Page 17 - Revista da Armada
P. 17
REVISTA DA ARMADA | 524
de, compreendendo o conjunto dos fatores pluridisciplinares relevan- são desenvolvidos de forma a integrarem o Mar numa perspetiva
tes ligados ao Oceano, saber usar tais fatores, não só para o reforço disciplinar, promovendo o gosto pelo mar e a descoberta da cultura
da identidade nacional e da afirmação internacional de Portugal, mas marítima.
também para promover o desenvolvimento sustentável e a criação O CPA é escola piloto do projeto Escola Azul e é membro consul-
de riqueza, no respeito pelo equilíbrio ambiental do planeta. tivo do Ciência Viva. Em termos de Currículo do Mar o CPA trabalha,
O PBS assenta em três Eixos Temáticos: I – Compreender o Oceano ainda, com parceiros institucionais tais como o Forum Empresarial
– A literacia; II – Viver o Mar – A emoção e a prática; e III – O Oceano, para as Ciências do Mar, a Câmara Municipal de Peniche (projeto
Portugal e o Mundo – A visão global. O Eixo II fomenta desde a prática Mar Pedagógico), a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar
de atividades náuticas à exploração do meio marítimo e aquático e de Peniche, a APORVELA (caravela Vera Cruz), o Oceanário, a Marina
respetiva envolvência cultural. O Eixo III inicia os alunos nos princípios do Parque das Nações, o Instituto Geográfico e o Instituto Português
elementares sobre geopolítica, sistema internacional, globalização e do Mar e da Atmosfera.
pensamento prospetivo, tendo como referências os grandes espaços Tendo a natação como pré-requisito, todos os alunos desenvol-
marítimos, Portugal e a sua posição no mundo. vem atividades náuticas de iniciação, desde a vela e canoagem, inte-
Fruto do acompanhamento próximo da evolução do PBS e da gradas na disciplina de Educação Física a partir do 5º ano, ao surf e
adesão dos jovens alunos, surgiu no ano letivo em curso, uma nova bodyboard (opcionais nas pausas letivas).
área curricular não disciplinar – Construir Consciência Marítima Na última semana do 2º período letivo trabalha-se em projeto, na
– com 45 minutos semanais; é ministrada aos alunos da escola- Semana do Mar e da Sustentabilidade. No ano letivo transato os alu-
ridade básica. No próximo ano será iniciada no Ensino Secundá- nos mais novos construíram pequenas embarcações com materiais
rio, a ser ministrada no primeiro semestre de cada ano, uma nova de desperdício, houve atividades de educação física com a colabo-
disciplina – Noções Elementares de Cultura Marítima Estratégica. ração do Instituto de Socorros a Náufragos, “aulas” dadas por espe-
O PBS está devidamente enquadrado pelo Forum Blue School cialistas da Direcção-Geral de Política do Mar (Kit do Mar) e do NTM
(FBS) que desenvolve pensamento (reflexão e elaboração concep- Creoula (navegação astronómica), saídas de campo para exploração
tual) e ação (os meios, instrumentos e recursos científicos, peda- ambiental em meio marinho e visitas à Fragata D. Fernando II e Glória
gógicos e técnicos para apoio à execução dos programas) e para e a museus; foi incentivada a redação de um “diário de bordo”.
quem, ao abrigo da parceria, o CEA é escola piloto de programas. Os alunos do 10º ano embarcam regularmente no NTM Creoula
A Universidade do Porto promoveu a associação do FBS a parceiro (uma semana nas férias do Verão, tendo este ano escalado as ilhas
permanente da Universidade Itinerante do Mar Júnior (UIMjr). A Cies e Berlengas). Nas atividades extracurriculares proporcionadas
parceria CEA/FBS patrocina ainda bolsas para a prática de despor- pelo Colégio existe a opção de adesão ao Clube dos Cadetes do Mar
tos náuticos e aquáticos, incluindo alta competição. e ao respetivo programa – uma tarde de quarta-feira por mês – para
O CEA envia anualmente os seus alunos do 9º ano e do Secundá- os jovens dos 2º e 3º ciclos.
rio a Lisboa durante 3 dias, para uma “imersão” náutica e de Mari-
nha. Aos alunos do 10º ao 12º anos é facultada a possibilidade EXEMPLO A SEGUIR
de embarque durante uma semana no NTM Creoula. No corrente (REDE AFILIADA / FRANCHISING)
ano, pela primeira vez, esse cruzeiro foi feito no âmbito da UIMjr,
tendo escalado os portos de Cádis e de Cartagena. Tudo parece indicar que, no futuro, o Oceano (entendido como
águas, solos e subsolos, assim como os seus recursos vivos e não
COLÉGIO PEDRO ARRUPE (CPA) vivos) será o mais importante recurso natural do país. Há, portanto,
necessidade de uma progressiva consciencialização da população
Neste colégio, construído de raiz a evocar o Mar (o tijolo de vidro, e dos quadros para a importância e oportunidades que o Oceano
as claraboias, o mural do auditório sobre o fundo do mar, as chapas traz, e para saber aproveitar e desenvolver essas potencialidades.
ondeadas com indicações, a estação meteorológica, a Sala do Barco) Sendo já longo o caminho pioneiro percorrido pelo CEA e pelo
e os Continentes (a omnipresente cortiça), desde o seu primeiro CPA, seria possível ou viável a replicação do atual ou futuro “estado
ano de funcionamento que são proporcionadas aos alunos, desde da arte” desses Colégios, em termos de currículo do mar, noutros
o Pré-escolar, as bases de construção do conhecimento, integrando estabelecimentos de ensino, públicos ou privados?
afetiva e cognitivamente o Mar. As estruturas curriculares, os inter-
venientes, os métodos, os materiais educativos e demais recursos, Ramos Borges
as metas a atingir em cada ano letivo e os instrumentos de avaliação CALM
DEZEMBRO 2017 17