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mio Nobel da Paz a ser atribuído no ano de 2007. regularmente participam nestes eventos. Pelo que,
RATING Esta nomeação foi feita pelo deputado Svein Ro- em cada década (2010, 2020,…), e julgamos ser
Nas regatas, regra geral, são muito variados ald Hansen, eleito para o parlamento norueguês este o intervalo de tempo adequado para se po-
os tipos de veleiros inscritos e só por mero acaso pela cidade de Fredri-
estes terão prestações idênticas para as mesmas VENCEDORES DAS REGATAS EM CLASSE A
condições de vento e mar. Para além dos navios kstad, pela importância ANO TRAJECTO NAVIO PAÍS
serem logo à partida divididos pelas classes apre- que em sua opinião es- 1956 Torbay-Lisboa 1 Moyana Reino Unido
sentadas, de acordo com as respectivas caracterís- tes eventos tiveram no 1958 Brest-La Corunha 1 Sagres Portugal
ticas e dimensões, ainda assim subsistem grandes estreitamento das re- 1960 Oslo-Ostend Statsraad Lehmkuhl Noruega
diferenças entre eles. lações entre os países Cannes-Nápoles Gorch Fock Alemanha
Embora a competição, como vimos, não cons- de Leste e os restantes 1962 Torbay-Roterdão Gorch Fock Alemanha
titua o principal objectivo destes encontros, é de países europeus, no- 1964 Lisboa-Bermuda 2 Christian Radich Noruega
Falmouth-Skaw
Sorlandet
Noruega
todo o interesse que as prestações dos diferentes meadamente nas dé- 1966 Skaw-Den Helder Gorch Fock Alemanha
veleiros possam ser tão niveladas quanto possível. cadas de 70 e 80. Nas 1968 Gotenburgo-Kristiansand Gorch Fock Alemanha
Este desiderato é alcançado através do rating, ou suas próprias palavras, 1970 Plymouth-Tenerife 2 Christian Radich Noruega
Time Correction Factor (TCF), factor que aplicado Solent-Skaw Dar Pomorza Polónia
ao tempo gasto por um navio na regata – Tempo «the vision they share, 1972 Helsínquia-Falsterbo Christian Radich Noruega
Real –, permite obter aquilo que habitualmente exemplified by the tra- 1974 Copenhaga-Gdynia Tovarich URSS
designamos por Tempo Corrigido, a partir do qual ditions and achieve- Plymouth-Tenerife Tovarich URSS
se procede à elaboração da classificação final ments of their interna- 1976 Tenerife-Bermuda 2 Tovarich URSS
geral, e dentro de cada uma das classes. Esta é a tional events and other Bermuda-Newport 2 Gorch Fock Alemanha
Irlanda
Boston-Plymouth
Phoenix
razão pela qual nem sempre o primeiro navio a activities, demonstrate Gotenburgo-Oslo Gorch Fock Alemanha
chegar é o vencedor da regata. such a strong coheren- 1978 Oslo-Harwich Kruzenshtern URSS
A fórmula de obtenção do Time Correction ce with the ethos of the Kiel-Karlskrona Dar Pomorza Polónia
Factor (TCF) tem sido mantida em grande segredo Peace Prize. I am proud 1980 Frederikshavn-Amsterdão Dar Pomorza Polónia
desde a sua criação, sendo regularmente introdu- to propose the organi- 1981 Great Yarmouth-Ostende Asgard II Irlanda
zidos novos elementos que permitam minimizar 1982 Falmouth-Lisboa Gorch Fock Alemanha
as discrepâncias sempre existentes. Embora se sation [STI] for the No- Vigo-Southampton Dar Mlodziezy Polónia
desconheça o seu peso relativo, sabe-se que en- bel Peace Prize». St. Malo-Bermuda Dar Mlodziezy Polónia
tram para os cálculos elementos como a idade do Levando em linha de 1984 Bermuda-Halifax 2 Dar Mlodziezy Polónia
navio, o comprimento, a boca, o deslocamento, conta a nossa tradição North Sidney-Liverpool Kruzenshtern URSS
Georg Stage
a superfície vélica, o tipo de aparelho, as carac- de País de Marinhei- Fredrikshavn-Greenock Kruzenshtern Dinamarca
URSS
Newcastle-Bremerhavn
terísticas do hélice, entre muitos outros. ros – que seguramen- 1986 Larvik-Gothenberg Kruzenshtern URSS
te ainda somos –, e as 1987 Kiel-Norkopping Kalaiakra Bulgária
cínio da Cutty Sark Scots Whisky, terminasse, ao excepcionais condi- Estocolmo-Ronne Grossherzogin Elizabeth Alemanha
cabo de 30 anos, em 2002. ções naturais do porto 1988 Karlskrona-Helsínquia 3 3 Mir URSS
Sedov
URSS
Com a cessação do referido apoio, ao qual de Lisboa, e tomando Mariehamn-Copenhaga Grossherzogin Elizabeth Alemanha
Londres-Hamburgo
devem ser somados os factores anteriormente como exemplo algu- 1989 Hamburgo-Travemunde Mir URSS
enunciados, também os novos e maiores na- mas das concentrações 1990 Plymouth-La Corunha Esmeralda Chile
vios da Sail Training Association (STA) – Stavros de veleiros que opor- Bordéus-Zeebruge Esmeralda Chile
S. Niarchos (2000) e Prince William (2001) –, tunamente referimos, 1991 Milford Haven-Cork Eendracht Holanda
Sedov
Rússia
Cork-Belfast
contribuíram em muito para o agravamento dos nomeadamente Ams- Aberdeen-Delfzijl Mir Rússia
desequilíbrios verificados na respectiva balança terdão, Rouen e Nova 1992 Karlskrona-Kotka Grossherzogin Elizabeth Alemanha
da conta corrente. Iorque, julgamos que Tallinn-Gdynia Johann Smidt Alemanha
Nesta conjuntura, o Comité Internacional seria de todo pertinen- 1993 Newcastle-Bergen Statsraad Lehmkhul Noruega
Larvik-Esbjerg
da International Sail Training Association (ISTA) te organizar em Lisboa Weymouth-La Corunha 2 e 3 Statsraad Lehmkhul Noruega
Kruzenshtern
Rússia
criou, no início de 2002, uma nova associação, um acontecimento re- 1994 Porto-St. Malo 2 e 3 Dar Mlodziezy Polónia
a Sail Training International (STI), sem fins lucra- gular com as supracita- 1995 Edimburgo-Bremerhaven 2 Kruzenshtern Rússia
tivos, e fora do jugo da Sail Training Association das características. E, tal Fredrikshavn-Amsterdão 2 Sedov Rússia
Rússia
Mir
(STA). Assim, pela primeira vez, esta deixou de como sucede com os Rostok-S. Petersburgo Georg Stage Dinamarca
Turku-Copenhaga
ter um delegado junto do novo órgão, passan- exemplos enunciados, 1996 Génova-Palma de Maiorca Pogoria Polónia
do, em vez disso, a integrar a Association of Sea as respectivas datas se- Palma de Maiorca-Nápoles 3 Kaliakra Bulgária
Training Organizations (ASTO), que congrega as riam sempre agendadas 1997 Aberdeen-Trondheim Statsraad Lehmkuhl Noruega
associações de vela do Reino Unido, dispondo, em estreita articulação Stavanger-Gotemburgo Mir Rússia
2 e 3
esta sim, a exemplo das suas homólogas de ou- com o calendário dos 1998 Falmouth-Lisboa Kruzenshtern Rússia
Rússia
Vigo-Dublin
Mir
tros países, de um representante na Sail Training eventos promovidos St. Malo-Greenock Palinuro Itália
International (STI) . pela Sail Training Inter- 1999 Lerwick-Aalborg Christian Radich Noruega
1
Recentemente surgiu também o suporte fi- national (STI), o que 2000 Gdansk-Helsínquia Georg Stage Dinamarca
Palinuro
Itália
nanceiro há tanto aguardado, que veio garantir julgamos não ser difícil Estocolmo-Flensburg Dar Mlodziezy Polónia
Antuérpia-Alesund
a estabilidade e a continuidade dos eventos ini- de conciliar. No sentido 2001 Bergen-Esbjerg Stad Amsterdam Holanda
ciados há cinquenta anos. Trata-se de um apoio de conferir uma maior Alicante-Malaga Mir Rússia
tripartido proveniente da cidade de Antuérpia, projecção a este acon- 2002 Malaga-La Corunha Mir Rússia
encabeçado pelo Governador da Província com tecimento náutico, os Brest-La Corunha Georg Stage Dinamarca
o mesmo nome, pelo Presidente do respectivo veleiros chegariam ou Santander-Portsmouth Mir Rússia
Mir
Gdynia-Turku
Rússia
município e ainda pela Autoridade do maior partiriam de Lisboa em 2003 Riga-Travemunde Sorlandet Noruega
porto belga. regata, criando-se, para 2004 Antuérpia-Aalborg Khersones Ucrânia
Fruto do seu contributo ao longo de cinco dé- o efeito, o Troféu Navio- Stavanger-Cuxhaven Mir Rússia
Waterford-Cherbourg
cadas em prol da amizade e compreensão entre -escola Sagres, prestan- 2005 Newcastle-Frederikstad 2 2 Christian Radich Noruega
Noruega
Christian Radich
os jovens de todo o mundo, no passado dia 24 do-se assim a devida Torbay-Lisboa 2 e 3 Christian Radich Noruega
de Maio a Sail Training International (STI), herdeira homenagem aos ex-li- 2006 La Corunha-Antuérpia 2 Mir Rússia
do legado e das convicções de Bernard Morgan e bris da Marinha Portu- 1 Participação da antiga Sagres. Participação do actual navio-escola Sagres . 2
2
Pedro Teotónio Pereira, foi nomeada para o Pré- guesa, que desde 1956 3 Participação do Creoula.
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2006 25