Page 51 - Revista da Armada
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os Partos, tiveram pcla primeira vez conhecimento da
          seda, que foi  o  primeiro  produto chinês a chegar à
           EurOp..1 em caravanas terrestres. Só a p..1rlir do século
           II  as  rolas terrestres da  seda deram  lugar às  rotas
           marítimas  (ver mapa fig. 3).
            Depois  da  dinastia,  Han, seguiu-se um  longo
           período, quase sempre em guerras.  No princípio do
          ~éculo V um  navegador chinês fez  uma  viagem à
           India,  que foi  descrita  na  "Biografia  de Fai  Xiang",
          que é a mais antiga  referência  às viagens  marítimas
          dos chineses.
            Durante a dinastia Tang (618-907), surgida no início
          do século VII, o comércio marítimo leve grande incre-
           mento,  principalmente o  das porcelanas chinesas,
          cujas rotas se estendiam por cerca de 6.000 milhas, de
          Guangshou  (Cantão) ao Golfo  Pérsico. Os chineses
          devem  ter chegado à  Austrália, provavelmente no
          século VIII, altura em que mantinham um importante
          comércio com Bornéu,  principalmente de porcelanas.
           Na sua passagem pela Austrália procuravam carapaças de tar-  geográficos e astronómicos e as técnicas de navegação daquela
           taruga, pérolas e sãndalo, bem como  holoturias,  que defu-  época, em que já  se  utilizava  a büssola.  Importantes também,
           mavam e usavam nas sopas.                           são os "Apontamentos Geográficos" (J ~ 78), referentes às  ilhas
            Os geógrafos árabes deixaram  muitos dados sobre as  rotas   dos Mares do Sul, à cosia Oriental de Africa  e a outros países.
           marítimas dos chineses entre o Mar da China e o Golfo Pérsico.   Através da  "Descrição dos  Povos Bárbaros"  (225), Zhão
           O mais antigo relato consta na  "Relação da China e da  índia",   Rukena,  que foi comissário da marinha em Quarzhou, dá-nos
           texto anónimo redigido em 851, baseado em narrações de mer-  conta  de que no tempo da dinastia Song  a C.hina  mantinha
           cadores relativo ao transporte de  mercadorias  por comer-  relações  mantimas com a  Indonésia,  Malásia, lndia, Filipinas,
           ciantes árabes, em navios chineses, que pelo seu grande calado  Coreia, Japão, Costas de Oman e Somália.
           não  podiam  navegar até ao exlremo do Golfo  Pérsico. Os   Os marinheiros do tempo da dinastia Song conheciam os ventos
           navios chineses do  tempo da  dinastia Tang eram  famosos   do continente chinês, os ventos periódicos para irem e voltarem da
           pelas suas dimensões e solidez de construção.       Coreia e do Japão, e as monções.  Reladonavam as marés com os
            Também nesta dinastia  surgiu o primeiro livro impresso no   movimentos do Sol e da Lua. É também nesta dinastia que ap.1re-
           mundo - o "Sutra do Diamante - por Uang Chiek, em 868. Só   cem as primeiras referencias às cartas marítimas.
           em 1440 apare<:eram  os caracteres topográficos mó\·eis inven-  Dada  a supremacia dos  Persas e dos Árabes no indico  foi
           tados na  Europa, por Gutemberg em 1440.            necessário que o Imperador Cao Zong 0127-1162) procurasse.1
            Durante  a dinastia Song (960-1279) realizaram-se grandes  ajuda de mercadores para construir uma  frota  que fizesse
           progressos no campo da Astronomia e da  Matemática,  foram   frente a esses países. melhorando também os portos do Sul da
           criados diversos instrumentos astronómicos e usada a bússola,  China e alargando os  canais para  receberem juncos oceânicos.
           pela  primeira vez no mar. o que deu maior rigor à navegação.   A capital  mudou-se para O porto de Hangzhou,  tendo o
            Existe então um  período notável  de actividade científica  e   Imperador ordenado em 1132 que se criasse, pela  primeira vez,
           marítima. Com o desenvolvimento das comunicações  maríti-  uma marinha  permanente, que começou com 3.000 homens e
           mas ampliaram-se os conhecimentos geográficos.  tendo sido   um  século mais tarde possuia  52.000.  Aperfeiçoaram-se ness.1
           publicados vários  livros, entre eles um  "Mapa  de  Países   época  10  tipos diferentes de juncos oceânicos e  10  tipos de
           Estrangeiros (981)  e o  "Mapa da Gaoli"  (Coreia  1124).  Neste   navios de guerra, assim  como barcos de passageiros, restau-
           último  são descritos, em  pormenor, a geografia, costumes e   rantes nutuantes, navios para aguada e transporte de  cavalos,
           ritos da Coreia, as comunicações marítimas, os conhecimentos  barcaças para diversos  tipos de transporte e outras embar-
                                                                                   cações especiais.
                                                        '-':
                                                                                       a passagem do século XII  para o
                                                      .  -                         século XIII, os chineses di~punham ~í
                                                      ;ff.
                                                          , .
                                                                                   dos  melhores  navios do Indico e de
                                                                                   parte do comércio dos Árabes. Os
                                                                                   juncos comerciais  tinham  em  média
                                                                                   30m  de comprimento e 7m  de boca,
                                                                                   com  uma  tripulação de cerca de 60
                                                                                   homens e uma  capacidade de trans-
                                                                                   porte de ordem das 120 toneladas.
                                                                           •       Amarelo levou à criação do "Falcâo
                                                                                     O aumento do comércio no  Mar
                 -                                      , .                        dos Mares", junco de fundo chato,
           -                                                              1          As  forças  navais chinesas iriam ter
                                                                                   com grandes tábuas de bolina (fig.4).
                                                                                   um papel importante ao defrontarem
                                                                                   a  invasâo do Império Jin  vinda do
                                                                                   norte, em  que,  pela  primeira  vez. a
           A  ROTA  OA  SEDA                                                       marinha  Song usou  a  pólvora  em
           _ 0- 0_.       ,                                                        combales navais, no  rio  Yangtzé.  As
                          /
                          ,
                          ,                                                        forças inimigas foram derrot.,das. em
                                                                                   parte, devido também, à  utilização
                          '.                                               . fig. J
                                                                                   dos  navios de rodas denominados  o!
                                                                                       REVIstA OAAIMADA  •  FMJ<fIIlO 97  13
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