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REVISTA DA ARMADA | 524












           A  certificação  do  Sistema  engloba  a
          avaliação  da  atividade  inspetiva  rea-
          lizada  pelo  gabinete  e,  neste  sentido,
          essa aferição tem contribuído para con-
          solidar  os  procedimentos  subjacentes
          ao  ciclo  de  auditoria  que  começa  na
          auditoria interna e que termina com o
          seguimento pós-auditoria interna atra-
          vés da auditoria de acompanhamento.

          EVOLUÇÃO DO SGRHM

           Desde 2009 e após obtida a certifica-
          ção, realizaram-se 228 auditorias inter-
          nas, sendo possível evidenciar uma
          melhoria gradual do SGRHM, funda-
          mentalmente sustentada:
           •  Na diminuição do rácio de Factos
            Verificados  por auditoria.
                    1
           •  No aumento da taxa de edificação
            das recomendações relativas à cor-
            reção das Não Conformidades (NC)
            e de implementação das Oportuni-  Diagrama Ishikawa do SGRHM (2009-2016)
            dades de Melhoria (OM);                            Neste sentido a atividade do Gabinete procura corresponder às
           •  Na avaliação da eficácia das ações desenvolvidas fruto da cor-  necessidades organizacionais  evidenciadas  atuando  comunica-
            reção das não conformidades e na redução da sua recorrência.  cionalmente e no âmbito da realização das auditorias nas áreas
           Estes resultados em muito se devem ao comprometimento dos   de maior fragilidade. Não obstante a atividade primordial consis-
          Comandos, Direções e Chefias, bem como à consciencialização da   tir na realização de auditorias internas e de acompanhamento,
          importância que esta área assume cada vez mais na Organização.  bem como de um conjunto de tarefas atinentes à manutenção da
           Estes dados positivos são corroborados pelos resultados obti-  certificação, cumulativamente tem havido uma aposta em con-
          dos no âmbito da avaliação externa anual e que igualmente evi-  teúdos digitais, de que se salienta a configuração dos MASUP 2
          denciam uma melhoria gradual ao longo dos anos.     e 3 em ambiente html, disponíveis no sub-portal da Superinten-
           Paralelamente, o Universo das pessoas auditadas vai aumen-  dência do Pessoal.
          tando, o que potencia a difusão de boas práticas e um melhor
          conhecimento sobre esta área.                       EM PROL DA MELHORIA CONTÍNUA
           Importa ainda sublinhar o elevado número de aspetos positivos
          identificados no decorrer das auditorias, revelando a preocupa-  A robustez do SGRHM assenta na consolidação dos processos e
          ção das Unidades em inovar e implementar boas práticas.  ação do gabinete tem incidido nesta vertente procurando mitigar
           Numa perspetiva futura e considerando os dados existentes (2009-  as causas potenciadoras das não conformidades.
          2016), o Gabinete da Qualidade do SGRHM adotou uma abordagem   A este propósito, o mapeamento da atividade organizacional,
          diferenciadora no sentido de identificar as causas e razões possí-  pilar da sustentação dos sistemas de gestão da qualidade, pode
          veis indiciadoras de Factos Verificados (FV) no âmbito do SGRHM,   constituir uma base sólida para incrementar uma melhoria nos
          tendo sido aplicada uma das ferramentas da qualidade, o Diagrama   processos e, consequentemente, do nosso SGRHM.
          Ishikawa. A aplicação deste tipo de Ferramentas da Qualidade traz   Uma  organização  consolidada  em  termos  de  processos  está
          vantagens para as organizações, tais como uma melhor perceção   potencialmente mais bem preparada para a mudança e para os
          das causas recorrentes, uma melhoria contínua nos processos da   desafios emergentes do futuro.
          organização e o decréscimo nos recursos desperdiçados.  O gabinete da qualidade continuará a desenvolver a sua ativi-
           Da análise dos dados obtidos das Auditorias Internas realizadas   dade em prol da melhoria contínua do Sistema, mantendo um
          desde 2009, constata-se que existe um conjunto de FV caracte-  apoio próximo às Unidades e constituindo-se como um veículo
          rizados  como  Não  Conformidades (NC) ou  Oportunidades  de   promotor para o incremento organizacional.
          Melhoria (OM) que são recorrentes e transversais, tendo sido                                        
          identificados 4 grupos de causas.                                           GABINETE DA QUALIDADE DO SGRHM
           O  conhecimento  destas  causas  permitirá  identificar  as  ações  a   com colaboração do CMG Coutinho de Lucena
          desenvolver no sentido de prevenir a ocorrência de NC e de OM, bem
          como atribuir os meios necessários no sentido de assegurar a eficácia   Nota
          dessas ações. A promoção da melhoria contínua assenta na elimina-  1  Facto verificado: Constatação no âmbito de uma auditoria
          ção das causas que estão na génese de potenciais não conformidades.


                                                                                                 DEZEMBRO 2017  23
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