Page 268 - Revista da Armada
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OIÁIICOS DOIllaDI/tIU MOII'IIII                 A'GUMA5 RfGRA5 BÁ5ICA5  PARA  O BOM
                           DI "90 II ",.                                RfiAC/OHAMfHrO COM  O MAR
                                                                                    REGRAS,
                                                               1 - Fre<\uenle praias vigiadas
           90
                                                               2 - Respeite os sinais das b.lndeiras
           80                                                  3 - Respeite as instruções dos  Ilad.,dores salvadores
           70                                                  4 - Evite tomar banho antes de decorridas 3 horas após as refeições
           60                                                  5 - Ao nadar não se afaste demasiado, nade paralelamente ii praia
           50                                                                   RECOMENDAÇÕES,
           40                                                  1 -Vigie atenta e permanentemente as suas crianças
           30                                                  2 - Após longos periOOosde ex,:mição ao sol não entre de rompante na água
           20                                                  3 - Procure nadar acompanh.,do
                                                               4 - Nunca nade contra ii corrente
           lO
                                                               5 - Em caso de aflição não hesite em pedir imediatamente socorro
            O
             1990   1991   1992   1993   1994  1995   1996        A estas recomend.lçôes junta-se ii necessidade de 05 b.lnhisl,lS
                                                                    colherem informações sobre as praias que (requentam
                                                                  nomeadamente correntes,  rochas,  fundões e zonas de perigo.



                                    Nova embanafão Salva-Vidas


           No passado dja 18 de Abril de 1997 chegou ao porto da Figueira da
           Foz, a UAfv1  690 "Salva-Vidas  PATRÃO MOISÉS  NlACATRÃOq,  O   PATRÃO MOISÉS MACATRÃO
           primeiro de 6 Salva-Vidas classe Rainha D. Amélia.   o nome do  novo salva-vidas é dedicado  ao Patrão Moisés
           Esta classe de Salva-Vidas representa a última geração deste tipo ele   Macatrão que exerceu fun ções  na  Figueira da  Foz  durante
           embarcações nomeadamente o seu poder de marlObra, velocidade,   cerca de 32 anos.
           tecnologia,  autonomia e capacidade de enfrentar as  adversidades   Nascido em 1929  e  tendo  ingressado  no  ISN em 1 %0,
           próprias de condições de mar alteroso e ventos fortes.   comandou  os salva-vidas  "Rei D. Carlos",  "Rainha  D.
                                                               Amélia",  "Patrão Rabumba" e "Patrão  Ezequiel  Seabra".
           CONCEITO                                            Aposentado  em 1994, é condecorado  com  a  Medalha de
                                                               Vasco da Gama e possui  diversas  condecorações do  I.S.N.
           A embarcação tem uma configuração típica de embarcações salva-  de Coragem, Abnegação e Humanidade.
           vidas, construída em  resina  de  poliester  reforçada  com  libras de
           vidro,  kevlar e outras fibras  minerais, forma de casco em "V" com
           popa  modificada e com  patilhão e propulsão  por dois  motores   CARAcrERíSTlCAS PRINCIPAiS
           diesel  que accionam os  hélices  por  intermédio  de  caixas   Dimensões Principais:
           redutoraiflnversoras. É capaz de exercer missões de salvamento,
           vigilância  e reconhecimento em  condições extremas de  mar;  a  Comprimento fora-a-íora (leal ....................................................... 13.50 m
           embarcação proporciona  um  bom  nível  de comodidade e segu-  Comprimento entre perpendiculares llpp) TM .   . ....• 11,80 m
           rança  à guamição e aos  10 sobreviventes,  a alojar no respectivo   Boca Máxima (6) ........ ...............................   . ...... .3,80 m
           compartimento, 9 sentados e 1 em maca.             Pontal (O Wteio Navio)   ................................................................. 1,50 m
           Tendo em conta a natureza dos  serviços a que se destina, esta   Calado Médio (leve) ..       .0,62 m
           embarcação está dotada com sistemas, equipamentos e acessórios   Deslocamento (leve + Totalidade margens) .................................... 9,9i5ton
           em consonãncia com a regulamentação e tendências (state-of-art)   Calado Médio (Carregado)   .................................................... 0,65 m
                                                              DeslocamenTo (Carregado + totalidade margens) ........................... 11 , 12ton
           actuais para este tipo de meios.                   Velocidade máxima ..   . .............................................................. 21,00 nós
           A embarcação é autoadriçável,  podendo operar até estado de mar   Velocidade máxima mantida.   . ............... 18,00 nós
           8, inclusivé, e ventos de força  J O, inclusivé, na escala de Beaufort e  Velocidade de Cruzeiro .................................................................. 12,00 nós
           desenvolverá  uma velocidade mantida de 18 nós.  A sua operação  I  Capacidade de Combustível   ................................................ .700,00 II
           como salva-vidas exige um máximo de dois homens, pese embora   Capacidade de água doce  .........................   ..150,00 (t
           dispor de quatro lugares sentados na cabina de comando.   Autonomia a 12 nós    .................................... ' 150 mi

                                                              o pé  direito  do  gabinete é superior a  1.90  metros, sobre o seu
                                                              tecto, está  instalado  um  mastro  rebatível  para  os  íaróis  de  nave-
                                                              gação, farol  de luz azul  e para envergar bandeiras e distintivos. A
                                                              distância entre o ponto mais baixo e o ponto mais alto da embar-
                                                              cação (com o mastro rebatido) é iníerior a 4.3  metros.  As dimen-
                                                              sões  principais acima  indicadas  permitem alojar  a embarcação
                                                              nas estações dos Portos a que irão ser atribuídas, e também eíectu-
                                                              ar o seu lançamento e recolha em carro deslizante sobre carris.

                                                              Velocidade e Autonomia:
                                                              A embarcação desenvolve uma velocidade máxima contínua de 18
                                                              nós  na  condição de  deslocamento carregado indicada, mais  uma
                                                              margem  de  crescimento de 5% do  deslocamento  leve, em  mar
                                                              calmo e vento até  íorça  dois  na  escala de  Beauíort.  A velocidade
                                                              mínima é de 2 (dois) nós.

          ,  4  AGOSTO 97  •  REVIST", DA ARMAOA
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