Page 347 - Revista da Armada
P. 347

ção dependente da obtenção de ga-  o  aumento  da  operacionalidade  do   velocidade  máxima  (nós)  e  autono-
         rantias  de  funcionamento  do  Siste-  navio, pois que em termos de repara-  mia (milhas), temos:
         ma de Comando e Controlo,  com a   ção e fabricas os contentores podem   -  Propulsão com turbinas a gás:
         consequente e integral cobertura  fj-  facilmente  ser  transferidos  para  as   31.7nÓs-900milhas.
         nanceira do projecto e da elaboração   oficinas;  o  aumento de flexibilidade   -  Propulsão  com  motores  Die-
         do adequado sistema de contraparti-  operacional  por  os  navios poderem   sel: 20.0 nós-4100 milhas.
         das a prestar pelo Consórcio.     cumprir  determinadas  tarefas  pres-  Estabilidade intacta e em  ava-
            As  negociações  retomadas  em   cindindo  dalgum  equipamento/con-  ria : são satisfeitos os critérios de es-
         Dezembro  ganharam  então  maior   tentor  ou  por troca  com  o  de  outro   tabilidade  e flutuabilidade  dos  EUA.
         impacto vindo a finalizar-se em Maio   navio inactivo.                 Comportamento no mar: os cál-
         de  1986,  com  acordos  relativos  à   Em  termos  de  construção  esta   culos efectuados indicam que os na-
  •      construção  e  às  contrapartidas que   técnica permite menores custos de-  vios satisfazem aos critérios estabe-
         cobrem integralmente as verbas atri-  vido  à  possibilidade  de  utilizar  me-  lecidos  no  ST ANAG  41 54  (General
         buídas por  Portugal para a constru-  lhores  processos  de  instalação  de   criteria and common procedures for
         ção.                              armas e sistemas electrónicos; dimi-  frigateldestroyer seakeeping perfor-
 •          Os  passos  seguintes  foram  a   nui o periodo de construção pela si-  mance  alignment)  até  a  um  estado
         aprovação do programa pelo Conse-  multaneidade  de  aprontamento  do   de  mar correspondente a  um  vento
         lho  de  Ministros,Q  visto  do  Tribunal   casco e sistema propulsor com o dos   Beaufort 6. O critério é satisfeito quer
         de Conlas e a assinatura do contrato   contentores  e  sistemas  nele  conti-  no respeitante ao comportamento no
         com o Consórcio e do acordo com o   dos; diminui os custos totais relativos   mar em  geral, quer  no  aplicável  às
         Governo alemão. Pelo Governo por-  à vida do navio, pois é considerável   condições  para  operações  de  heli-
         tuguês assinou o ministro da Defesa   o menor custo nas grandes revisões   cópteros.
         Nacional.                         intermédias e modernizações.         O  espectro do mar utilizado nos
            Enquanto  decorre  o  chamado     Os  navios  mais  recentes  cons-  cálculos  foi  o  correspondente  ao
         reffinemenf period,  em que se con-  truidos  pelo  processo  modular  nos   Atlântico Norte.
         cluem as especificações técnicas de   estaleiros do Consórcio sâo as fraga-
         construção e instalação, conclui-se o   tas  " Meko  360»  para  a  Nigéria  e
         processo de escolha do sistema de   Argentina e  as  «Meko  200»  para a   ARMAS, SENSORES,
         comando e controlo, o que se prevê   Turquia.                        COMUNICAÇÕES E OUTROS
         estar terminado em breve. Começa-
         rá então a contagem para a entrega                                      E nestes sectores que a compar-
         dos navios, em fins de 1990, meados   CARACTERiSTlCAS                ticipação dos aliados se faz sentir. As
         de1991 efinsde1991.               DOS NAVIOS                         suas politicas de defesa implicam a
                                                                              contribuição  em  espécie,  sendo  os
                                              Embora  sejam  conhecidas  de   equipamentos a fornecer fabricados
         CONSTRUÇÃO MODULAR                muitos de  nós,  parece conveniente   no seu pais.
                                           referir as  mais vulgarmente citadas:   As  armas  fornecidas  através da
            Os  navios de que vamos dispor    Dimensões  principais:  compri-  ajuda  militar americana  serão:  mis-
         são  de  construção  modular,  o  que   mento fora a fora, 115,90m; compri-  seis  superficie  «Harpoon»,  mísseis
         quer dizer que as armas, os senso-  mento  na  linha  de  água,  109,00m;   superficie-ar .. Sea Sparrow», os tor-
         res  e os equipamentos são instala-  boca na linha de água, 13,80 m; pon-  pedos  MK46  (a  utilizar  de  bordo  e
         dos em contentores e colocados nos   tal,  9,15m;  calado  de  projecto,   pelos helicópteros AIS)  e a arma de
         espaços  reservados  para  esse  fim   4,10m;  deslocamento  de  projecto,   defesa  próxima  contra  mísseis  e
         na plataforma concebida.          3180t; caimento de projecto, 0,80m.   aviões (CIMS) da Vulcan Phalax.
            Este tipo de construção foi  apro-  Sistema de propulsão: o siste-   Será também de origem america-
         vado pelo grupo que vem estudando   ma usado é o misto diesel e turbinas   na o equipamento de guerra electró-
         a «Fragata dos anos 90», no ãmbito   a  gás  conhecido  por  sistema  CO-  nica e  alguns  equipamentos de  co-
         da  NATO,  e  é  suportado  por teses   DOG (Combined Diesel or Gas), com   municações.  A  França  contribuirá
  •      oriundas  dos  Estados  Unidos  da   duas linhas de veios e dois hélices de   para  o  programa  com  a  peça  de
                                           passo  controlável.  O  sistema  CO-
         América,  Grã-Bretanha e  República
                                                                              100 mm compacta.
         Federal  da Alemanha.  Em  boa ver-  DOG é constituído por dois motores   O sistema de comando e controlo
 ,       dade,  foi  o  estaleiro  BJohm+Voss   Diesel MTU e por duas turbinas a gás   e os radares respectivos poderão ser
                                                                              de  construção  americana ou  holan-
                                           General  Electric,  com  potências  de
         que há mais de vinte anos iniciou os
         estudos sobre este  tipo  de constru-  2x3250We 2X19710KW, respecti-  desa, conforme o sistema que for de-
         ção,  só  possível  pela  aceitação  de   vamente. Com tal sistema, as veloci-  cidido adquirir.
         padrões internacionais  pelos princi-  dades até 20 nós serão conseguidas   O equipamento sonar é oferecido
         pais fornecedores de equipamentos.   usando  apenas  os  motores  Diesel.   pelo  Governo  canadiano, sendo do
            As  principais  vantagens  deste   Dado que em 85% da actividade   tipo SOS 505, de casco.
         tipo de construção são o aumento do   operacional  um  navio  navegará  a   O grande lote do equipamento de
         ciclo de vida dos navios, pois permite   velocidades  inferiores  àquele  valor,   comunicações  quer  internas,  quer
         duas ou  três  modernizações  de ar·   os  custos  operacionais  são  reduzi-  externas será fabricado pela Centrei
         mas  e  sensores  numa  plataforma   dos.                            e pago por Portugal.  Os navios dis-
         que durará para além dos trinta anos;   Comparando  a  propulsão  com   porão dum Sistema Integrado de Co-
                                                                                                           21
   342   343   344   345   346   347   348   349   350   351   352