Page 186 - Revista da Armada
P. 186

Notícias pessoais









             EM  DESTAQUE


                Eram três horas da madrugada de                                  uma cordu ao cinto de um deles e pas·
             15  de  Abril  findo  quando  ii  fragata                           sou-o.  finalmente.  à  exausta  rapari·
             .. Comandante João  Belo» largou de                                 ga.  Depois ...  foi  ver um  bailado an-
             Tróia para cumprir a última etapa da                                gustiantemente prenhe de expectati·
             mi~são que  lhe  tinha sido  atribufda:                             va,  :Ité  se  recuperar  o  corpo  quase
             SA R c fiscalização das águas jurisdi-                              desfalecido para local seguro e espe·
             cionais.                                                            rar  que.  após  o  nascimento  do  Sol.
                Após a saída da barra de Setúbal,                                viesse  o  helicóptero  salvador.  Che-
             em ocultaç.io de luzes, foram detecta-                              gou  às 07.30 -  precisamente à mes-
             dos na serra da Arrábida e também no                                ma hora que o  noticiário duma esta-
             mar movimentos de  luzes suspeitos.                                 ção de rádio. de ampla audiência. no-
             pelo que urgia averiguar o que se es-                               ticiava:  Bombeiros e  helicóptero .fal·
             lava a  p<lSSaf.  Assim. havia que pre-                              vam n/OIIUmhi:j"/a!
             parar uma equipa de vistoria. Segui-                                    Estabelecidas  com  o  navio  as
             ram  no bOle o  I-"-ten.  Mendes Caia-                               lLsu .... is  comunicações  de cooperação
             do, o 2."-len. EMQ Chcdas Samp •• io                                 navio/aéreo.  foi  o  helicóptero orien-
             e o  2."-sarg.  CM  Gomes de  Aguiar.                                tado de bordo até ao local onde se en·
             Eram 04.15 horas.                 em situação crítica. a cerca de um ter-  contravam  as  pessoas envolvidas  no
                Passados cinco minutos. para es-  ço da escarpa, e. conforme informou  salvamento. procedendo. de imedia·
             panto geral,  foi  recebida a  inrorma-  o tenente Calado. ser o local pratica-  to .• 10  seu  transporte  para  o  cume
             ção de que uma lancha da Capitania   mente inacessível. quer indo do cume  onde  se  encontravam  o  capitão  do
             do Porto de Setúbal se encontrava ali   quer partindo do mar. sendo. como  porto  de  Setúbal.  comandante  dos
             para dar apoio.a bombeiros que esta-  tal , necessário um helicóptero.   bombeiros.  familiares  da  vítima  e.
             vam no sopé da falésia, a tentar salvar   Face  à  delicadezll  da  situação. o  como é óbvio ... uma ambuliincia.
             uma mollfan1zisla  em  situação muito  capitão do porto de Setúbal. utilizan·   Às  08.20  horas.  concluída  uma
             dificil desde o fim da tarde do dia an-  do os circuitos de bordo do navio, de  misStio SAR em /erra.  a <do:io  Belo»
             terior.                           imediato ditou uma mensagem para o  largou da  úrea sem  um c1emento da
                Por atenção com o capitão do por-  Comundo N,lval  do Continente soli-  guarnição: o 2."-sarg. CM Gomes de
             to. que se encontrava no cume da fa-  citando o  apoio urgente de um  heli-  Aguiar.
             lésia.  uchou  por bem o  comandante   cóptero da  FAP.  Eram 04.30 horas!   Às 11.05 o navio chega atrasado à
             da  ",João  Belo»  interpelá-lo  acerca   Entretanto. o tenente Calado vol-  Base NlIv,11  de Lisboa. no Alfeite. e já
             da  neces.  ... idade  de  colaboração.  De  tou a bordo a buscar um megafone-  tem  o  sargento  Aguiar pronto  para.
             pronto foi  aceite a ajuda. dado o co-  objecto que se veio a revelur de gran-  no cais. ajudur iI atracaçi"lo e regressar
             mandante dos bombeiros e o capitão  de valor -  para com ele dirigir pala·  ao seu 'Imbientc ... com uma pedra da
             do  porto  não  terem  comunicações  vras  de  ânimo  e  conforto  à  mOllfll-  serra da Arnibidu debaixo do bmço.
             com  os  bombeiros que  se  encontra-  Ilhisfll  em perigo. acção decisiva que  rI  laia de recordaç.io. Após ter embar-
             vum no sopé e ninguém silber ao certo  foi  mantida  até  ao fim du  operaçiio.  cado. alguém lhe disse:  Valeu (/ pena.
             o  local  onde se encontravll  li moma-  Após os primeiros alvores. u lan-  Mas..   ;.1'/0  de  dizerem  que  foi  III/I
             Ilhi.wa.  consequência do projector da  cha  du  cupiwnia  informou  que  um  bombeiro que mlvo/l a moça. mio es/(Í
             lancha ser pouco potente para varrer  bombeiro  estava  a  escalar  a  falésia  correclO!
             a zona e só haver uma noção aproxi-  em direcção ao local onde se encon-  -  E~tá. porque  eu  também  sou
             m'lda da sua posiçâo. em funçâo dos  trava a sinistrada. mas o  engenheiro  bombeiro!  -  respondeu  o  sargento
             seus gritos: -  Não aguemo mais!   Sumpaio  intervindo  no  circuito.  es-  Aguiar.
                Dirigiu-se então o bote para O lo-  clareceu: O bombeira que está (l escoo
             cai onde estavam os bombeiros. pas-  lar é .fimplesmeme o sargento Aguiar;
             sando a haver diálogo (j:i que O trans-  os  uniformes  são  p(lrecidos.  Pouco   ***********
             receptor do bote supria a limitação) e   depois, três bombeiros seguiram-no.
             atfHvés  da  luz  do  potente  projector   Efectuada a difícil escalada para local
             do  navio. que para o  efeito passou a   um  pouco  acima  daquele  onde  se  PRÉMIOS ESCOLARES
             manobrar numa área situada entre as  entrava  a  mOlllallhista.  o  sargento
             800 e 1400 jardas de terra. foi possível   Aguiar.  posteriormente  seguido  pe-  Os  prémios  do  ano  lectivo  de
             localizar  a  mOlllanh;sta  imobilizada   los  aludidos  bombeiros.  amarrou  1983/84 do Grupo n." I de Escolas da
             4
   181   182   183   184   185   186   187   188   189   190   191