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der instituir um acontecimento de referência na  tuiria um local de eleição para doravante albergar
         cena internacional, este entroncaria nos eventos  os muitos veleiros que regularmente nos visitam,   TROFÉU
         da Sail Training International (STI), imediatamente  aproveitando-se a primeira edição do evento su-  SAIL TRAINING INTERNATIONAL
         antes do seu início, ou logo após a respectiva con-  gerido para concretizar a inauguração dessa infra-  FRIENDSHIP
         clusão. Consideramos até, que, com o objectivo  estrutura. Em simultâneo resolver-se-iam também   Neste tro-
         de criar algo de raiz com esta especificidade, a  os problemas que se colocam a todos quantos   féu, criado em
         construção de um verdadeiro waterfront próximo  pretendem visitar a fragata D. Fernando, podendo   2003, cujo
         da baixa da cidade poderia constituir motivo su-  inclusivamente aí permanecer atracados e visíveis,   objectivo vi- Foto Sail Training International
         ficiente para que se conseguisse congregar uma  contrariamente à situação em que até agora têm   sava substituir
                                                                                o prémio Cut-
         eventual mobilização das diferentes entidades  vivido, o navio-escola Sagres, o Creoula e a cara-  ty Sark, man-
         envolvidas, a começar, desde logo, pelo próprio  vela Vera Cruz, sempre que não se encontrassem   tiveram-se as
         Estado e pela edilidade lisboeta. Este sim consti-  a navegar ou em período de manutenção.  mesmas re-
                                                      Tanto quanto sabemos existe um   gras para a sua   O Troféu Sail Training Interna-
                                                                                            tional Friendship
                          TROFÉU                     projecto em linhas gerais idêntico   atribuição. La-
                        CUTTY SARK                   àquele a que sumariamente alu-  menta-se apenas o facto de não ter existido par-
                                                     dimos para aquela nobre zona da   ticular engenho e arte na sua concepção.
                                Arquivo CTEN António Gonçalves  o objectivo de premiar o   outras coisas verdadeiramente im-  2003  Juan de Langara  Espanha
                                  O Troféu Cutty Sark
                                                     cidade, mas que, tal como muitas
                                 foi criado em 1974 com
                                                                                            NAVIO
                                                                                   ANO
                                                                                                        PAÍS
                                                                                             Mir
                                                                                                       Rússia
                                                     portantes, leva tempo a materializar,
                                 navio cuja tripulação mais
                                                                                   2004
                                                                                             Mir
                                                                                                       Rússia
                                                     isto se não for a seu tempo devida-
                                 se destacasse naquilo que
                                                                                                        Omã
                                                                                   2005
                                                                                          Shabab Oman
                                                     mente arquivado, invocando-se,
                                                                                   2006
                                 é tido como o verdadeiro
                                 objectivo deste encontro
                                 anual de veleiros, pro-
                                                     frequentemente desconhece…
                                                                            Z
                                 porcionando um maior   para tal, razões que a própria razão   OS GRANDES VELEIROS EM PORTUGAL
                                 espírito de amizade e sau-  António Manuel Gonçalves  ANO         LOCAL
                                 dável convívio durante os               CTEN      1956            Lisboa
                                 eventos, respeitando-se      am.sailing@hotmail.com  1964         Lisboa
                                 assim o legado de Mr. Ber-  (artigo recebido para publicação em Junho   1982  Lisboa
         O Troféu Cutty Sark, uma réplica   nard Morgan e do Embai-                1992            Lisboa
         em prata do famoso clipper.                 de 2006)
                                 xador Teotónio Pereira.                           1994       Porto/Gaia/Matosinhos
          A sua atribuição era feita por votação dos próprios veleiros   Notas:    1998            Lisboa
                                                      1  Têm representação na STI a Alemanha,   2006  Lisboa
        participantes, dispondo cada navio de um voto. Num impresso   Austrália, Bélgica, Bermuda, Canadá, Dina-
        distribuído para o efeito, cada comandante, ouvidas as respec-  marca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia,   portanto, ao desejável com vista à sua participação numa
        tivas tripulações, votava no veleiro cujas tripulações e trainees,   França, Holanda, Irlanda, Itália, Letónia,   regata, acarreta ainda um efeito que julgamos por demais
        em seu entender, mais se haviam destacado pelos motivos acima   Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Portu-  danoso e que encerra em si parte da explicação para as
        referidos, indicando ainda o segundo nome que reunisse maio-  gal, Reino Unido, Rússia e Suécia. Como   conhecidas menores taxas de sucesso. Neste sentido, con-
        res preferências. Assim, o navio mais votado pelos seus pares   se sabe, Portugal faz-se aí representar pela   vém recordar que os paióis dos géneros e as frigoríficas se
        era o vencedor deste cobiçado troféu, detendo a sua posse até   APORVELA (Associação Portuguesa de Trei-  situam claramente para vante de meio-navio, contribuindo
        ao ano seguinte. Em caso de empate, recorria-se ao número de   no de Vela).  o seu atulhar por fazer diminuir o exigível maior caimento
                                                      2  Frequentemente se ouve comentar o   a ré – ideal na ordem dos 60 a 70 centímetros –, com vista
        segundos votos obtidos.                      facto de a Sagres não ganhar regatas, quan-  a melhorar o seu desempenho.
          Inicialmente a sua atribuição era apenas efectuada nos anos   do se sabe que o seu irmão Gorch Fock con-  Se por um lado os aspectos tácticos se revelam muitas
        pares, passando a ser feita anualmente a partir de 1989, tendo,   tabiliza já inúmeras vitórias. Neste capítulo,   vezes decisivos, relembramos que uma menor velocida-
        inclusivamente, em 1996, sido concedido a dois navios.  para além de os alemães contarem com um   de – ainda que na ordem das poucas décimas de nó –, só
          Por razões que se prendem com a cessação do patrocínio   navio 20 anos mais novo, dispondo de algu-  muito dificilmente proporcionará boas probabilidades de
        do rótulo Cutty Sark, este prémio foi pela última vez outorga-  mas muito úteis «vantagens técnicas», esta-  vitória. É que uma desvantagem média de apenas 3 dé-
        do em 2002.                                  mos certos de que não conhecem melhor a   cimas de nó significa desde logo menos 7,2 milhas per-
                                                     respectiva manobra do que os portugueses,   corridas num dia, o que numa regata de 10 dias eleva a
          ANO          NAVIO             PAÍS        cabendo-nos a nós, pessoalmente, a função   diferença para números na ordem das 72 milhas (cerca
                                                                               de 133 quilómetros)!
           1974       Kruzenshtern       URSS        de relembrar a todos a excelência da eleva-  No caso vertente da regata Newport-Lisboa que recen-
                                                     da craveira técnica dos oficiais de Marinha
           1976      Zénobe Gramme       Bélgica     que têm comandado o navio-escola Sagres.   temente analisámos (Revista da Armada, Junho de 2006),
           1978         Gladan           Suécia      Alguns deles, com quem tivemos o privilé-  para além de terem sido estivadas à popa as pesadas caixas
           1980       Dar Pomorza        Polónia     gio de trabalhar no decorrer do exercício das   com as peças do motor do Eagle, proporcionando assim um
           1982         Urania          Holanda      respectivas funções de comando, somos de-  maior caimento do navio a ré, também o facto de a tirada até
           1984     Sir Winston Churchill  Reino Unido  vedores de tudo quanto sabemos a respeito   Lisboa ser a última de uma longa viagem terá contribuído de
           1986         Atlantica        Suécia      deste complexo navio, a saber: ALM Casta-  sobremaneira para que paióis e frigoríficas estivessem já, por
           1988         Urania          Holanda      nho Paes (viagens de instrução em 1988 e   essa altura, num nível dentro do admissível para a competi-
           1989          Iska            Polónia     1989), CMG Malhão Pereira (1991-1993),   ção. De igual modo, na regata Falmouth-Lisboa (1998), por-
           1990        Jens Krogh       Dinamarca    CMG Castro Centeno (1997-1998), CMG   que já no final da viagem de instrução, a boa classificação
                                                                               obtida (4º lugar) não surpreende. Esta mesma tese também
           1991         Asgard           Irlanda     Dias Pinheiro (1998-2000) e CMG Rocha   colhe se atentarmos no desempenho do navio na regata
                                                     Carrilho (2002).
           1992         Gladan           Suécia       Na nossa modesta análise, a grande di-  Halifax-Liverpool (1984), onde se obteve uma excelente
           1993       Colin Archer      Noruega      ferença tem residido no facto de o navio-es-  3ª posição. Em contraponto, aquando da participação na
           1994        Marineda         Espanha      cola alemão se preparar convenientemen-  regata Colombo (1992), logo no início de uma viagem que
           1995         Urania          Holanda      te para os referidos eventos, tanto ao nível   se iria prolongar por oito meses, julgamos não ser exigida
           1996  Shabab Oman / Simon Bolivar 1  Omã / Venezuela  do treino do pessoal, como em relação à   aturada reflexão com o intuito de encontrar explicações que
           1997          Esprit         Alemanha     quantidade de géneros e material a em-  sustentem o 15º lugar então alcançado.
           1998       Cuauthemoc         México      barcar. Se no primeiro caso não haverá por   Não obstante o acima referido, também uma boa ges-
           1999         Pogoria          Polónia     certo diferenças relevantes a mencionar, já   tão dos tanques da aguada e combustível se revela crucial
           2000       Cuauthemoc         México      o embarque de géneros na Sagres não tem   em competição. É que não fará muito sentido, atendendo
                                                                               a que o equipamento existente a bordo produz cerca de 20
           2001       Shabab Oman        Omã         sido levado, em nossa opinião, na devida   toneladas de água – aproximadamente o valor do consumo
                                                     conta nestas ocasiões. Por outras palavras,
           2002        Tante Fine        França
                                                     quando o navio sai para uma longa via-  médio diário – largar para uma regata com toda a capaci-
          1  Em 1996, tendo-se desenvolvido as actividades promovidas pela   gem, habitualmente leva a bordo géneros   dade preenchida (156.000 litros), muito para além do estri-
        ISTA em duas áreas distintas, Mar Báltico e Mediterrâneo, o prémio   para quase todo esse período. Este procedi-  tamente exigível e imposto pelos padrões de estabilidade
        foi, por isso, atribuído a dois navios.      mento, além de fazer aumentar desneces-  do navio, bem como sair com os tanques de gasóleo ates-
                                                     sariamente o seu deslocamento, contrário,   tados (110.000 litros).
         26  SETEMBRO/OUTUBRO 2006 U REVISTA DA ARMADA
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