Page 51 - Revista da Armada
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os Partos, tiveram pcla primeira vez conhecimento da
seda, que foi o primeiro produto chinês a chegar à
EurOp..1 em caravanas terrestres. Só a p..1rlir do século
II as rolas terrestres da seda deram lugar às rotas
marítimas (ver mapa fig. 3).
Depois da dinastia, Han, seguiu-se um longo
período, quase sempre em guerras. No princípio do
~éculo V um navegador chinês fez uma viagem à
India, que foi descrita na "Biografia de Fai Xiang",
que é a mais antiga referência às viagens marítimas
dos chineses.
Durante a dinastia Tang (618-907), surgida no início
do século VII, o comércio marítimo leve grande incre-
mento, principalmente o das porcelanas chinesas,
cujas rotas se estendiam por cerca de 6.000 milhas, de
Guangshou (Cantão) ao Golfo Pérsico. Os chineses
devem ter chegado à Austrália, provavelmente no
século VIII, altura em que mantinham um importante
comércio com Bornéu, principalmente de porcelanas.
Na sua passagem pela Austrália procuravam carapaças de tar- geográficos e astronómicos e as técnicas de navegação daquela
taruga, pérolas e sãndalo, bem como holoturias, que defu- época, em que já se utilizava a büssola. Importantes também,
mavam e usavam nas sopas. são os "Apontamentos Geográficos" (J ~ 78), referentes às ilhas
Os geógrafos árabes deixaram muitos dados sobre as rotas dos Mares do Sul, à cosia Oriental de Africa e a outros países.
marítimas dos chineses entre o Mar da China e o Golfo Pérsico. Através da "Descrição dos Povos Bárbaros" (225), Zhão
O mais antigo relato consta na "Relação da China e da índia", Rukena, que foi comissário da marinha em Quarzhou, dá-nos
texto anónimo redigido em 851, baseado em narrações de mer- conta de que no tempo da dinastia Song a C.hina mantinha
cadores relativo ao transporte de mercadorias por comer- relações mantimas com a Indonésia, Malásia, lndia, Filipinas,
ciantes árabes, em navios chineses, que pelo seu grande calado Coreia, Japão, Costas de Oman e Somália.
não podiam navegar até ao exlremo do Golfo Pérsico. Os Os marinheiros do tempo da dinastia Song conheciam os ventos
navios chineses do tempo da dinastia Tang eram famosos do continente chinês, os ventos periódicos para irem e voltarem da
pelas suas dimensões e solidez de construção. Coreia e do Japão, e as monções. Reladonavam as marés com os
Também nesta dinastia surgiu o primeiro livro impresso no movimentos do Sol e da Lua. É também nesta dinastia que ap.1re-
mundo - o "Sutra do Diamante - por Uang Chiek, em 868. Só cem as primeiras referencias às cartas marítimas.
em 1440 apare<:eram os caracteres topográficos mó\·eis inven- Dada a supremacia dos Persas e dos Árabes no indico foi
tados na Europa, por Gutemberg em 1440. necessário que o Imperador Cao Zong 0127-1162) procurasse.1
Durante a dinastia Song (960-1279) realizaram-se grandes ajuda de mercadores para construir uma frota que fizesse
progressos no campo da Astronomia e da Matemática, foram frente a esses países. melhorando também os portos do Sul da
criados diversos instrumentos astronómicos e usada a bússola, China e alargando os canais para receberem juncos oceânicos.
pela primeira vez no mar. o que deu maior rigor à navegação. A capital mudou-se para O porto de Hangzhou, tendo o
Existe então um período notável de actividade científica e Imperador ordenado em 1132 que se criasse, pela primeira vez,
marítima. Com o desenvolvimento das comunicações maríti- uma marinha permanente, que começou com 3.000 homens e
mas ampliaram-se os conhecimentos geográficos. tendo sido um século mais tarde possuia 52.000. Aperfeiçoaram-se ness.1
publicados vários livros, entre eles um "Mapa de Países época 10 tipos diferentes de juncos oceânicos e 10 tipos de
Estrangeiros (981) e o "Mapa da Gaoli" (Coreia 1124). Neste navios de guerra, assim como barcos de passageiros, restau-
último são descritos, em pormenor, a geografia, costumes e rantes nutuantes, navios para aguada e transporte de cavalos,
ritos da Coreia, as comunicações marítimas, os conhecimentos barcaças para diversos tipos de transporte e outras embar-
cações especiais.
'-':
a passagem do século XII para o
. - século XIII, os chineses di~punham ~í
;ff.
, .
dos melhores navios do Indico e de
parte do comércio dos Árabes. Os
juncos comerciais tinham em média
30m de comprimento e 7m de boca,
com uma tripulação de cerca de 60
homens e uma capacidade de trans-
porte de ordem das 120 toneladas.
• Amarelo levou à criação do "Falcâo
O aumento do comércio no Mar
- , . dos Mares", junco de fundo chato,
- 1 As forças navais chinesas iriam ter
com grandes tábuas de bolina (fig.4).
um papel importante ao defrontarem
a invasâo do Império Jin vinda do
norte, em que, pela primeira vez. a
A ROTA OA SEDA marinha Song usou a pólvora em
_ 0- 0_. , combales navais, no rio Yangtzé. As
/
,
, forças inimigas foram derrot.,das. em
parte, devido também, à utilização
'. . fig. J
dos navios de rodas denominados o!
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