Page 343 - Revista da Armada
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a  crítica  ficou  espantada,  colhida
                                                                            de  surpresa.  Só  depois  «esper-
                                                                            neou»...  Na  realidade  a  crítica
                                                                            estava  habituada  a  coisas  mais
                                                                            «Iindinhas»  e  trabalhadas  com
                                                                            mais  requinte  de  acabamento.
                                                                            Mas onde é  que uma mulher con-
                                                                            denada à  danação eterna poderia
                                                                            lograr expressão mais verdadeira?
                                                                            Olhemos  agora,  por  exemplo,
                                                                            o  gesso  que  serviu  para  o  monu-
                                                                            mento  «Os  Burgueses  de  Calais»
                                                                            - 1884-1886,  que  a  cidade  quis
                                                                            erigir  à  memória  dos  seus  intré-
                                                                            pidos  defensores  (que  só  a  fome
                                                                            e  a  doença  conseguiram  abalar)
                                                                            sacrificados ao invasor para salva-
  I
  J:. ...                                                                   ção  dos  restantes.  O  condenado
                                                                            que  leva  as  chaves  da  cidade  é
                                                                            . uma figura em que a determinação
                                                                            e  a  dor  se  aliam  num  misto  de
                                                                            grandeza e coragem que nos per-
      «Os  Burgueses  de  Calais »
                                         «Estudo  para  os  Burgueses  de  Calais »   tu rbam  profundamente.  A  tensão
      do  carácter  que  faz  a  beleza.»
      " E  acontece  muitas  vezes  que
      quanto  mais  feia  é  uma  criatura
      na  Natureza tanto mais bela é em
      arte.»  «Em  arte, só as coisas sem
      carácter  são  feias - pois  não  têm
      beleza nem por fora nem por den-
      tro.»  «Feio  em  arte  é  aquilo  que
      é  falso  e  artificial- aquilo  que
      pretende ser lindo ou mesmo belo
      em vez de expressivo - por outras
      palavras,  o  que  é  amaneirado,
      tudo  fachada,  sem  alma  e  sem
      verdade.»  Era  este  o  «credo»  de
      Rodin. Nunca disfarçou ou atenuou
      a  Natureza  para  agradar  àqueles
      que  não  tinham  capacidade  de
      compreender.  Se  olharmos  para
      a «Cabeça da Dor», de 1882, aper-
      cebemo-nos  imediatamente  da
      espantosa  intensidade de expres-
      são  que  reside  essencialmente
      na  boca  e,  quem  diria , na  testa ...
      Tudo parece simples neste bronze
      mas veja-se como através da des-
      contracção dos  músculos da face
      a  dor  adquire  aqui  aquele  grau
      supremo  em  que  o  corpo  já  não
      reage  porque  eSfá  próximo o  ani-
      quilamento.  A  «Mulher  Acocora-
      da», ta~bém de 1882, é um bronze
      extraordinário  de  expressão  e
      àtitude.\ Saiu  de  uma  dessas
      figuras trabalhadas para o «Portão
      do  Inferno».  Ao  primeiro  relance.
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