Page 53 - Revista da Armada
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era duplo, pregado e calafetado por dentro e por fora. Depois lbn Batuta, viajante e geógrafo árabe. que este\'e na China
de um ano de serviço, era colocada nova camada de forro, no cinquenta anos depois de Marco Polo, refere que os mer-
segundo ano outra camada, até atingirem a sexta camada. No cadores chineses dispunham de grandes juncos, maiores que
seu regresso à Europa, Marco Polo partiu de Quanzhou para os do tempo da Marinha Song, com dezenas de camarotes
Ormuz, em 1292, com uma frota de catorze navios, trans- onde viajavam com concubinas e esposas. Os marinheiros
portando a bordo uma jovem princesa destinada a esposa do semeavam hortaliças e legumes, a bordo, em gr.lndes caixotes
Cã dos Tártaros de Levante, isto é, de rei da Pérsia. de madeira.
Com a poderosa marinha de que d~punha, Kublai Khan fThln- O junco, cujo nome deve ter tido origem no javanês "Djong",
dou emissârios a Samarra, Ceilão e à lndia para estabelecer a sua que significa embcll"Cação ou navio. a que os Portugueses chama-
H
innuênda, pennitindo assim aos mercadores chineses irem, pouco ram junco e os Holandeses "jork é um tipo de navio como não
,
a pouco, tirando aos árabes o lucrativo comércio das espedcllias. há outro no mundo. Em 5.00J anos de existênda pouco mudou. e
as suas velas mostraram-se das mais eficientes que o homem
inventou. O segredo desS.l eficiência reside principalmente nas
s réguas, que além de manterem a forma da vela e controlarem a
sua orientação. tomam fácil o rizar e o arriar, suportando o mate-
ria! de que a \'ela é feita. Se o junco se afunda, a vela enrolada
o pode servi.r de salva-vidas.
(); juncos tradicionais não tinham quilha. nem cadaste. A estru·
tura do casco era muito sólida de\~do a possuir anteparas transver-
sais que fonn.wam compartimentos estanques. (); juncos maiores
tinham antep.lras longitudinais. A compartimentagem estanque só
viria a ap."lrecet" na Europa cinco séculos depois. Com mau tempo,
('
arriavam os mastros e era usua! utilizarem ânroras flutuantes feitas
:T/ 8.E T , : de redes e de cabos lançados pela proa ou pela popa.
,
, Os juncos oceânicos, com o seu desenho caracterfstico,
" alcançaram o apogeu na segunda metade do século XII, tendo
continuado a aperfeiçoar-se até ao século XV. Tiveram num,papel
muito imponante nas migrações pata as Filipinas e SE da Asia, a
partir do século XVI, mas a concorrência dos navios europeus
, • Kurlmi"9 provocou o seu declínio, que se acentuou com o aparecimento
,
, YVNNA N dos navios a vapor na segunda metade do séruIo XIX.
Dois anos antes da conquista da capital Hangzhou, Kublai
Khan invadiu o Japão a partir da Coreia com uma frota de quatro-
centos navios, 4O.00J homens e 15.CXX> cavalos. No entanto, um
tufão fez com que a invasão fosse desastrosa. Mas, Kublai Kh.ln
não desistiu e durante sete anos preparou outra frota, com cerca
de 4.500 navios e lS(),(XX) homens. a maior que até então o mundo
jamais vira. Tal como aconteceu com a primeira, um tufão fez
gorar a invasão, e até hoje, os japoneses pensam que as suas ilhas
estão protegidas por ventos divinos a que chamaram
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"KAMTKASES". li
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