Page 314 - Revista da Armada
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BUSCA E SALVAMENTO
Praticante de Windsurf
Praticante de Windsurf
salvo pela corveta “João Coutinho”
salvo pela corveta “João Coutinho”
No passado dia 26 de Agosto cima da sua prancha com vida, mas, natural- foram prestados a bordo da "João Coutinho",
(Sábado) desapareceu mente, combalido com ligeiras queimaduras tendo esta se dirigido para Cascais onde o
solares e sinais de desidratação. Apesar do
náufrago foi depois conduzido para o hospi-
na praia de Carcavelos, fato de borracha que protege os praticantes tal local.
João Peres, 51 anos, da modalidade, João Peres já sofria de A alegria de João Peres foi tanta que, emo-
praticante de Windsurf que hipotermia, dado o tempo que se manteve à cionado, comentou "Foi Deus que me sal-
vou, com a ajuda da Marinha".
superfície da água. Os primeiros socorros
após dois dias e duas noites
no alto mar em cima MÓDULO "DERIVA"
de uma prancha foi salvo
No oceano, a principal força que arrasta os objec-
pela corveta "João Coutinho". tos à superfície é o vento. As correntes têm uma
menor influência, salvo em locais específicos como a
assava pouco mais das 4 horas da tarde foz de um rio ou um canal confinado.
Para fazer face ao problema da deriva de objectos
quando João Peres deu conta que a base à superfície (manchas de óleo, corpos, navios à deri-
Pdo mastro da sua prancha se tinha par- va, etc.), o Instituto Hidrográfico (IH) desenvolveu
tido. Com a maré a vazar e o vento a afastá- uma aplicação informática designada por módulo
-lo da costa, a possibilidade de regressar a "DERIVA", que incorpora informações de vento,
terra tornou-se bastante remota. marés, ondulação e correntes residuais conhecidas
Perto das 20:00 horas o alerta foi dado por baseadas em modulação numérica existente em cada
área de interesse. Desde que este módulo foi conce-
colegas seus da Escola de Windsurf de Carca- bido já se efectuaram várias aplicações reais com
velos que se aperceberam do seu desa- sucesso, como por exemplo o acidente do "CERCAL"
parecimento. em Leixões e diversos derrames que ocorreram ao
Contactados os Bombeiros e a Capitania longo da nossa costa, tendo sido um contributo bas-
tante valioso na limitação de danos e buscas. A orien-
do Porto de Cascais, são então iniciadas as tação dada aos meios de salvamento do praticante de Figura 2 – Correntes superficiais calculadas
buscas que compreenderam, numa primeira "windsurf" dado como desaparecido na tarde do pas- com o modelo HOPS.
fase, cinco lanchas das Capitanias, várias sado sábado (Figura 1) foi apenas a mais recente Presentemente, a Marinha e a Força Aérea Portu-
embarcações particulares, um Aviocar da dessas aplicações. guesas estão a colaborar no desenvolvimento de um
Força Aérea e dois helicópteros. módulo de assimilação de dados, que permita melho-
rar a qualidade das previsões, e de uma interface grá-
Devido à falta de visibilidade, as buscas fica que facilite a utilização da aplicação, minimizan-
são interrompidas entre as 3 e as 7 da madru- do o tempo de transferência da previsão entre o cen-
gada, sendo retomadas mais tarde no tro de comando em terra e as unidades operacionais
Domingo. no mar. Um dos aspectos fundamentais da nova ver-
A Marinha fez então intervir a corveta são da aplicação é a recolha de informação ambiental
pelas unidades navais e aéreas na zona. Com base
"João Coutinho" que fez uma busca numa nos dados recolhidos, serão feitos acertos das pre-
área entre o Bugio e o Cabo Espichel. visões, que aumentarão a fiabilidade de todo o
Nesta missão utilizou-se um programa processo por forma a diminuir os tempos de busca.
Actualmente existem já modelos com estas carac-
informático denominado "DERIVA" (ver terísticas – ditos "com assimilação de dados". Entre
caixa), desenvolvido pelo Instituto Hidro- Figura 1 - Previsão de deriva aplicada a um objecto eles, destaca-se o Harvard Oceanographic Prediction
gráfico, que é utilizado em situações de (supostamente uma prancha de "windsurf") no mar System (HOPS) que já tem sido aplicado pelo IH em
busca e salvamento e também em pesquisa e a partir de uma posição inicial junto à praia de colaboração com a NATO e a Universidade de
Carcavelos, às 16:00 do dia 26 de Agosto de 2000,
investigação de derrames no mar. assumindo vento de Norte, decaindo durante as noites, Harvard (Figura 2), para apoio de exercícios navais.
Assim, pelas 12:40 horas de 2ª Feira o tal como previsto pelos modelos meteorológicos. Conta-se a médio prazo poder vir a manter este sis-
tema de previsão operacional em colaboração com o
windsurfista foi encontrado a cerca de 6 mi- Note-se que a posição inicial do praticante Instituto de Meteorologia (IM).
de "windsurf" era desconhecida.
lhas náuticas a Oeste do Cabo Espichel em
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1 - Avistamento da prancha de surf pelo oficial de quarto do navio; 2 - Transporte do náufrago no bote do navio; 3 - Recolha da prancha de surf a bordo; 4 - Acolhimento a bordo.
24 SETEMBRO/OUTUBRO 2000 • REVISTA DA ARMADA