidades, otimizando
estabelecidas no regulamento interno da Superintendência do assim o funcionamento do sistema.
Pessoal, no sentido de garantir a qualidade do SGRHM. Sendo um objetivo a satisfação interna do pessoal da Marinha, ins-
tituiu-se um mecanismo periódico de avaliação da satisfação (ques-
GÉNESE DA CRIAÇÃO tionários), ferramenta importante para a melhoria do sistema.
No âmbito da documentação estruturante do SGRHM foi
A certificação do SGRHM decorre de um dos objetivos elenca- desenvolvido um plano comunicacional assente em palestras,
dos na Diretiva Setorial de Recursos Humanos de 2006. Tendo Workshops, bem como através da publicação de Newsletters.
em conta este objetivo, foi criado o Núcleo de Cer-
tificação do SGRHM (NCSGRHM) em março de 2007
por forma a obter a certificação do SGRHM num
período de 2 anos. O núcleo era chefiado por um
CFR e tinha, inicialmente, uma OFSALT QP TSN-RH
em acumulação interna que, posteriormente, foi
rendida por uma OFSALT RC TSN-RH. Inicialmente foi
dada formação no âmbito da Gestão em Sistemas de
Qualidade, bem como em auditorias internas, aos
elementos base do núcleo.
Tendo em conta que a certificação dos sistemas
de gestão era novidade para a Organização, não
obstante à data, o Arsenal do Alfeite tinha obtido a
certificação de acordo com a norma ISO 9001 e o
Instituto Hidrográfico estava em processo de certifi-
cação de acordo com a mesma norma. Desta forma
e tendo em consideração os potenciais custos de
recorrer à consultoria externa, optou-se pela con-
sultoria interna.
Nesse sentido, foi contactado e integrado no
núcleo um OFSUP RES, com larga experiência na
certificação de sistemas de gestão, tendo sido ela-
borado um processo calendarizado com prazos cre-
díveis e aceitáveis, envolvendo as pessoas através
de sessões de sensibilização, bem como, durante as
auditorias internas na qual foi feita a sensibilização
para a necessidade de adequar os procedimentos da
Unidade aos procedimentos documentados.
Em 2009 e após a Auditoria de Certificação reali-
zada pela entidade certificadora APCER, o SGRHM
foi certificado de acordo com a NP 4427:2004, mar-
cando um novo ciclo de gestão do sistema. Foi ainda criado um folheto de Padrões e Códigos de Conduta,
Decorrente da aprovação do regulamento interno em 2016 o resultado da integração num documento único dos comporta-
núcleo de certificação assume a designação de gabinete da qua- mentos dispersos pela diversa documentação estatutária, disci-
lidade do SGRHM plinar, bem como no âmbito da justiça militar.
Este gabinete é o interlocutor da Marinha com a entidade cer- No sentido de avaliar a eficácia da implementação dos planos
tificadora APCER e procura incorporar na Organização as reco- de correções apresentados pelas Unidades auditadas foi criado
mendações que decorrem anualmente da manutenção desta um mecanismo de seguimento pós-auditoria e de monitorização
certificação. das suas taxas de implementação.
22 DEZEMBRO 2017