Page 186 - Revista da Armada
P. 186
Notícias pessoais
EM DESTAQUE
Eram três horas da madrugada de uma cordu ao cinto de um deles e pas·
15 de Abril findo quando ii fragata sou-o. finalmente. à exausta rapari·
.. Comandante João Belo» largou de ga. Depois ... foi ver um bailado an-
Tróia para cumprir a última etapa da gustiantemente prenhe de expectati·
mi~são que lhe tinha sido atribufda: va, :Ité se recuperar o corpo quase
SA R c fiscalização das águas jurisdi- desfalecido para local seguro e espe·
cionais. rar que. após o nascimento do Sol.
Após a saída da barra de Setúbal, viesse o helicóptero salvador. Che-
em ocultaç.io de luzes, foram detecta- gou às 07.30 - precisamente à mes-
dos na serra da Arrábida e também no ma hora que o noticiário duma esta-
mar movimentos de luzes suspeitos. ção de rádio. de ampla audiência. no-
pelo que urgia averiguar o que se es- ticiava: Bombeiros e helicóptero .fal·
lava a p<lSSaf. Assim. havia que pre- vam n/OIIUmhi:j"/a!
parar uma equipa de vistoria. Segui- Estabelecidas com o navio as
ram no bOle o I-"-ten. Mendes Caia- lLsu .... is comunicações de cooperação
do, o 2."-len. EMQ Chcdas Samp •• io navio/aéreo. foi o helicóptero orien-
e o 2."-sarg. CM Gomes de Aguiar. tado de bordo até ao local onde se en·
Eram 04.15 horas. em situação crítica. a cerca de um ter- contravam as pessoas envolvidas no
Passados cinco minutos. para es- ço da escarpa, e. conforme informou salvamento. procedendo. de imedia·
panto geral, foi recebida a inrorma- o tenente Calado. ser o local pratica- to .• 10 seu transporte para o cume
ção de que uma lancha da Capitania mente inacessível. quer indo do cume onde se encontravam o capitão do
do Porto de Setúbal se encontrava ali quer partindo do mar. sendo. como porto de Setúbal. comandante dos
para dar apoio.a bombeiros que esta- tal , necessário um helicóptero. bombeiros. familiares da vítima e.
vam no sopé da falésia, a tentar salvar Face à delicadezll da situação. o como é óbvio ... uma ambuliincia.
uma mollfan1zisla em situação muito capitão do porto de Setúbal. utilizan· Às 08.20 horas. concluída uma
dificil desde o fim da tarde do dia an- do os circuitos de bordo do navio, de misStio SAR em /erra. a <do:io Belo»
terior. imediato ditou uma mensagem para o largou da úrea sem um c1emento da
Por atenção com o capitão do por- Comundo N,lval do Continente soli- guarnição: o 2."-sarg. CM Gomes de
to. que se encontrava no cume da fa- citando o apoio urgente de um heli- Aguiar.
lésia. uchou por bem o comandante cóptero da FAP. Eram 04.30 horas! Às 11.05 o navio chega atrasado à
da ",João Belo» interpelá-lo acerca Entretanto. o tenente Calado vol- Base NlIv,11 de Lisboa. no Alfeite. e já
da neces. ... idade de colaboração. De tou a bordo a buscar um megafone- tem o sargento Aguiar pronto para.
pronto foi aceite a ajuda. dado o co- objecto que se veio a revelur de gran- no cais. ajudur iI atracaçi"lo e regressar
mandante dos bombeiros e o capitão de valor - para com ele dirigir pala· ao seu 'Imbientc ... com uma pedra da
do porto não terem comunicações vras de ânimo e conforto à mOllfll- serra da Arnibidu debaixo do bmço.
com os bombeiros que se encontra- Ilhisfll em perigo. acção decisiva que rI laia de recordaç.io. Após ter embar-
vum no sopé e ninguém silber ao certo foi mantida até ao fim du operaçiio. cado. alguém lhe disse: Valeu (/ pena.
o local onde se encontravll li moma- Após os primeiros alvores. u lan- Mas.. ;.1'/0 de dizerem que foi III/I
Ilhi.wa. consequência do projector da cha du cupiwnia informou que um bombeiro que mlvo/l a moça. mio es/(Í
lancha ser pouco potente para varrer bombeiro estava a escalar a falésia correclO!
a zona e só haver uma noção aproxi- em direcção ao local onde se encon- - E~tá. porque eu também sou
m'lda da sua posiçâo. em funçâo dos trava a sinistrada. mas o engenheiro bombeiro! - respondeu o sargento
seus gritos: - Não aguemo mais! Sumpaio intervindo no circuito. es- Aguiar.
Dirigiu-se então o bote para O lo- clareceu: O bombeira que está (l escoo
cai onde estavam os bombeiros. pas- lar é .fimplesmeme o sargento Aguiar;
sando a haver diálogo (j:i que O trans- os uniformes são p(lrecidos. Pouco ***********
receptor do bote supria a limitação) e depois, três bombeiros seguiram-no.
atfHvés da luz do potente projector Efectuada a difícil escalada para local
do navio. que para o efeito passou a um pouco acima daquele onde se PRÉMIOS ESCOLARES
manobrar numa área situada entre as entrava a mOlllallhista. o sargento
800 e 1400 jardas de terra. foi possível Aguiar. posteriormente seguido pe- Os prémios do ano lectivo de
localizar a mOlllanh;sta imobilizada los aludidos bombeiros. amarrou 1983/84 do Grupo n." I de Escolas da
4