Page 191 - Revista da Armada
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A su.lrniç.lo d<! N.E. -Sa/lrc5- oiJset\'a,ldo.1 aproxim.!ç,w do "Gr.J( Zeppelin- com ii IIh.! de S.  VICente ;.f'" \'iSM,  no di.!  IJ de M,!io de  19]6
             Assim,  no  Diário Náutico do  lendo-se içado o sinal de  Nboa   Conforme  está registado  no  da  Marinha que os  utilizou  em
           N.E. "5agres~ de 13 de fv\aio  de  viagem. que foi agradecido com o  Diário  Náutico e as  fotografias  patrulhas navais a partir de 1916.
           1936, pode ler-se o SCh'Uinte:   respectivo  sinal.  Formou  a  então 0Ctidas testemunham, às 10   Entretanto, a terrível  reputação
                                     guamição sendo distribuída  pelos  horas e 52  minutos do  d~l 13 de  destes  NmonstIos~ foi  devida,  S(T
             Comandante: António Alemão   ~. Içaram-se lj. allos e os s.s.   M1io de 1936, quando a NSagres_  bretudo, aos efeitos dos "Zeppe-
           de Cisneiros e Faria. CMG   As 1140 fez o ponto de chegada.   se preparava  para entrar no porto  lin- que bombardearam  Londres
             Dias de viagem:  10.         metendo-se  dentro  o  00 Mindelo, na ilha de S. Vlreflle,  e Paris durante a noite.  Alguns,
             Diário Náutico de:  Funchal  qd6metro que mateava 869.6 mi.   em  Cabo Verde, foi avistado  um  pairando por cima das  núvens e
           1MxJe;",                  As 1150 apilOU à Faina.    "ZeppeIin~ que SCIbrewou o navio.
             Para S. V.Q'Ilte de Glbo Verde
                                                                           N
                                       Qwrto da Faina.           Os "Zeppelin eram dirigíveis
             Quarto cLu 0000 .is 0200.   ... Ás  1153 ccmeçou-se a car-  rígidoi que começaram a ser c0n-
             &;1m tempo, tparchão; às 0014  regar O fW'O seguin/e:   struídos pelo Conde Von Zeppelin
           nasceu a Lua. As  0120 subiu ao   ji ~ ,jj. b, g.g.. ~ g..g. b, "'''   a partir de , 895. O Conde (graf
           ioanele alIO  uma  vigia.  Às  0135  de proa,  velas  de entre maslros  em alemão) foi ofkial do Exército e
           av1slou-se um nada pela amura de  de vanle e de ré. Às 1215 salvou-  depois industrial. Nasceu em 1838
           EB, o Farol Fomes  Pereira de Melo  se lerra  com  21  liros,  lendo  em Conslancia e mooeu em 1917
                                     respondido  com  o  mesmo   em  Berlim.  Em  1891  deixou  o
             Quarto ddS 0600.is 1000.   número  às  1220.  Às  1230  serviço activo e, em  1895,  junta-
             ...  Navegando com  proa  a S.  lançaram os molores.  Bracearam-  mente mm Th.  Kober tenninou a
           Vicen/e,  lenci9 pela  amura  de EB  se as Ye1Eas  pelo  f€!londo,  lendo  construção do primeiro dirigível
           Santo timão. As 0605 nasceu o sol  ferrado  o pano.  As  1255  fun-  rígido.  Em  1908,  com a ajuda  de
                                                   J
           entre núvcns ".           deou-se com  a 3 manilha  do  uma  subscrição nacional  de seis
                                     ferro de BB mergulhada ...   milhões de marcos,  fundou  ii
            Quarto das 1000 J Faina.   .....  Vieram  a bordo apresentar  "luftschiffbau-Zeppelin, CmbH",   o lTfN Manuel fosé da 5i/1'.1 Dias, que
                                                                                          em 1936 era um dosofrciais que iuiif
            ... Navegando ~ viS/a de lerra. Às   rumprimenlos, o Capitão do Porto   uma  sociedade que  tornou  reali-  JMlleda guarnição do N.E.  -Sagres"
           1045  navegando a vários  rumos  e um oIiciaI do Aviso de :fl classe  dade o seu projecto de ronstruç:ão
           sob as  ordens do Comandante,   "lIepublioJ" ...    e utilização dos dirigíveis.   fam do alcance da D.CA, faziam
           demandando o fundeadouro.  Às   ...  Depois da  faina  allãSaranHe   A ca~ rígida dos NZeppelin-  descer  uma  nave através de um
           1052 avis/ou-se o Craf Zeppelin  os ,.,/ógios 1 (umaI hor.o.   era em alumínio ou duralumínio e   cabo de lOCO metros de oompri-
                                                               compreendia um rerto número de   mento, a partir da  qual os  ho-
                                                               células, em cada  uma  das quais  mens lançavam bombas.
                                                               eslava alojado um balao de &l< O   Mais tarde foram  utilizados em
                                                               conjunto era  coberto por uma   travessias comerciais do AtL'intico
                                                                forte tela impermeabilizada e tinha  e, em 1929, um "Zeppelin" deu a
                                                                um  volume de  mais  de  20 mil  volta ao mundo em 20 dias.
                                                                metros aíbioos, um comprimento   No dia  13  de Maio de  1936,
                                                                variável dos 150 aos 180 metros e  conforme  ficou  registado  no
                                                               eram  accionados  por  3  a  4  Diário Náutico do  N.E.  ·Sagres~,
                                                                motores de 260 01. TInham uma  um "Zeppelin" com o número de
                                                                tripulação máxima de 30 homens.  registo  D-LZ  127 e com  o nome
                                                                 Os alemães  utilizaram  esses  de "CRAF ZEPPEUW  inscrito na
                                                               aparelhos durante a li Guerra  sua proa, sobrevoou o navio à 50<1
                                                                Mundial, especialmente para efec-  chegada  a S.  Vicente de Cabo
                                                                luar bomb.:lrde,lmentos a cidades  Verde.  A oportunidade  de  o
                                                               abertas. A Inglaterra, França e Itália   fotografar não foi  perdida.
                                                                também utiliL1ffim dirigíveis desde   De onde vinha e para onde ia?
                                                               o principio dessa guerra,  mas   Isso  deixo  ii  curiosidade do
                                                                porque eram  demasiado vul-  Jehor...            II
                                                                neráveis  para  missões em  terra,      }oão SiNa Dias
                                                               famm depois confiados ao serviço              alCRff
                                                                                            RMSTA DA ARMADA.  A.INHO 96  9
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