Page 99 - Revista da Armada
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                                        REVISTA DA ARMADA “ON LINE”
           Para todos aqueles que, a                                      seguimento da-  tempo podemos dizer que o
         nível interno, gostem ou preci-                                  quilo que tem  objectivo foi atingido.
         sem por motivos profissionais                                    sido feito na   Nos últimos tempos as In-
         de navegar na Internet, com                                      nossa revista, a  tranets têm vindo a afirmar-se
         certeza que a curiosidade já                                     nível da infor-  como um instrumento impor-
         passou também pela Intranet                                      matização, mais  tante nos processos de “reen-
         da Marinha, e os mais atentos já                                 um passo foi  genharia” das empresas e das
         devem ter reparado que a Re-                                     dado.         organizações e daí a sua pre-
         vista da Armada passou a estar                                     Tal como foi  sente popularidade.
         disponível “on line”.                                            referido pelo   As Intranets ao abrirem as fa-
           Assim, todos os leitores que                                   Director da re-  cilidades de comunicação e de
         queiram consultar a nossa re-                                    vista no seu Edi-  acesso à informação, revelam
         vista sem ser no papel, já o po-                                 torial (RA nº  um enorme potencial para a
         dem fazer.                 sultarem a nossa revista que se  315) um dos objectivos a atin-  mudança necessária para colo-
           Basta terem acesso à página  encontra disponível apenas no  gir seria de colocar a RA “on  car as organizações, neste caso a
         da Intranet da Marinha e con-  mês da sua publicação. No  line”, e num período curto de  Revista da Armada, no futuro.

                                       BUSCA E SALVAMENTO


           Pelas 2130 horas do dia 5  UAM “Vendaval” e dois re-
         de Janeiro de 1999.       bocadores, “Portel” e “Pe-
         O navio romeno “Step”, ao  neda” de Setúbal.
         sair a barra de Setúbal e após  Às 2230 horas iniciaram-se
         desembarcar os pilotos, enca-  as operações para desenca-
         lhou a norte da barra, entre as  lhar o navio, aguardando a
         balizas NR 2 e NR 4.      subida da maré.
           Navio tipo graneleiro de  Às 0145 horas de 6 de
         130 metros de comprimento,  Janeiro, o navio desencalhou,
         6022 TAB, com 21 tripulantes  devido à acção dos rebo-
         a bordo, dirigia-se para o  cadores, não havendo a regis-
         porto de Plymouth no Reino  tar danos pessoais.
         Unido.                      O navio seguiu para o largo
           Foi enviado para o local o  a fim de ser vistoriado para
         salva-vidas “Patrão Rangel”,  avaliar eventuais danos mate-  desencalhe a barra de Setúbal  ao posicionamento dos rebo-
         estacionado em Sesimbra, a  riais. Durante as operações de  esteve condicionada devido  cadores.


           Pelas 1957 horas do dia 15                                                   a colaboração do navio mer-
         de Janeiro foi endereçado ao                                                   cante “Livorno Senatore”, que
         MRCC Lisboa, (Centro de                                                        se encontrava na área de busca
         Busca e Salvamento) via                                                        e de uma aéronave (1 P3P) da
         Telex do FMCC Toulouse                                                         F.A.P. para localização e iden-
         (Centro de Busca e Salva-                                                      tificação.
         mento Avançado), um sinal
         de emergência de eventual                                                        Foram efectuadas as neces-
         navio / embarcação em situa-                                                   sárias buscas, não tendo sido
         ção de perigo, numa posição                                                    localizado qualquer navio ou
         cerca de 254 Milhas a Oeste                                                    embarcação em situação de
         do Cabo Raso.                                                                  perigo.
           Foi enviado para o local a                                                     Em 16 de Janeiro pelas 1840
         corveta “Oliveira e Carmo”,                                                    horas, foram dadas por con-
         tendo sido solicitada também                                                   cluídas as buscas.


           Pelas 1600 horas do dia 16  situação de perigo, numa  rológicas, estando embar-  cessárias buscas, tendo sido
         de Janeiro de 1999 foi en-  posição a cerca de 2 milhas a  cadas 3 pessoas.    localizada a embarcação já
         dereçado ao MRCC Lisboa,  oeste da praia da Comporta   Foi enviado para o local o  encalhada na praia da Com-
         via Capitania do Porto de  (Costa da Galé).          salva-vidas “Patrão Rangel”,  porta.
         Setúbal, um pedido de so-                            tendo sido solicitada tam-
         corro da embarcação de re-  A embarcação encontra-   bém a colaboração da F.A.P.  Todos os tripulantes se
         creio “Nikuc” registada no  va-se com avaria na má-  para localização da embar-  encontraram a salvo, não
         porto de Sesimbra, que se  quina e temia-se o agrava-  cação.                  tendo carecido de assistência
         encontrava fundeada em    mento das condições meteo-   Foram efectuadas as ne-  hospitalar.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MARÇO 99  25
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