Page 344 - Revista da Armada
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             «O  Beijo »
                                                     «A  Catedral»

             do  corpo  marca  o  esforço  para   homem que caminha para o  suplí-  pela  primeira  vez  na  história  da
             conseguir  reunir  as  forças  que  cio  mas  uma  sombra,  o  espectro  escultura  (com  assombro  e  es-
             o  hão-de sustentar no caminho da   do  homem,  o  resíduo  que  ficou   panto  de  toda  a  gente)  exibir
              humilhação à  morte. É secundado  das  provações  que  o  consumi-   figuras  humanas  a  que  faltavam
              por cinco companheiros que exte-   ram.  Poucas  vezes  a  tragédia  a cabeça, as pernas ou os braços,
              riorizam sentimentos muito desen-  assumiu  expressão  tão  próxima  fixando  apenas  aspectos  essen-
              contrados, animosos uns, abatidos  da  verdade.  Rodin  estava  mais  ciais  e  expressivos  da  atitude ou
              outros.  A  análise  dessas  expres-  à  vontade a  tratar temas  masculi-  do gesto. Numa das últimas escul-
              sões, oferece sempre novas parti-  nos do que femininos.  São  escas-  turas,  arrancou  à  pedra  informe
              cularidades  e  um  inesgotável    sas  as  figuras  de  mulher  compa-  essas  mãos  sublimes  - sublimes
              interesse.  Veja-se  por  exemplo   radas  com  a  profusão  dos  temas  pelo  que  dizem  e  exprimem  na
              uma  delas  num  bronze  «Estudo   masculinos.                        simplicidade de um gesto - a que    ..
              para  os  burgueses  de  Calais».   Ao  tratar  o  mármore,  reservava-  chamou «Catedral». Rodin morreu
                                                                                                                        '\
              A  fome  e  a  sede  deixaram  nessa  -lhe  carinhos  especiais  que,  sem  com .77  anos, deixando  uma  obra
              face  patética  estragos  indizíveis.  tirarem  o  vigor  expressivo  ao   imensa  quer  qualitativa  quer   f
              Nos  lábios  tumefactos  e  secos  modelo  e  sem  se  perderem  em   quantitativamente .  fruto  do  seu
              a marca da doença ...  A respiração   superfluidades,  lhe  dava,  no  trabalho  árduo  e  persistente  e ...
              adivinha-se  difícil.  Duas  dedadas  entanto;  o  aspecto  de  um  bem  dos  seus  portentosos  10 ( (  de
              no  lábio  superior,  carregadas  de  acabado intencional. «O  Beijo» de  inspiração...  O  Museu  Gulben-
              intenção  (até  parece  coisa  fácil  1886  é  disso  um  exemplo.    kian possui uma pequena colecção
              e  natural), conf~rem ao  fácies  um   Depois  de  1900,  quando  a  sua  de obras de Rodin que vale a pena
              estado  febril  que  está  tanto  no  reputação  estava  já  definitiva-  conhecer . .
              corpo como na alma. Já não é um    mente  consolidada,  Rodin  ousou                         O.  Lemos
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