Page 28 - Revista da Armada
P. 28

VIGIA DA HISTÓRIA                                              96







                                            O FRADE INVENTOR














                                              ntre os  leitores que ainda  vão tendo   O aproveitamento destes  elementos
                                           Epachorra para “passar os olhos” pelas   seria obtido através de uma roda, munida
                                            linhas  que aqui  se vão deixando, poucos   de palhetas, colocada no convés, no caso
                                            serão, se até mesmo algum, os que desco-  do vento.
                                            nhecem quem foi frei Bartolomeu de Gus-  Através de um cilindro,  com palmetas
                                            mão e a sua associação ao invento da “Pas-  ou asas, semi-submerso e preso ao navio
                                            sarola“; entre esses,  alguns  haverá que   por 2 hastes que o mantivessem sempre
                                            saberão ter sido este frade o inventor de   à mesma distância, não permitindo qual-
                                            um sistema para a elevação da água, pos-  quer movimento transversal,  no  caso  da
                                            sibilitando assim o abastecimento regular   corrente.
                                            do seminário de Cachoeira, no Brasil, onde   No caso do balanço, por meio de um pên-
                                            se encontrava.                     dulo  instalado  numa coberta ou de uma
                                             O  que  poderá  constituir  novidade  para   calha BB-EB, onde deslizaria uma esfera de
                                            muitos, assim o julgo, é o facto deste frade   latão.
                                            ter apresentado, em 1710, um opúsculo,   No caso da ondulação, por um conjunto
                                            onde apresentava alguns  seus inventos,   de tubos com a mesma inclinação instala-
                                            cujo título era o seguinte: “Vários modos   dos desde o porão à borda, no sentido de
                                            de esgotar sem gente as naus que fazem   BB-EB, tubos esses ligados entre si, tendo
                                            água”.                             na ligação uma válvula que só abriria num
                                             Talvez tal  desconhecimento  decorra do   sentido,  permitindo  assim  a  entrada  da
                                            facto  da publicação  correr  com o  nome   água cuja saída  só seria  possível para o
                                            de Bartolomeu de Lourenço,  verdadeiro   tubo seguinte, sendo este o único sistema
                                            nome do frade em causa, e não pelo que   que dispensaria o uso de bomba, já que a
                                            adoptou e é conhecido.             água passaria de tubo em tubo até ser lan-
                                             Considerava Gusmão  que  o  esgoto  da   çada para o exterior do navio.
                                            água  embarcada  era o  maior  problema   Os  primeiros  sistemas  transmitiriam  o
                                            com que a navegação se  deparava,  mor-  movimento através de cabos ou alavancas
                                            mente  a portuguesa cujas principais  car-  ao êmbolo da bomba de esgoto,  garan-
                                            reiras se efectuavam bem longe de terra,   tindo assim o propósito desejado.
                                            problema  esse muito  mais  preocupante   O próprio inventor apresentava, para cada
                                            do que o do desconhecimento da Lon-  um dos seus inventos, algumas limitações,
                                            gitude, para a solução do qual se encon-  como fossem a dificuldade de manobra de
                                            trava estabelecido  um elevado prémio   velas, o risco de danos provocado pela bola
                                            pecuniário, argumentando, em defesa do   de  latão,  a  dificuldade  na  progressão  do
                                            que afirmava, que o conhecimento da lon-  navio e a impossibilidade de utilização em
                                            gitude não era preciso tantas vezes como   mar calmo ou com falta de vento.
                                            o esgoto da água, que tinha de ser perma-  Perante tais  inconvenientes,  é perfeita-
                                            nente,  até porque eram muitos  mais  os   mente justificável que nenhum dos siste-
                                            navios que se  perdiam por embarcarem   mas  tivesse  sido,  tanto  quanto  consegui
                                            água, do que aqueles que se perdiam por   apurar, alguma vez posto em prática.
                                            desconhecimento da longitude.                                      
                                             Defendia Bartolomeu de Gusmão que as                     Cmdt. E. Gomes
                                            soluções que preconizava decorriam do
                                            aproveitamento do vento, da corrente de   N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfico
                                            água provocada pela deslocação do navio
                                            e pelo balanço provocado pela ondulação.  Fonte: Biblioteca de Ajuda 154 – I – 8 nº 11




                                        DR
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33