Page 162 - Revista da Armada
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De carácter desportivo: De carácter recreativo e de dJvulgaçifo:
Foram já iniciadas actividades, durante a semana Estão planeadas várias realizações, nomeadamente
de 11 a 16 de Abril, dirigidas aos sócios e familiares, a publicação de artigos sobre o CNOCA em publica-
nas modalidades de vela e canoagem. ções e revistas náuticas e da Marinha e de algumas
Os dias 25 e 26 de Junho serão dedicados às esco- manifestações sociais.
las de vela e de natação do Clube que competirão Finalmente, refere-se a aquisição de novas embar·
em regatas de vela, nas classes de «Optimistas" e cações, já que se tem verificado não só uma crescen-
IIVauriens)/, e em natação, na piscina da BNL. te actividade das escolas de vela do Clube, como
Além do habitual festival náutico anual, a realizar também uma maior atracção por esta modalidade da
em 15 e 16 de Outubro, está programado um cruzeiro parte dos sócios e seus familiares.
às ilhas da Madeira e Porto Santo. Vai também modernizar-se o mobiliário e a deco-
O objectivo deste cruzeiro é ajudar a dinamizar na ração da sede de modo a tomá·la mais funcional e aco-
Marinha de Recreio o gosto pela navegação oceânica, lhedora, o que pOssibilitará uma melhor utilização da
numa época em que se comemoram os 500 anos dos mesma. A fim de solucionar o problema do estaciona-
Descobrimentos e em estreitar os laços entre a Arma- mento de embarcações do CNOCA na área molhada
da e os que no país se dedicam à vela de cruzeiro. Está do Comando da Defesa Marítima do Porto de Lisboa,
previsto que a largada para este cruzeiro se efectue na Doca do Bom Sucesso, está prevista a substituição
em Vilamoura no dia 14 de Agosto, demorando o mes- das actuais amarrações fixas por pontões flutuantes.
mo cerca de três semanas. A direcção convida todos os sócios e amigos a
aderirem às celebrações do centenário do CNOCA
De carácter cultural: e conta desde já com a sua imprescindível ajuda e
colaboração.
Realiza-se, de 18 de Junho a 3 de Julho, na sede
do CNOCA, uma exposição de trabalhos de filhos de
sócios, em desenho e modelismo, alusivos a motivos
náuticos.
Nesta área também estão previstas outras acções
das quais se salientam um concurso de fotografias
aberto a todos os sócios, um concerto pela Banda da
Armada e um colóquio sobre o Clube. em datas que Malhão Pereira,
oportunamente serão dadas a conhecer .• cap_-frag.
o desencalhe do «IBN Rochd»
elas 18.00 horas do dia 3 de Dezembro de 1987, apontamento) procurou estabelecer contacto radiotele·
o cargueiro argelino "IBN Rochd .. encalhou nas fónico com o comandante do "IBN Rochd,., o que foi con·
Pproximidades da ponta SW da ilha Armona seguido cerca de uma hora após o encalhe. Apurou-se
(Olhão). então que as vidas dos tripulantes não corriam perigo
Aquele navio mercante, de 4805 toneladas de e que do encalhe não tinham resultado quaisquer da-
arqueação bruta, 116,7 metros de comprimento, 17,2 de nos pessoais ou materiais.
boca e 9,9 de pontal, que efectuava uma viagem comer· Entretanto, o comandante da Zona Marltima do Sul
cial de Argel, Argélia, para Wismar, República Demo- fez deslocar para o local o navio-patrulha .. Geba,. que
crática Alemã, transportando a bordo 460 toneladas de ai permaneceu até ser considerada desnecessária a sua
óleos combustíveis e lubrificantes e 106 de carga geral, presença.
era comandado pelo capitão Zebbar Slimane, de nacio- No decurso do primeiro contacto radiotelefónico com
nalidade argelina, e seguia com más condições de mar o navio sinistrado, da Iniciativa da Capitania do Porto
e de tempo, com vagas que atingiam 5 metros de altura de Olhão, foi o capitão Slimane informado da disponibi-
e ventos com rajadas que ultrapassavam os 90 quiló-- lidade de rebocadores estacionados em Sines, tendo
metros por hora. sido vivamente recomendada a sua utilização urgente.
Pelas 15.00 horas daquele dia, a cerca de 40 milhas Apesar disso. aquele capitão optou por tentar desenca-
a sul da Fuzeta, o capitão Stimane decidiu alterar o rumo lhar o navio sem ajuda externa, não o tendo conseguido.
para norte e procurar abrigo junto à costa algarvia, Só a meio da manhã de 4 de Dezembro solicitou o auxi-
acabando por encalhar e ficar imobilizado a 700 metros lio de rebocadores, cujos esforços, desenvolvidos entre
da praia da Armona, situação em que se manteve por os dias 4 e 9 daquele mês, resultaram infrutíferos.
mais 50 dias. Entrementes foram desencadeadas as adequadas
De imediato o capitão do porto de Olhão (autor deste acções visando a salvaguarda das vidas humanas e a
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