Page 162 - Revista da Armada
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De carácter desportivo:                            De carácter recreativo e  de dJvulgaçifo:
             Foram já iniciadas actividades, durante a semana    Estão planeadas várias realizações, nomeadamente
          de 11 a  16 de Abril, dirigidas aos sócios e familiares,   a  publicação de artigos sobre o  CNOCA em publica-
          nas  modalidades de vela e  canoagem.              ções e  revistas náuticas e  da Marinha e  de algumas
             Os dias 25 e 26 de Junho serão dedicados às esco-  manifestações sociais.
          las  de vela  e  de natação do  Clube  que competirão   Finalmente, refere-se a aquisição de novas embar·
          em  regatas  de  vela,  nas  classes  de  «Optimistas"  e   cações, já que se tem verificado não só uma crescen-
          IIVauriens)/,  e  em natação,  na piscina da BNL.   te  actividade  das  escolas  de  vela  do  Clube,  como
             Além do habitual festival náutico anual, a realizar   também uma maior atracção por esta modalidade da
          em 15 e 16 de Outubro, está programado um cruzeiro   parte dos sócios e  seus familiares.
          às ilhas  da Madeira e  Porto Santo.                   Vai também modernizar-se o  mobiliário e  a  deco-
             O objectivo deste cruzeiro é ajudar a dinamizar na   ração da sede de modo a tomá·la mais funcional e aco-
          Marinha de Recreio o gosto pela navegação oceânica,   lhedora, o que pOssibilitará uma melhor utilização da
          numa época em que se comemoram os 500 anos dos     mesma. A fim de solucionar o problema do estaciona-
          Descobrimentos e em estreitar os laços entre a Arma-  mento de embarcações do CNOCA na área molhada
          da e os que no país se dedicam à vela de cruzeiro. Está   do Comando da Defesa Marítima do Porto de Lisboa,
          previsto que a  largada para este cruzeiro se efectue   na Doca do Bom Sucesso, está prevista a substituição
          em Vilamoura no dia 14 de Agosto, demorando o mes-  das actuais amarrações fixas por pontões flutuantes.
          mo cerca de três semanas.                              A  direcção  convida  todos  os  sócios  e  amigos  a
                                                             aderirem  às  celebrações  do  centenário  do  CNOCA
             De carácter cultural:                           e  conta desde já com  a  sua imprescindível ajuda e
                                                             colaboração.
             Realiza-se, de 18 de Junho a  3 de Julho,  na sede
          do CNOCA, uma exposição de trabalhos de filhos de
          sócios, em desenho e  modelismo, alusivos a motivos
          náuticos.
             Nesta área também estão previstas outras acções
          das quais se salientam  um  concurso de  fotografias
          aberto a  todos os sócios, um concerto pela Banda da
          Armada e  um colóquio sobre o  Clube. em datas que                                   Malhão Pereira,
          oportunamente serão dadas a  conhecer .•                                                     cap_-frag.





         o desencalhe do «IBN Rochd»








               elas 18.00 horas do dia 3 de Dezembro de 1987,   apontamento) procurou estabelecer contacto radiotele·
               o cargueiro argelino "IBN  Rochd ..  encalhou nas   fónico com o comandante do "IBN Rochd,., o que foi con·
          Pproximidades  da  ponta  SW  da  ilha  Armona     seguido cerca de uma hora após o encalhe. Apurou-se
          (Olhão).                                           então que as vidas dos tripulantes não corriam perigo
             Aquele  navio  mercante,  de  4805  toneladas  de   e que do encalhe não tinham  resultado quaisquer da-
          arqueação bruta, 116,7 metros de comprimento, 17,2 de   nos pessoais ou  materiais.
          boca e 9,9 de pontal, que efectuava uma viagem comer·   Entretanto, o comandante da Zona Marltima do Sul
          cial de Argel, Argélia,  para Wismar,  República Demo-  fez deslocar para o local o navio-patrulha .. Geba,. que
          crática Alemã, transportando a bordo 460 toneladas de   ai permaneceu até ser considerada desnecessária a sua
          óleos combustíveis e lubrificantes e 106 de carga geral,   presença.
          era comandado pelo capitão Zebbar Slimane, de nacio-   No decurso do primeiro contacto radiotelefónico com
          nalidade argelina, e seguia com más condições de mar   o navio sinistrado,  da  Iniciativa da Capitania do  Porto
          e de tempo, com vagas que atingiam 5 metros de altura   de Olhão, foi o capitão Slimane informado da disponibi-
          e ventos com rajadas que ultrapassavam os 90 quiló--  lidade de rebocadores  estacionados  em  Sines,  tendo
          metros por hora.                                   sido vivamente recomendada a sua utilização urgente.
             Pelas 15.00 horas daquele dia, a cerca de 40 milhas   Apesar disso. aquele capitão optou por tentar desenca-
          a sul da Fuzeta, o capitão Stimane decidiu alterar o rumo   lhar o navio sem ajuda externa, não o tendo conseguido.
          para  norte  e  procurar  abrigo  junto  à  costa  algarvia,   Só a meio da manhã de 4 de Dezembro solicitou o auxi-
          acabando por encalhar e ficar imobilizado a 700 metros   lio de rebocadores, cujos esforços, desenvolvidos entre
          da praia da Armona, situação em que se manteve por   os  dias  4  e  9  daquele  mês,  resultaram  infrutíferos.
          mais 50 dias.                                         Entrementes foram  desencadeadas as adequadas
             De imediato o capitão do porto de Olhão (autor deste   acções visando a salvaguarda das vidas humanas e a

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