Page 17 - Revista da Armada
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Os maritimos levaram o culto çlo Espírito Santo para as três   Existem muitas lendas semelhantes, de imagens que teriam
            primeiras ilhas descobertas: já estava em Santa Maria e na Ter-  sido encontradas na praia ou nas redes dos pescadores, como a
            ceira no fim do século XV. e difundiu-se por todo o arquipélago   da Senhora do Cabo (Espichei), a da Senhora do Pranto (ilha-
            a partir de  1523. após uma epidemia que nesse ano se declarou   va). a da Senhora das Areias (S. Jacinto) e outras. Esta corrente
            cm S. Miguel.                                       hagiográfica filia-se na lenda da imagem de Cristo que o marte-
               Em Santa  Maria . segundo a tradiçlio veiculada  por Gaspar   ria  trazido da Palestina até ao areal do Espinheiro (Bouças) no
            Frutuoso nas «Saudades da Terra", a povoação de Santo EspIri-  ano de  134.  Recolhida na igreja de Bouças sob o nome de Santo
            ta deve o seu nome ao ·faeto de lá ter sido celebrada a primeira   Cristo ou  Bom Jesus de Bouças, foi  transferida no ano de 1550
            missa dedicada ao Espírito S"nto;  num  mapa de  1507 aparece   para a nova igreja malriz de Matosinhos passando a ser conheci-
            o  porto  de  .. Spir"  (Espírito Santo).  No  início  do século  XVI   da por Senhor (ou Senhor Jesus ou Bom Jesus) de Matosinhos,
            S. Miguel  tinha pçlo menos uma ermida de S. Pedro Gonçalves   mas ainda no século XVII lhe chamavam Santo Cristo de Bouças
            em Vila  Franca do Campo, que foi  a primeira capital  até  1522   comosc lê no opúsculo cRelaçãoe diSCUTSOsobre a insigne e no-
            (ainda hoje um clube desportivo local tcm o nome de S. Pedro   tável  procissão em que foi  levada  à cidade do Porto a sagnlda
            Gonçalves). uma do Corpo Santo em Ponta Delgada e outra na   imagem do Santo Cristo de Bouças .. (Coimbra, 1645). Esta pro-
            Ribeira Grande (na Praça do Municfpio. onde hoje está o Paço).   cissão rogatória efectuou-se cm  momentos aflitivos, como epi-
            Na  Ribeira Grande a cheia de 1563 fez desaparecer as casas que   demia . excessos de chuva ou outras calamidades, pelo menos em
            .. do Corpo Santo iam  até ao mar". Durante a erupção vulcâni-  1526, 1585.1596,1644 e 16%. Matosinhos tem feriado munici-
            ca de 1563 os habitantes de S. Pedro do Nordeslinho atribuíram   pal no domingo do EspíritoSanto, coincidindo com a grande ro-
            ;tO Corpo Santo ou a Nossa Senhora do Pranto um lume que te-  maria anual do Senhor de Matosinhos e).   .
            ria  aparecido  n;t  igrcja(').  Na zona nobre da velha Angra. nas   A tradição  irradiou  para  outros locais onde  teriam  dado à
            imediaçõcs do cais, estflO  hoje a Rua e a Travessa do Espírito   praia imagens de Cristo. como O  Bom Jesus ou Senhor de Fão,
            Santo no local onde foi instituído em  1492 um hospital numa er-  o Senhor Jesus dos Navegantes. em Ílhavo. o Senhor Jesus do
            mida do Espírito Santo. Contíguo. está o Bairro do Corpo San-  Carvalhal. cm Peniche (no cabo Carvociro houve um convento
            to, que já no dealbar do século XVI tinha muitas ruas c travessas   do Dom  Jesus). o Senhor Jesus das Chagas. em Sesimbra (Se-
            habitadas por pescadores e navegantes. Apesar de se terdiluído   simbra teve uma capela do  Senhor Jesus dos Navegantes), e o
            a presença dos marítimos continentais nas restantes ilhas. mais   Senhor Bom Jesus dos Marcantes, cm Caminha, sob cujo patro-
            influenciadas pelos povoadores da Santa Maria. S. Miguel e Ter·   cínio está a capela dos marcantes, construção do século XVI, na
            ceira. ainda se encontram nclas vestlgiosdo Corpo Santo. Santa   igreja matriz. Os pescadores c navegantes de Caminha institui-
            Cruz da Graciosa tem um Largo do Corpo Santo. Os marítimos   ram  duas confrarias.  a  do  Dom  Jesus  dos  Mareantes e  a de
            de Velas (S. Jorge) tinham uma ermida de S. Pedro Gonçalves:   S. Bento da freguesia de Seixas - S. Bento é um santo muito po-
            a irmandade da Misericórdia. instituída em 1543 na Casa do Es-  pular no Minho por influência dos beneditinos. Em 1744 os do
            pírito Santo, tinha a seu cargo o montepio dos marítimos que   Seixal fundaram  a «Irmandade  do Senhor  Jesus dos Murean-
            consistia em darem  um quinhlio dos seus proventos. o chamado   tes».
            «quinhi"io do santo».  para a Misericórdia aprestar médico e re-  Assinl, não se afigura arriscado presumir que o culto ao Se-
             médios e fazer-lhes a festa de S. Pedro Gonçalves('). As ilhas do   nhor Santo Cristo nos Açores se inscreve na corrente hagiográfi-
             Faial . Pico.  Flores e Corvo foram chamadas flamengas por ser   caque mergulha raizes na lenda do Senhor Santo Cristo de Bou-
            desta naçflo a maior parte dos scus primitivos povoadores; mas.   ças ou Bom Jesus dos  Mareantes, e foi  levado no século XVI
            pelo menos. o convento de S. Francisco. na Horta. tem uma ca-  para as ilhas do Faial e do Pico por maritimos nortenhos.
            peia de S. Pedro Gonçalves. No Pico, o Corpo Santo foi suplan-
             tado pelo Senhor Bom Jesus dos Marcantes. como veremos a se-
            guir.
               N;. ilha da  Madeir,\  ocorreu uma  ~ituaçi"io análoga.  A fregue-
            'iia de  Câmara dos Lobos, criada em 1430, teve como primeira
            sede uma capela dedicada ao Espírito Santo - Câmara de  Lo-
             bosdeve o seu nomc às focas ou lobos marinhos queconstituíam
            o principal produto da pesca longfnqua portuguesa. na Madeira,
             nos Açores (ilha de Santa Maria), nas ClInárias (ilha de Lobos)
            e no litoral sllllriano (Ilha de Lobos, no Rio do Ouro). Pelo me-
             noso Funchal e Santa Cruz tinham igrejas e confrarias do Corpo
             Santo no século XVI.
             o  SENHOR  SANTO  CRISTO
               O ritual religioso nos Açores atinge a sua expressão maisso-
             Iene na proeissi"io do Senhor Santo Cristo cm Ponta Delgada. Se-
             gundo alguns, a imagem. que está no Convento da Esperança,
             teria sido oferecida  pelo  Papa  Paulo lll  (1534-1549),  mas esse
             facto  não é  mencionado  pelos cronistas  açorianos Frutuoso  c
             Monte Alverne que ni"io o poderiam ignorar.  E o certo é que o
             primeiro cortejo processional se  realizou cm Ponta Delgad,.  no
             :mo de  1700. muito depois de serem atribuídos poderes miracu-
             losos li uma  imagem do Senhor Santo Cristo c a outra do Bom
            Jesus dos Mareantes que. pelos anos de 1550e 1560. teriam sido
             arrojlldos pelo mar. respectivamente às praias do Almoxarifado
             (Fllial) e das Lajes (Pico). Quase tod.\s as igrejas do Pico passa·
             ram li ter (e têm) capelas ou altares dedicados ao Bom Jesus. e
             for'lm instituídas confrari:ls marítimas pelo menos na igreja ma·                      Gomes Pedrosa,
             triz  da  vila  das  Lages e  numa ermida  da  frcguesia  das  Ri bci-                        cap·-lrog.
             rlIs(').

                (') Vl'lIIura  ROt/rigues Prrf!ira,  .. A Rib~ira Grandt;". 3.· ediçdo, Us-  (")  Horácio Marçal.  , A RO/llllrill (lo .5~"I/Or dos Navl'galll~! •. s~pa'
             bO/l,  1984,p. 161.                                ratll do Bo!r/im.iIl  Biblio/~t'/1 Mlmidpal d~ Mlllosi"hos n." 16.
                (') Cúltdido da Silveir/l A .'ellar ... lIh/l d~ S. Jorgr (Açores) - Apon-  N.  A. - Asco/l!rarias fio CorpoSalllosllscilllram num~ros/ls biblio-
             1UIIII'IIIOS para a sua História~, HOr/a, 1902. p. /22.   grafias.  Como obra d~curac/~, g~ral. A. C. Pirrs de Lima. "Fogo d~ Sall-
                (')  Amónio  Lourenço  da  Si/.'tira  Macedo.  "História  das  Qua/ro   /tlmo., I"isboa.  /943.
             Ilhas que Formam o  Dis/rito da  Horta •. ~di(ao /981.  vol.  I. pp.  2/4 ~
             220; 0'01./11. pp. 8ótseg.                          ••••••••••••••••••••••••••••••

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