Page 342 - Revista da Armada
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dizer-se  aluno  deles,  sem  o  que                                                                         '-,
           lhe  seria  interdita  a  participação
           nas  exposições  do  Salon.
           Em  1864,  com  24  anos,  envia  ao
           Salon  o  primeiro  busto,  tendo
           sido  recusado.  Rodin  eviden-
           ciava  já um  tão  marcado vigor no
           modelado  e  uma  procura tão  fre-
           nética - através  do essencial - do
           carácter  e  dos  sentimentos  da
           pessoa  que  não  é  de  espantar
           aquela recusa. Trabalhavá o barro
           em toques pronunciad íssimos e de
           grande  agitação,  deixando  de
           parte e negligenciando tudo o que
           não  contribuisse  para  a  caracte-
                                                                                                                       I
           rização do modelo.  Daí uma certa
           rudeza  selvática dos seus  gessos
           e  bronzes.  Ainda  estava  para  vir
                                                                                                                       t
           o tempo em que os artistas estabe-
           lecidos  e  o  público  estariam
           à  altura  de  poder  apreciar  a  sua
           obra. Quando juntou algum dinhei-
           ro; foi a  Itália estlldar as obras de
           Donatello e  Miguel  Ângelo.  O tra-
           balho  que  produziu  a  seguir  foi
           a  estátua  que  hoje  se  chama
           «A  Idade de Bronze»  e  que intitu-
           lou,  inicialmente,  «Homem  Acor-
           dando para a Natureza». Sente-se
           a  influência  de  Donatello,  mas,
           no entanto,  a  obra  era  suficiente-
           mente  original  para  o  celebrizar,
           quanto mais não fosse pelo escân-
                                              " Mulher  Acocorada "
           dalo  que  suscitou.  Vários  críticos
           e  colegas  afirmaram  que  a  obra   aquilo  que  pudesse  contribuir  resolveu  a  atacar  em  definitivo
           era  uma  burla  descarada  obtida   para traduzir melhor o carácter ou  o  mármore  e  o  bronze,  era  já
           de um  molde directo sobre o  mo-  o  movimento.  «Uma  obra,  mesmo  o  entardecer  da  vida ,  e  a  obra,
           delo.  Muitos  artistas  no  entanto   depois  de  acabada,  nunca  está  apafentemente  concluída,  nunca
           o  defenderam  e o  Estado  reparou   perfeita» ,  dizia.  Mais  de  20  anos  foi  no  entantQ  completamente
           a  ofensa  adquirindo  o  bronze
                                               trabalhou  ele  no  célebre  «Portão  acabada.  Recebeu  muitas  enco-
           e  outros  trabalhos  do  escultor.
                                               do Inferno».  São 186 figuras dota-  lJIendas  de  governos  e  entidades
           Existe  uma  réplica  desta  estátua   das umas de força indómita, outras  oficiais.  A maior  parte delas dava
           no nosso  Museu  Nacional de Arte   de  frágil  graciosidade,  outras  de  origem a controvérsias tremendas,
           Contemporânea.  Começava a  sua     bestial  rudeza,  todas  elas  vida  a  mais  famosa  das  quais  se  cen-
           carreira  ascendente  e  o  caminho   em  movimento  em  transes  de  trou na célebre estátua de Balzac.
           estava  aberto  para  a  celebridade.   angústia,  pavor,  voluptuosidade  Nunca  discutia,  e  quando  as
            Não  a  conquistou  fàcilmente.  O '  ou desespero. Sobranceira a  tudo  críticas  eram  inabaláveis,  limita-
           seu  lema  era  o  trabalho.  É  dele   isso,  a  célebre  figura  do  «Pensa-  va-se  a  recolher  a  obra  sem  um
           a  frase  «a  arte  é  90 %  de  técnica   dor»  contemplando  as  misérias  protesto,  ainda  que  ela  o  tivesse
           e  10 %  de  inspiração».  Nunca    humanas.  Esta  tarefa  ciclópica  ocupado  durante  7  anos,  como
            tinha  press~, a  não  ser  naquelas   fascinou-o,  por  assim  dizer.  Con-  no  caso  do  seu  «Balzac».  '
           alturas  singulares  em  que  com   sumiu-lhe anos de estudos e esbo-  Seguir a Natureza foi sempre o seu
            meia  dúzia  de  toques  tinha  de   ços - não  em  pura  perda,  porque  objectivo.  A  Natureza  nU/lca  é
           definir  um  senllmento  ou  um     o  «Portão  do  Inferno»  foi  uma  feia,  dizia.  «Aquilo  que  vulgar-
           gesto.  Depois, vinha a  contempla-  espécie  de  repositório  donde  mente se chama feio, na Natureza,
           ção  e  a  meditação,  procurando   saíram  muitas  das  suas  obras  pode  tornar-se  belo  eni  arte.»
            com  serenidade  e  paciência  tudo   futuras.  Quando  finalmente  se  «Porque  é  simplesmente l  a  força
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