Page 225 - Revista da Armada
P. 225
mular a exploração árctica. fixando prémios escalonados de estratégia da guerra, pelo que. em 1954. o submersível nuclear
acordo com as latitudes alcançadas. Foi então que a British Navy .. Nautilus» fez o primeiro ensaio de navegação sob os gelos. en-
entrou na competição e os construtores ingleses reforçaram as tre a Gronelândia e a ilha Spitsberg, Depois, navegando 74 ho-
proas e amuradas dos navios para vencer o gelo. registando-se ras em imersão. passou a 180 milhas do Pólo, recolhendo e!e-
as seguintes expediçãcs: mentos para preparar equipamento capaz de romper a calote ge-
O sueco Nordenskiold (1879). ao serviço da Rússia. fcz a tra- lada até à superficie. Em 1958. o mesmo submarino entrou em
vessia da Passa$em do Nordcstc. indo do Atlântico ao Pacífico, imersão no Alasca e navegou 96 horas, à profundidade de 120
pelo norte da Asia; Ross localizou o pólo magnético numa ilha metros, até emergir no Atlântico. tendo percorrido 1830 milhas
a noroeste do Canadá; duas expediçõcs inglesas provaram a sobacalotegelada.
existência da Passagem do Noroeste - Parry indo do Atlântico. Posteriormente, outros submarinos nucleares americanos
M'Clure vindo do Pacífico. ( .. Skate» e .. Seadragon») romperam a calote. imergindo no Pólo
Em 1893. surgiu Nansen eom a teoria de se poder a1canç'lr e noutros pontos do Ártico e provando ser pralicávellançar fo-
o Pólo Norte de navio. Numa tentativa que fez com o .. Fram». guet6cs ofensivos de qualq uer posição do círcu lo pola r.
ficou um ano prisioneiro do gelo, mas provou que estc dcrivava Deste modo, a conquista do Pólo Nortc foi uma competição
parao Sul. entre as naçõcs mais evoluídas do hemisfério norte. como aliás
Finalmente, em 1906. Amundsen fez a Passagem do Noroes- sucedeu com os navios e aviõcs na travessia do Atlântico Norte.
tc, do Atlfmtico para o Pacífico. e Rasmusscn emprcendeu ex- Actualmente, com os satélites. observa-se o crescendo dos re-
pediçõcspclo território da Gronelândia. Seus relatórios-«The cursos exigidos. para se concluir que só estão ao alcance das su-
Expcditions>o- silO agora cI{lssicos da literatura polar. perpotências.
Em 1909, o Pólo seria ale'lnçado pelo americano Peary, com Tem de acresentar-se que a descoberta de petróleo no norte
a ajuda de esquimós. trenós e cães. colocando ali o troféu da do Alasca provocou problemas quanto à forma de o transportar
conquista dotopodo Mundo-.. The old glory». para os centros de grande consumo. As companhias petrolíferas
Seguiram·se expedições aéreas. a partir da ilha de Spitsbcrg. (Humble Oil, Atlantic Richficld e British Petroleum) experi-
começando pelo balão do sueco Andrée. que se perdeu: menlaram a Passagem do Noroeste, adaptando um navio-petro-
Amundsen chegou de avião ao paralelo 88 e fez a viagem Spits- Jeiro (150000tdw) como quebra-gelos gigante, fazendo uma
berg-Alasca no dirigível .. Norge»: em 1928. tendo sobrevoado bem sucedida viagem de ida e volta, do Atlântico até ao norte
o Pólo, O dirigível .. ltália,., comandado por Nobile, despenhou. do Alasca. Por noticias vindas a publico, afirmou-se que a utili-
-se dando motivo a controvérsias por ocorrências durante o sal- zação dessa passagem com naviOS-Ianques economizaria mi-
vamento - perda de oito tripulantes. além de Amundsen que. lhões de dólares. nos anos que durasse a exploração daqueles ja-
de avião, fora em seu socorro. zigos de petróleo. Até agora, essa experiência marca. pelo me-
Byrd seria o primeiro a sobrevoar o Pólo e a regressar. Como nos. a primeira travessia por um navio mercante, havendo quem
remate. em 1938, a expediçãO russa de Papnin '1terrou no Pólo aventasse a hipótese da utilização de submersíveis gigantes para
com um avião e ali montou acampamento até ser r:,:colhido. mais o transporte daquele petróleo.
aosu!. A estranha aventura de alcançar o Pólo Norle banalizou-se
Nesta exploração também interferiria a navegação submari- com os tempos e o aventureirismo. Em 1983, o italiano Fogar
na. pois ao alcançar O Pólo, peary não encontrou terras na pla- alcançou-o a pé, embora tenha reconhecido que utilizou a ajuda
nura gelada e fez uma sondagem quando chegou à meta, até à de aviões em certas passagens difíceis. Notícias mais recentes fa-
profundidade de 1500 braças. confirmando a teoria de Nansen lam de quatro jovens americanos que também se lançaram na
deque o Ártico era uma calote gelada cobrindo um oceano. Em mesma c"1presa e.que dois deles prosseguem nessa tentativa.
1931, o americano Wilkins tentou servir-se dum velho submari- Embora com risco de me ter alongado, tentei esclarecer o
no para navegar sob a calote. Só por razões te~nicas não passou faclor referenciado pcla SAS, como justificativo da sua linha
das tentativas, embora deixasse planos e estudos que seriam aérea polar.
utcis.
Durante e após a Segunda Grande Guerra, todo o Árctico, Viriato Tadeu,
e. dum modo particular o Alasca. tiveram papel específico na cap.-Irug. EMQ
Saibam Todos
Que entre a ADMA (Assistência na • Clínica de Medicina Física e me ambula1ório, de patolo-
Doença aos Militares da Arma- de Reabilitação Santa Joana, gia clínica (análises), electro-
da) e os o rganismos abaixo indi- Lda., Av, 25 de Abril, 66- cardiografia e fisiatria (medi-
cados foram estabelecidos acor- Aveiro (tel. 20028), na espe- cina física e de reabilitação),
dos para que os seus beneficiá- cialidade de medicina física e
Que as tabelas de preços a vigorar se-
rios possam usufruir dos servi- de reabilitação;
rão iguais às da Direcção-Geral
ços de saúde mencionados: • Associação Humanitária dos dos Cuidados de Saúde Primá-
• Laboratório de Análises Clí- Bombeiros Voluntários de rios (DGCSP), das quais a
nicas Carlos de Beires, Rua Algés, Av. dos Bombeiros ADMA satisfará a totalidade,
Dr. A lberto Pimentel - Pó- Voluntários, A lgés - Lisboa não cabendo, portanto, qual-
voa de Varzim, no campo de (leI. 2103042 ou 2103067), quer pagamento aos beneficiá-
análises clínicas; nas especialidades, em regi- rios,
7