Page 99 - Revista da Armada
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NOTÍCIAS
REVISTA DA ARMADA “ON LINE”
Para todos aqueles que, a seguimento da- tempo podemos dizer que o
nível interno, gostem ou preci- quilo que tem objectivo foi atingido.
sem por motivos profissionais sido feito na Nos últimos tempos as In-
de navegar na Internet, com nossa revista, a tranets têm vindo a afirmar-se
certeza que a curiosidade já nível da infor- como um instrumento impor-
passou também pela Intranet matização, mais tante nos processos de “reen-
da Marinha, e os mais atentos já um passo foi genharia” das empresas e das
devem ter reparado que a Re- dado. organizações e daí a sua pre-
vista da Armada passou a estar Tal como foi sente popularidade.
disponível “on line”. referido pelo As Intranets ao abrirem as fa-
Assim, todos os leitores que Director da re- cilidades de comunicação e de
queiram consultar a nossa re- vista no seu Edi- acesso à informação, revelam
vista sem ser no papel, já o po- torial (RA nº um enorme potencial para a
dem fazer. sultarem a nossa revista que se 315) um dos objectivos a atin- mudança necessária para colo-
Basta terem acesso à página encontra disponível apenas no gir seria de colocar a RA “on car as organizações, neste caso a
da Intranet da Marinha e con- mês da sua publicação. No line”, e num período curto de Revista da Armada, no futuro.
BUSCA E SALVAMENTO
Pelas 2130 horas do dia 5 UAM “Vendaval” e dois re-
de Janeiro de 1999. bocadores, “Portel” e “Pe-
O navio romeno “Step”, ao neda” de Setúbal.
sair a barra de Setúbal e após Às 2230 horas iniciaram-se
desembarcar os pilotos, enca- as operações para desenca-
lhou a norte da barra, entre as lhar o navio, aguardando a
balizas NR 2 e NR 4. subida da maré.
Navio tipo graneleiro de Às 0145 horas de 6 de
130 metros de comprimento, Janeiro, o navio desencalhou,
6022 TAB, com 21 tripulantes devido à acção dos rebo-
a bordo, dirigia-se para o cadores, não havendo a regis-
porto de Plymouth no Reino tar danos pessoais.
Unido. O navio seguiu para o largo
Foi enviado para o local o a fim de ser vistoriado para
salva-vidas “Patrão Rangel”, avaliar eventuais danos mate- desencalhe a barra de Setúbal ao posicionamento dos rebo-
estacionado em Sesimbra, a riais. Durante as operações de esteve condicionada devido cadores.
Pelas 1957 horas do dia 15 a colaboração do navio mer-
de Janeiro foi endereçado ao cante “Livorno Senatore”, que
MRCC Lisboa, (Centro de se encontrava na área de busca
Busca e Salvamento) via e de uma aéronave (1 P3P) da
Telex do FMCC Toulouse F.A.P. para localização e iden-
(Centro de Busca e Salva- tificação.
mento Avançado), um sinal
de emergência de eventual Foram efectuadas as neces-
navio / embarcação em situa- sárias buscas, não tendo sido
ção de perigo, numa posição localizado qualquer navio ou
cerca de 254 Milhas a Oeste embarcação em situação de
do Cabo Raso. perigo.
Foi enviado para o local a Em 16 de Janeiro pelas 1840
corveta “Oliveira e Carmo”, horas, foram dadas por con-
tendo sido solicitada também cluídas as buscas.
Pelas 1600 horas do dia 16 situação de perigo, numa rológicas, estando embar- cessárias buscas, tendo sido
de Janeiro de 1999 foi en- posição a cerca de 2 milhas a cadas 3 pessoas. localizada a embarcação já
dereçado ao MRCC Lisboa, oeste da praia da Comporta Foi enviado para o local o encalhada na praia da Com-
via Capitania do Porto de (Costa da Galé). salva-vidas “Patrão Rangel”, porta.
Setúbal, um pedido de so- tendo sido solicitada tam-
corro da embarcação de re- A embarcação encontra- bém a colaboração da F.A.P. Todos os tripulantes se
creio “Nikuc” registada no va-se com avaria na má- para localização da embar- encontraram a salvo, não
porto de Sesimbra, que se quina e temia-se o agrava- cação. tendo carecido de assistência
encontrava fundeada em mento das condições meteo- Foram efectuadas as ne- hospitalar.
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