Page 344 - Revista da Armada
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«O Beijo »
«A Catedral»
do corpo marca o esforço para homem que caminha para o suplí- pela primeira vez na história da
conseguir reunir as forças que cio mas uma sombra, o espectro escultura (com assombro e es-
o hão-de sustentar no caminho da do homem, o resíduo que ficou panto de toda a gente) exibir
humilhação à morte. É secundado das provações que o consumi- figuras humanas a que faltavam
por cinco companheiros que exte- ram. Poucas vezes a tragédia a cabeça, as pernas ou os braços,
riorizam sentimentos muito desen- assumiu expressão tão próxima fixando apenas aspectos essen-
contrados, animosos uns, abatidos da verdade. Rodin estava mais ciais e expressivos da atitude ou
outros. A análise dessas expres- à vontade a tratar temas masculi- do gesto. Numa das últimas escul-
sões, oferece sempre novas parti- nos do que femininos. São escas- turas, arrancou à pedra informe
cularidades e um inesgotável sas as figuras de mulher compa- essas mãos sublimes - sublimes
interesse. Veja-se por exemplo radas com a profusão dos temas pelo que dizem e exprimem na
uma delas num bronze «Estudo masculinos. simplicidade de um gesto - a que ..
para os burgueses de Calais». Ao tratar o mármore, reservava- chamou «Catedral». Rodin morreu
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A fome e a sede deixaram nessa -lhe carinhos especiais que, sem com .77 anos, deixando uma obra
face patética estragos indizíveis. tirarem o vigor expressivo ao imensa quer qualitativa quer f
Nos lábios tumefactos e secos modelo e sem se perderem em quantitativamente . fruto do seu
a marca da doença ... A respiração superfluidades, lhe dava, no trabalho árduo e persistente e ...
adivinha-se difícil. Duas dedadas entanto; o aspecto de um bem dos seus portentosos 10 ( ( de
no lábio superior, carregadas de acabado intencional. «O Beijo» de inspiração... O Museu Gulben-
intenção (até parece coisa fácil 1886 é disso um exemplo. kian possui uma pequena colecção
e natural), conf~rem ao fácies um Depois de 1900, quando a sua de obras de Rodin que vale a pena
estado febril que está tanto no reputação estava já definitiva- conhecer . .
corpo como na alma. Já não é um mente consolidada, Rodin ousou O. Lemos
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