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REVISTA DA ARMADA | 524













          de, compreendendo o conjunto dos fatores pluridisciplinares relevan-  são desenvolvidos de forma a integrarem o Mar numa perspetiva
          tes ligados ao Oceano, saber usar tais fatores, não só para o reforço   disciplinar, promovendo o gosto pelo mar e a descoberta da cultura
          da identidade nacional e da afirmação internacional de Portugal, mas   marítima.
          também para promover o desenvolvimento sustentável e a criação   O CPA é escola piloto do projeto Escola Azul e é membro consul-
          de riqueza, no respeito pelo equilíbrio ambiental do planeta.  tivo do Ciência Viva. Em termos de Currículo do Mar o CPA trabalha,
           O PBS assenta em três Eixos Temáticos: I – Compreender o Oceano   ainda, com parceiros institucionais tais como o Forum Empresarial
          – A literacia; II – Viver o Mar – A emoção e a prática; e III – O Oceano,   para as Ciências do Mar, a Câmara Municipal de Peniche (projeto
          Portugal e o Mundo – A visão global. O Eixo II fomenta desde a prática   Mar Pedagógico), a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar
          de atividades náuticas à exploração do meio marítimo e aquático e   de Peniche, a APORVELA (caravela Vera Cruz), o Oceanário, a Marina
          respetiva envolvência cultural. O Eixo III inicia os alunos nos princípios   do Parque das Nações, o Instituto Geográfico e o Instituto Português
          elementares sobre geopolítica, sistema internacional, globalização e   do Mar e da Atmosfera.
          pensamento prospetivo, tendo como referências os grandes espaços   Tendo a natação como pré-requisito, todos os alunos desenvol-
          marítimos, Portugal e a sua posição no mundo.       vem atividades náuticas de iniciação, desde a vela e canoagem, inte-
           Fruto do acompanhamento próximo da evolução do PBS e da   gradas na disciplina de Educação Física a partir do 5º ano, ao surf e
          adesão dos jovens alunos, surgiu no ano letivo em curso, uma nova   bodyboard (opcionais nas pausas letivas).
          área curricular não disciplinar – Construir Consciência Marítima   Na última semana do 2º período letivo trabalha-se em projeto, na
          – com 45 minutos semanais; é ministrada aos alunos da escola-  Semana do Mar e da Sustentabilidade. No ano letivo transato os alu-
          ridade básica. No próximo ano será iniciada no Ensino Secundá-  nos mais novos construíram pequenas embarcações com materiais
          rio, a ser ministrada no primeiro semestre de cada ano, uma nova   de desperdício, houve atividades de educação física com a colabo-
          disciplina – Noções Elementares de Cultura Marítima Estratégica.   ração do Instituto de Socorros a Náufragos, “aulas” dadas por espe-
           O PBS está devidamente enquadrado pelo Forum Blue School   cialistas da Direcção-Geral de Política do Mar  (Kit do Mar) e do NTM
          (FBS) que desenvolve pensamento (reflexão e elaboração concep-  Creoula (navegação astronómica), saídas de campo para exploração
          tual) e ação (os meios, instrumentos e recursos científicos, peda-  ambiental em meio marinho e visitas à Fragata D. Fernando II e Glória
          gógicos e técnicos para apoio à execução dos programas) e para   e a museus; foi incentivada a redação de um “diário de bordo”.
          quem, ao abrigo da parceria, o CEA é escola piloto de programas.   Os alunos do 10º ano embarcam regularmente no NTM Creoula
          A Universidade do Porto promoveu a associação do FBS a parceiro   (uma semana nas férias do Verão, tendo este ano escalado as ilhas
          permanente da Universidade Itinerante do Mar Júnior (UIMjr). A   Cies e Berlengas). Nas atividades extracurriculares proporcionadas
          parceria CEA/FBS patrocina ainda bolsas para a prática de despor-  pelo Colégio existe a opção de adesão ao Clube dos Cadetes do Mar
          tos náuticos e aquáticos, incluindo alta competição.  e ao respetivo programa – uma tarde de quarta-feira por mês – para
           O CEA envia anualmente os seus alunos do 9º ano e do Secundá-  os jovens dos 2º e 3º ciclos.
          rio a Lisboa durante 3 dias, para uma “imersão” náutica e de Mari-
          nha. Aos alunos do 10º ao 12º anos é facultada a possibilidade   EXEMPLO A SEGUIR
          de embarque durante uma semana no NTM Creoula. No corrente   (REDE AFILIADA / FRANCHISING)
          ano, pela primeira vez, esse cruzeiro foi feito no âmbito da UIMjr,
          tendo escalado os portos de Cádis e de Cartagena.    Tudo parece indicar que, no futuro, o Oceano (entendido como
                                                              águas, solos e subsolos, assim como os seus recursos vivos e não
          COLÉGIO PEDRO ARRUPE (CPA)                          vivos) será o mais importante recurso natural do país. Há, portanto,
                                                              necessidade de uma progressiva consciencialização da população
           Neste colégio, construído de raiz a evocar o Mar (o tijolo de vidro,   e dos quadros para a importância e oportunidades que o Oceano
          as claraboias, o mural do auditório sobre o fundo do mar, as chapas   traz, e para saber aproveitar e desenvolver essas potencialidades.
          ondeadas com indicações, a estação meteorológica, a Sala do Barco)   Sendo já longo o caminho pioneiro percorrido pelo CEA e pelo
          e os Continentes (a omnipresente cortiça), desde o seu primeiro   CPA, seria possível ou viável a replicação do atual ou futuro “estado
          ano de funcionamento que são proporcionadas aos alunos, desde   da arte” desses Colégios, em termos de currículo do mar, noutros
          o Pré-escolar, as bases de construção do conhecimento, integrando   estabelecimentos de ensino, públicos ou privados?
          afetiva e cognitivamente o Mar. As estruturas curriculares, os inter-                               
          venientes, os métodos, os materiais educativos e demais recursos,                           Ramos Borges
          as metas a atingir em cada ano letivo e os instrumentos de avaliação                              CALM















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