Page 343 - Revista da Armada
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a crítica ficou espantada, colhida
de surpresa. Só depois «esper-
neou»... Na realidade a crítica
estava habituada a coisas mais
«Iindinhas» e trabalhadas com
mais requinte de acabamento.
Mas onde é que uma mulher con-
denada à danação eterna poderia
lograr expressão mais verdadeira?
Olhemos agora, por exemplo,
o gesso que serviu para o monu-
mento «Os Burgueses de Calais»
- 1884-1886, que a cidade quis
erigir à memória dos seus intré-
pidos defensores (que só a fome
e a doença conseguiram abalar)
sacrificados ao invasor para salva-
I
J:. ... ção dos restantes. O condenado
que leva as chaves da cidade é
. uma figura em que a determinação
e a dor se aliam num misto de
grandeza e coragem que nos per-
«Os Burgueses de Calais »
«Estudo para os Burgueses de Calais » tu rbam profundamente. A tensão
do carácter que faz a beleza.»
" E acontece muitas vezes que
quanto mais feia é uma criatura
na Natureza tanto mais bela é em
arte.» «Em arte, só as coisas sem
carácter são feias - pois não têm
beleza nem por fora nem por den-
tro.» «Feio em arte é aquilo que
é falso e artificial- aquilo que
pretende ser lindo ou mesmo belo
em vez de expressivo - por outras
palavras, o que é amaneirado,
tudo fachada, sem alma e sem
verdade.» Era este o «credo» de
Rodin. Nunca disfarçou ou atenuou
a Natureza para agradar àqueles
que não tinham capacidade de
compreender. Se olharmos para
a «Cabeça da Dor», de 1882, aper-
cebemo-nos imediatamente da
espantosa intensidade de expres-
são que reside essencialmente
na boca e, quem diria , na testa ...
Tudo parece simples neste bronze
mas veja-se como através da des-
contracção dos músculos da face
a dor adquire aqui aquele grau
supremo em que o corpo já não
reage porque eSfá próximo o ani-
quilamento. A «Mulher Acocora-
da», ta~bém de 1882, é um bronze
extraordinário de expressão e
àtitude.\ Saiu de uma dessas
figuras trabalhadas para o «Portão
do Inferno». Ao primeiro relance.
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