Page 268 - Revista da Armada
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OIÁIICOS DOIllaDI/tIU MOII'IIII A'GUMA5 RfGRA5 BÁ5ICA5 PARA O BOM
DI "90 II ",. RfiAC/OHAMfHrO COM O MAR
REGRAS,
1 - Fre<\uenle praias vigiadas
90
2 - Respeite os sinais das b.lndeiras
80 3 - Respeite as instruções dos Ilad.,dores salvadores
70 4 - Evite tomar banho antes de decorridas 3 horas após as refeições
60 5 - Ao nadar não se afaste demasiado, nade paralelamente ii praia
50 RECOMENDAÇÕES,
40 1 -Vigie atenta e permanentemente as suas crianças
30 2 - Após longos periOOosde ex,:mição ao sol não entre de rompante na água
20 3 - Procure nadar acompanh.,do
4 - Nunca nade contra ii corrente
lO
5 - Em caso de aflição não hesite em pedir imediatamente socorro
O
1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 A estas recomend.lçôes junta-se ii necessidade de 05 b.lnhisl,lS
colherem informações sobre as praias que (requentam
nomeadamente correntes, rochas, fundões e zonas de perigo.
Nova embanafão Salva-Vidas
No passado dja 18 de Abril de 1997 chegou ao porto da Figueira da
Foz, a UAfv1 690 "Salva-Vidas PATRÃO MOISÉS NlACATRÃOq, O PATRÃO MOISÉS MACATRÃO
primeiro de 6 Salva-Vidas classe Rainha D. Amélia. o nome do novo salva-vidas é dedicado ao Patrão Moisés
Esta classe de Salva-Vidas representa a última geração deste tipo ele Macatrão que exerceu fun ções na Figueira da Foz durante
embarcações nomeadamente o seu poder de marlObra, velocidade, cerca de 32 anos.
tecnologia, autonomia e capacidade de enfrentar as adversidades Nascido em 1929 e tendo ingressado no ISN em 1 %0,
próprias de condições de mar alteroso e ventos fortes. comandou os salva-vidas "Rei D. Carlos", "Rainha D.
Amélia", "Patrão Rabumba" e "Patrão Ezequiel Seabra".
CONCEITO Aposentado em 1994, é condecorado com a Medalha de
Vasco da Gama e possui diversas condecorações do I.S.N.
A embarcação tem uma configuração típica de embarcações salva- de Coragem, Abnegação e Humanidade.
vidas, construída em resina de poliester reforçada com libras de
vidro, kevlar e outras fibras minerais, forma de casco em "V" com
popa modificada e com patilhão e propulsão por dois motores CARAcrERíSTlCAS PRINCIPAiS
diesel que accionam os hélices por intermédio de caixas Dimensões Principais:
redutoraiflnversoras. É capaz de exercer missões de salvamento,
vigilância e reconhecimento em condições extremas de mar; a Comprimento fora-a-íora (leal ....................................................... 13.50 m
embarcação proporciona um bom nível de comodidade e segu- Comprimento entre perpendiculares llpp) TM . . ....• 11,80 m
rança à guamição e aos 10 sobreviventes, a alojar no respectivo Boca Máxima (6) ........ ............................... . ...... .3,80 m
compartimento, 9 sentados e 1 em maca. Pontal (O Wteio Navio) ................................................................. 1,50 m
Tendo em conta a natureza dos serviços a que se destina, esta Calado Médio (leve) .. .0,62 m
embarcação está dotada com sistemas, equipamentos e acessórios Deslocamento (leve + Totalidade margens) .................................... 9,9i5ton
em consonãncia com a regulamentação e tendências (state-of-art) Calado Médio (Carregado) .................................................... 0,65 m
DeslocamenTo (Carregado + totalidade margens) ........................... 11 , 12ton
actuais para este tipo de meios. Velocidade máxima .. . .............................................................. 21,00 nós
A embarcação é autoadriçável, podendo operar até estado de mar Velocidade máxima mantida. . ............... 18,00 nós
8, inclusivé, e ventos de força J O, inclusivé, na escala de Beaufort e Velocidade de Cruzeiro .................................................................. 12,00 nós
desenvolverá uma velocidade mantida de 18 nós. A sua operação I Capacidade de Combustível ................................................ .700,00 II
como salva-vidas exige um máximo de dois homens, pese embora Capacidade de água doce ......................... ..150,00 (t
dispor de quatro lugares sentados na cabina de comando. Autonomia a 12 nós .................................... ' 150 mi
o pé direito do gabinete é superior a 1.90 metros, sobre o seu
tecto, está instalado um mastro rebatível para os íaróis de nave-
gação, farol de luz azul e para envergar bandeiras e distintivos. A
distância entre o ponto mais baixo e o ponto mais alto da embar-
cação (com o mastro rebatido) é iníerior a 4.3 metros. As dimen-
sões principais acima indicadas permitem alojar a embarcação
nas estações dos Portos a que irão ser atribuídas, e também eíectu-
ar o seu lançamento e recolha em carro deslizante sobre carris.
Velocidade e Autonomia:
A embarcação desenvolve uma velocidade máxima contínua de 18
nós na condição de deslocamento carregado indicada, mais uma
margem de crescimento de 5% do deslocamento leve, em mar
calmo e vento até íorça dois na escala de Beauíort. A velocidade
mínima é de 2 (dois) nós.
, 4 AGOSTO 97 • REVIST", DA ARMAOA