Page 191 - Revista da Armada
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A su.lrniç.lo d<! N.E. -Sa/lrc5- oiJset\'a,ldo.1 aproxim.!ç,w do "Gr.J( Zeppelin- com ii IIh.! de S. VICente ;.f'" \'iSM, no di.! IJ de M,!io de 19]6
Assim, no Diário Náutico do lendo-se içado o sinal de Nboa Conforme está registado no da Marinha que os utilizou em
N.E. "5agres~ de 13 de fv\aio de viagem. que foi agradecido com o Diário Náutico e as fotografias patrulhas navais a partir de 1916.
1936, pode ler-se o SCh'Uinte: respectivo sinal. Formou a então 0Ctidas testemunham, às 10 Entretanto, a terrível reputação
guamição sendo distribuída pelos horas e 52 minutos do d~l 13 de destes NmonstIos~ foi devida, S(T
Comandante: António Alemão ~. Içaram-se lj. allos e os s.s. M1io de 1936, quando a NSagres_ bretudo, aos efeitos dos "Zeppe-
de Cisneiros e Faria. CMG As 1140 fez o ponto de chegada. se preparava para entrar no porto lin- que bombardearam Londres
Dias de viagem: 10. metendo-se dentro o 00 Mindelo, na ilha de S. Vlreflle, e Paris durante a noite. Alguns,
Diário Náutico de: Funchal qd6metro que mateava 869.6 mi. em Cabo Verde, foi avistado um pairando por cima das núvens e
1MxJe;", As 1150 apilOU à Faina. "ZeppeIin~ que SCIbrewou o navio.
Para S. V.Q'Ilte de Glbo Verde
N
Qwrto da Faina. Os "Zeppelin eram dirigíveis
Quarto cLu 0000 .is 0200. ... Ás 1153 ccmeçou-se a car- rígidoi que começaram a ser c0n-
&;1m tempo, tparchão; às 0014 regar O fW'O seguin/e: struídos pelo Conde Von Zeppelin
nasceu a Lua. As 0120 subiu ao ji ~ ,jj. b, g.g.. ~ g..g. b, "''' a partir de , 895. O Conde (graf
ioanele alIO uma vigia. Às 0135 de proa, velas de entre maslros em alemão) foi ofkial do Exército e
av1slou-se um nada pela amura de de vanle e de ré. Às 1215 salvou- depois industrial. Nasceu em 1838
EB, o Farol Fomes Pereira de Melo se lerra com 21 liros, lendo em Conslancia e mooeu em 1917
respondido com o mesmo em Berlim. Em 1891 deixou o
Quarto ddS 0600.is 1000. número às 1220. Às 1230 serviço activo e, em 1895, junta-
... Navegando com proa a S. lançaram os molores. Bracearam- mente mm Th. Kober tenninou a
Vicen/e, lenci9 pela amura de EB se as Ye1Eas pelo f€!londo, lendo construção do primeiro dirigível
Santo timão. As 0605 nasceu o sol ferrado o pano. As 1255 fun- rígido. Em 1908, com a ajuda de
J
entre núvcns ". deou-se com a 3 manilha do uma subscrição nacional de seis
ferro de BB mergulhada ... milhões de marcos, fundou ii
Quarto das 1000 J Faina. ..... Vieram a bordo apresentar "luftschiffbau-Zeppelin, CmbH", o lTfN Manuel fosé da 5i/1'.1 Dias, que
em 1936 era um dosofrciais que iuiif
... Navegando ~ viS/a de lerra. Às rumprimenlos, o Capitão do Porto uma sociedade que tornou reali- JMlleda guarnição do N.E. -Sagres"
1045 navegando a vários rumos e um oIiciaI do Aviso de :fl classe dade o seu projecto de ronstruç:ão
sob as ordens do Comandante, "lIepublioJ" ... e utilização dos dirigíveis. fam do alcance da D.CA, faziam
demandando o fundeadouro. Às ... Depois da faina allãSaranHe A ca~ rígida dos NZeppelin- descer uma nave através de um
1052 avis/ou-se o Craf Zeppelin os ,.,/ógios 1 (umaI hor.o. era em alumínio ou duralumínio e cabo de lOCO metros de oompri-
compreendia um rerto número de mento, a partir da qual os ho-
células, em cada uma das quais mens lançavam bombas.
eslava alojado um balao de &l< O Mais tarde foram utilizados em
conjunto era coberto por uma travessias comerciais do AtL'intico
forte tela impermeabilizada e tinha e, em 1929, um "Zeppelin" deu a
um volume de mais de 20 mil volta ao mundo em 20 dias.
metros aíbioos, um comprimento No dia 13 de Maio de 1936,
variável dos 150 aos 180 metros e conforme ficou registado no
eram accionados por 3 a 4 Diário Náutico do N.E. ·Sagres~,
motores de 260 01. TInham uma um "Zeppelin" com o número de
tripulação máxima de 30 homens. registo D-LZ 127 e com o nome
Os alemães utilizaram esses de "CRAF ZEPPEUW inscrito na
aparelhos durante a li Guerra sua proa, sobrevoou o navio à 50<1
Mundial, especialmente para efec- chegada a S. Vicente de Cabo
luar bomb.:lrde,lmentos a cidades Verde. A oportunidade de o
abertas. A Inglaterra, França e Itália fotografar não foi perdida.
também utiliL1ffim dirigíveis desde De onde vinha e para onde ia?
o principio dessa guerra, mas Isso deixo ii curiosidade do
porque eram demasiado vul- Jehor... II
neráveis para missões em terra, }oão SiNa Dias
famm depois confiados ao serviço alCRff
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