Page 304 - Revista da Armada
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A “Sagres” e os seus Irmãos
                  A “Sagres” e os seus Irmãos



                          6. 1ª Parte – Albert Leo Schlageter


                                                                               à proa. O oficial imediato apercebendo-se do
                                                                               perigo, deu ordem para que toda a guarnição
                                                                               subisse imediatamente para o convés e o Co-
                                                                               mandante Rogge mandou colocar a máquina
                                                                               a ré devagar, tendo o motor arrancado imedia-
                                                                               tamente. Com uma visibilidade inferior a 200
                                                                               metros o navio encontrava-se a navegar roda-
                                                                               a-roda com um outro, cujo ruído se foi inten-
                                                                               sificando. Por isso, entre o avistamento do va-
                                                                               por inglês Trojan Star e a colisão não passaram
                                                                               mais de 30 segundos. O gurupés do Albert Leo
                                                                               Schlageter partiu-se, tendo-se ainda registado
                                                                               muitas outras avarias no casco e no aparelho
                                                                               do navio. Foi então rebocado para Dover e daí
                                                                               seguiu, pelos seus próprios meios, para Ham-
                                                                               burgo, onde foi reparado.
                                                                                 No dia 11 de Abril, dois dias depois de ter-
                                                                               minadas as reparações nos estaleiros da Blöhm
         O Albert Leo Schlageter navegando à vela.                             & Voss, o navio largou de Hamburgo para a pri-

               Albert Leo Schlageter (actual navio-  na que se foi agravando
               escola Sagres) é o terceiro navio da  à medida que o navio   Comandantes do Albert Leo Schlageter
         O  classe Gorch Fock. Foi encomen-  se aproximava do estrei-  Fregattenkapitän Bernhard Rogge   FEV1938 – DEZ1939
         dado ao estaleiro Blöhm & Voss no dia 2 de  to de Dover. Navegando   Fregattenkapitän Joachim Asmus   JAN 1944 – NOV1944
         Dezembro de 1936 e a sua construção teve  à vela a uma velocidade   Kapitänleutenant Johann Reckoff   ABR 1945 – MAI 1945
         início, com o assentamento da quilha, a 15  entre os 0,8 e os 3,8 nós,
         de Julho de 1937.                  em função do vento e da
           De acordo com as exigências do projecto, o  corrente, e com a máquina pronta a arrancar  meira viagem de instrução. Visitou nesta via-
         casco do navio foi construído com chapas de  em caso de necessidade, facilmente a bordo  gem os portos de Santa Cruz de Tenerife e Port
         aço de 10 milímetros de espessura, rebitadas e  se percebiam todos os ruídos provocados pe-  of Spain, antes de regressar à Alemanha, pelo
         parcialmente soldadas. Inicialmente equipado  los outros navios. No dia 23, pelas 19h35, o  norte da Escócia.
         com um motor diesel da marca MAN (Machi-  navio atravessou a linha Dover/Calais e pouco   No dia 5 de Abril de 1939 deixou Wilhel-
         nenfabrik Augsburg-Nürnberg), com uma po-  depois das 20h00 foram ouvidos sinais sonoros  mshaven para a sua última grande viagem
         tência de 750 Hp, acoplado a um hélice de
         passo direito com quatro pás, permitia ao navio
         atingir uma velocidade máxima de 11 nós.                Albert Leo Schlageter
           No dia 30 de Outubro, três meses e meio de-                  Albert Leo Schlageter nasceu no dia 12 de Agosto de 1894 em
         pois de assentada a quilha, o navio foi lançado              Schönau, no sul da Alemanha. Em 1909, depois de uma educa-
         à água, ainda sem mastaréus nem vergas, na                   ção católica, mudou-se para Freiburg, tornando-se aluno interno
         presença de muitos convidados da hierarquia                  no Seminário local. Em Agosto de 1914, durante a Grande Guer-
         política e militar alemã. Atracado ao cais do                ra, alistou-se, como voluntário, no 76º Regimento de Artilharia.
         estaleiro até ao início de Fevereiro de 1938, o              Nos anos seguintes, 1915-1916, combateu na primeira linha das
         Albert Leo Schlageter foi acabado no que res-                batalhas da Flandres, Somme e Verdun. Fruto do seu desempenho
         peita à instalação de equipamentos e apron-                  em combate foi promovido a Tenente, em 1917.
         tamento do aparelho.                                           Em 1918, ainda antes de terminar a Guerra, foi condeco-
           Entre os dias 10 e 12 de Fevereiro o Albert                rado com a 1ª Cruz de Ferro Alemã. Em Dezembro do mes-
                                                                      mo ano deixou o exército.
         Leo Schlageter efectuou no rio Weser, em                       Pouco tempo depois, em 1919, entrou para a Faculdade de
         Hamburgo, as primeiras provas de mar, tendo   Albert Leo Schlageter (1894-1923).  Economia Política da Universidade de Freiburg. No entanto
         então sido aumentado ao efectivo dos navios                  o seu patriotismo levou-o mais uma vez a alistar-se no Corpo
         da Kriegsmarine. O seu primeiro comandante   de Voluntários, que combateu os soviéticos na região do Báltico. Corria o ano de 1921 quando
         foi o Fregattenkapitän Bernhard Rogge, tendo   Albert Leo Schlageter se alistou novamente como voluntário para defender a sua pátria. Desta vez
         como oficial imediato o Kapitanleutenant Wol-  no Corpo de Voluntários de Hauenstein, da Alta Silésia. Combateu então contra os polacos, na
         fgang Erhardt. Curiosamente, o primeiro oficial   batalha de Freischärler. No ano seguinte, em 1922, tornou-se membro do partido Nacional So-
         imediato do Albert Leo Schlageter viria a ser o   cialista Alemão (NSDAP – Nationalsozialisttischen Deutschen Arbeiterpartei).
         primeiro Comandante do actual Gorch Fock,   Em 1923 organizou a operação de sabotagem da linha de caminho de ferro que era utilizada para
         navio-escola alemão, construído em 1958.  levar o carvão do sul da Alemanha para França. Esta cedência de carvão, considerada lesiva para o
                                             desenvolvimento económico da Alemanha, havia ficado acordada no final da Guerra, como contra-
           O Albert Leo Schlageter largou de Bruns-  partida pelos danos causados pelos alemães à indústria francesa.
         büttel para a sua primeira viagem de instru-  No dia 7 de Abril, como consequência do acto de sabotagem, Albert Leo Schlageter foi preso em
         ção com cadetes e sargentos da Kriegsmarine,   Essen. No dia 7 de Maio, e na sua ausência, um tribunal militar francês condenou-o à morte. Foi
         no dia 20 de Março de 1938. No dia 22, pela   executado no dia 26 de Maio de 1923, em Dusseldorf.
         manhã, começou a formar-se alguma nebli-

         14  SETEMBRO/OUTUBRO 2004 U REVISTA DA ARMADA
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