Page 347 - Revista da Armada
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ção dependente da obtenção de ga- o aumento da operacionalidade do velocidade máxima (nós) e autono-
rantias de funcionamento do Siste- navio, pois que em termos de repara- mia (milhas), temos:
ma de Comando e Controlo, com a ção e fabricas os contentores podem - Propulsão com turbinas a gás:
consequente e integral cobertura fj- facilmente ser transferidos para as 31.7nÓs-900milhas.
nanceira do projecto e da elaboração oficinas; o aumento de flexibilidade - Propulsão com motores Die-
do adequado sistema de contraparti- operacional por os navios poderem sel: 20.0 nós-4100 milhas.
das a prestar pelo Consórcio. cumprir determinadas tarefas pres- Estabilidade intacta e em ava-
As negociações retomadas em cindindo dalgum equipamento/con- ria : são satisfeitos os critérios de es-
Dezembro ganharam então maior tentor ou por troca com o de outro tabilidade e flutuabilidade dos EUA.
impacto vindo a finalizar-se em Maio navio inactivo. Comportamento no mar: os cál-
de 1986, com acordos relativos à Em termos de construção esta culos efectuados indicam que os na-
• construção e às contrapartidas que técnica permite menores custos de- vios satisfazem aos critérios estabe-
cobrem integralmente as verbas atri- vido à possibilidade de utilizar me- lecidos no ST ANAG 41 54 (General
buídas por Portugal para a constru- lhores processos de instalação de criteria and common procedures for
ção. armas e sistemas electrónicos; dimi- frigateldestroyer seakeeping perfor-
• Os passos seguintes foram a nui o periodo de construção pela si- mance alignment) até a um estado
aprovação do programa pelo Conse- multaneidade de aprontamento do de mar correspondente a um vento
lho de Ministros,Q visto do Tribunal casco e sistema propulsor com o dos Beaufort 6. O critério é satisfeito quer
de Conlas e a assinatura do contrato contentores e sistemas nele conti- no respeitante ao comportamento no
com o Consórcio e do acordo com o dos; diminui os custos totais relativos mar em geral, quer no aplicável às
Governo alemão. Pelo Governo por- à vida do navio, pois é considerável condições para operações de heli-
tuguês assinou o ministro da Defesa o menor custo nas grandes revisões cópteros.
Nacional. intermédias e modernizações. O espectro do mar utilizado nos
Enquanto decorre o chamado Os navios mais recentes cons- cálculos foi o correspondente ao
reffinemenf period, em que se con- truidos pelo processo modular nos Atlântico Norte.
cluem as especificações técnicas de estaleiros do Consórcio sâo as fraga-
construção e instalação, conclui-se o tas " Meko 360» para a Nigéria e
processo de escolha do sistema de Argentina e as «Meko 200» para a ARMAS, SENSORES,
comando e controlo, o que se prevê Turquia. COMUNICAÇÕES E OUTROS
estar terminado em breve. Começa-
rá então a contagem para a entrega E nestes sectores que a compar-
dos navios, em fins de 1990, meados CARACTERiSTlCAS ticipação dos aliados se faz sentir. As
de1991 efinsde1991. DOS NAVIOS suas politicas de defesa implicam a
contribuição em espécie, sendo os
Embora sejam conhecidas de equipamentos a fornecer fabricados
CONSTRUÇÃO MODULAR muitos de nós, parece conveniente no seu pais.
referir as mais vulgarmente citadas: As armas fornecidas através da
Os navios de que vamos dispor Dimensões principais: compri- ajuda militar americana serão: mis-
são de construção modular, o que mento fora a fora, 115,90m; compri- seis superficie «Harpoon», mísseis
quer dizer que as armas, os senso- mento na linha de água, 109,00m; superficie-ar .. Sea Sparrow», os tor-
res e os equipamentos são instala- boca na linha de água, 13,80 m; pon- pedos MK46 (a utilizar de bordo e
dos em contentores e colocados nos tal, 9,15m; calado de projecto, pelos helicópteros AIS) e a arma de
espaços reservados para esse fim 4,10m; deslocamento de projecto, defesa próxima contra mísseis e
na plataforma concebida. 3180t; caimento de projecto, 0,80m. aviões (CIMS) da Vulcan Phalax.
Este tipo de construção foi apro- Sistema de propulsão: o siste- Será também de origem america-
vado pelo grupo que vem estudando ma usado é o misto diesel e turbinas na o equipamento de guerra electró-
a «Fragata dos anos 90», no ãmbito a gás conhecido por sistema CO- nica e alguns equipamentos de co-
da NATO, e é suportado por teses DOG (Combined Diesel or Gas), com municações. A França contribuirá
• oriundas dos Estados Unidos da duas linhas de veios e dois hélices de para o programa com a peça de
passo controlável. O sistema CO-
América, Grã-Bretanha e República
100 mm compacta.
Federal da Alemanha. Em boa ver- DOG é constituído por dois motores O sistema de comando e controlo
, dade, foi o estaleiro BJohm+Voss Diesel MTU e por duas turbinas a gás e os radares respectivos poderão ser
de construção americana ou holan-
General Electric, com potências de
que há mais de vinte anos iniciou os
estudos sobre este tipo de constru- 2x3250We 2X19710KW, respecti- desa, conforme o sistema que for de-
ção, só possível pela aceitação de vamente. Com tal sistema, as veloci- cidido adquirir.
padrões internacionais pelos princi- dades até 20 nós serão conseguidas O equipamento sonar é oferecido
pais fornecedores de equipamentos. usando apenas os motores Diesel. pelo Governo canadiano, sendo do
As principais vantagens deste Dado que em 85% da actividade tipo SOS 505, de casco.
tipo de construção são o aumento do operacional um navio navegará a O grande lote do equipamento de
ciclo de vida dos navios, pois permite velocidades inferiores àquele valor, comunicações quer internas, quer
duas ou três modernizações de ar· os custos operacionais são reduzi- externas será fabricado pela Centrei
mas e sensores numa plataforma dos. e pago por Portugal. Os navios dis-
que durará para além dos trinta anos; Comparando a propulsão com porão dum Sistema Integrado de Co-
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